terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Um terminar de ano muito doce


Em 2013 as horas na cozinha em volta dos tachos e dos doces de Natal começou bem cedo, tão cedo que no diz 20 de Dezembro levei uma dose generosa para um programa na SIC (sim, foi uma experiência engraçada!), no entanto 2014 foi bem mais apertado de tempo e como tal só quase na véspera de Natal me foi possível dedicar à cozinha que tanto gosto. Este ano fomos poucos, muito poucos à mesa, por isso a variedade (que multiplicada é sinónimo de quantidade) não foi excessiva. 
Apesar de tudo há sempre espaço para algo novo e numa decisão de última hora resolvi experimentar a fazer pingos de tocha. Os pingos de tocha, doce típico de Amarante, originário do Convento de Santa Clara naquela cidade, são feitos à base de fios de ovos e uma calda de açúcar. Pesquisei algumas receitas e deitei mãos à obra. No final "a coisa" não me correu tão bem como eu imaginara: os fios de ovos não ficaram compridos o suficiente para que fossem pendurados em forma de gota, segundo a receita tradicional e o ponto de açúcar também não saiu lá muito bem. No final, fiz uns "pseudo-mini-pingos-de-tocha" ☺ que ficaram muito, muito saborosos e desapareceram num instante...

Para esta delícia usei:
Calda de açúcar em ponto pérola

Nem sempre as coisas saem como planeámos, é verdade, e nestas situações não há melhor que manter a calma e dar a volta improvisando. O resultado final é sinónimo de que nada se perde, tudo se transforma, certo?


Pano p'ra Mangas

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips