sábado, 20 de dezembro de 2014

Bioco tradition ou quando o Norte encontra o Sul


O bioco faz-me lembrar a minha primeira ida ao Museu Etnográfico Regional , em Faro. Não deveria ter mais de 4 ou 5 anos quando fui visitar este espaço pela mão da minha avó e, chegada a uma zona onde estavam representados vários trajes da região me deparei com uma figura assustadora - pela cor que envergava e pelo seu ar possante: uma "mulher" vestida com um bioco. Esta era uma espécia de capa usada pelas mulheres de Olhão e que cobria o corpo todo até ao chão. O seu uso foi proíbido em 1882 pelo então Governador Civil.
Deste traje restam apenas as memórias, trazidas e reinventadas no agora por uma "filha" do Porto (é que só podia!!!! o Porto persegue-me :-)) a viver no sul há 20 anos. Acaba de nascer o Bioco Tradition! Conheci a marca hoje e fiquei completamente R-E-N-D-I-D-A, de tal forma que não resisti a experimentar um. As capas não são tão compridas como as originais, há umas variações nas golas, nas abotuaduras e nas próprias cores - inspiradas nas cores de Olhão, do seu mercado que é tão, mas tão bonito, no azul da Ria e do céu. Mas são lindos, lindos, lindos!!!! São feitos em Portugal e o exterior tem na composição 80% de lã, e de todos os detalhes o que mais me fascinou foi o forro, pois nele podemos ler - em português e em inglês - a história desta peça de roupa tradicional.
Convido-os a conhecerem a Bioco Tradition, que estará - até segunda feira, no espaço Atrium em plena Rua de Santo António, em Faro. Fiquem a conhecer a mentora deste projecto, a Lurdes Silva, e conversem com ela. Tenho a certeza que vos passará o seu entusiasmo e a sua simpatia (lá está... a simpatia do Porto!)


Pano p'ra Mangas

1 comentário:

  1. É bonito quando se recuperam tradições como esta. Mais ainda porque antigamente a moda seguia muito a necessidade e por isso muita coisa que caiu em desuso na realidade, é prático para o frio e para a chuva. Além de serem um "sonho" em design :D

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips