quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Hostel 1878 - um edifício com história


No pátio interno, três datas estão marcadas a calçada portuguesa:
1878 - o ano em que este edifício foi inaugurado como Escola Normal Primária
1940 - a partir deste ano passou a funcionar aqui a Instituição de Protecção às Raparigas
2014 - o ano de inauguração do hostel - há apenas umas semanas.


Não há muito tempo passei aqui perto e foi uma agradável surpresa ver que este edifício estava a ser alvo de melhorias, depois de tantos anos ao abandono. Enquanto a minha avó foi viva, passava por ele muitas vezes, pois ela não morava muito longe dali e sempre me fascinou a sua arquitectura, especialmente as cantarias das janelas e portas - são realmente muito bonitas! Quando me apercebi que do edifício recuperado iria nascer um hostel, não hesitei, enviei uma mensagem e pedi para lá ir tirar umas fotografias. Assim foi. 
O dia estava quente e extremamente luminoso. A fachada é quase impossível de fotografar com os meios que tenho, e mesmo assim teria de pedir ajuda à PSP para que impedisse os carros de estacionar na estreita rua - não tenho poderes para isso, e como tal não aconteceu, mas eu não me deixei vencer e fiz o que pude: bit by bit! Fui extremamente bem recebida e tive direito a uma visita guiada por quase todos os recantos do hostel. Ainda há muito por fazer, mas do que está feito, posso dizer que está muito bonito (não me perguntem por detalhes de arquitectura ou património, pois não fui lá para julgar isso, até porque não percebo nada do assunto). Há pavimento de tábua corrida original,  há móveis antigos recuperados por tudo quanto é canto, as chaminés das cozinhas são lindas e armários embutidos na parede que não deixam ninguém indiferente, há uma mistura deliciosa de estilos que se completam.
Numa altura em que nascem hostels em Faro como se fossem cogumelos, este sem dúvida marca a diferença (a meu ver, a par com a Casa d'Alagoa, taambém instalado num edifício maravilhoso e sempre com iníciativas giríssimas). Resta-me desejar muito sucesso e parabenizar quem tomou a iniciativa de recuperar uma casa tão bonita.


... e a casa está tão acolhedora, que além de lotação esgotada, em poucos dias ganho uma nova amiga, esta linda gata já tomou conta do sítio como se fosse seu :-)

Pano p'ra Mangas

1 comentário:

  1. O sonho da minha vida é um dia ter um hostel e este seria precisamente o conceito do meu hostel: com historia e com feeling familiar =) Lindo de morrer, amei cada detalhe!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips