quinta-feira, 29 de maio de 2014

A pretty Summer Top


A gola está feita do ano passado. O bordado inglês é de um vestido que fiz há quatro anos. Juntei um ao outro, pedi um little help à mãe - para me fazer o molde do decote e das cavas (sem esquecer que a cava maior é para a frente!), comprei uma fita de viés, forrei um botão e umas horas depois tinha um top fresco e fofo para usar este Verão.
Porquê o viés de bolinhas? Porque eu gosto de detalhes invisíveis. Podia ter usado branco (como no decote), mas não era a mesma coisa...
O mais difícil? Não ter desmanchado o vestido todo. Quis "encurtar caminho" aproveitando as costuras laterais, o que acabou por dificultar o processo...
E viva o meu top novo!


Pano p'ra Mangas

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Às quartas no Pinterest com a Margarida

Há dias inaugurei aqui uma rubrica a que chamei Às quartas no Pinterest e como este é um mundo que sozinha é quase impossível de descobrir, convidei algumas pessoas para me ajudar e para partilhar convosco as suas preferências.

A minha convidada de hoje é a Margarida do blog ei!kumpel - que, se não conhecem, deviam conhecer! :-)


A convite da Margarida hoje dou um passeio pelo Pinterest – não que precise de convite para o fazer!

Começo o passeio com um tutorial giro e simples, óptimo para fazer e oferecer  – à mãe, irmã e aos amigos!
Porque é quase Verão e um dia não são dias, uma receita de deixar água na boca  e uns gelados deliciosos para fazer em cas.
Com a chegada do bom tempo gostava de ter um espaço assim. Como não tenho entretenho-me a fazer decorações como esta
Para quem tem crianças e as quer manter entretidas, duas boas ideas para fazer em casa, com caixotes de cartão: uma e duas
E porque também é bom ser um pouco vaidosa, um link para um corte de cabelo simples e giríssimo  e um conjunto mesmo giro para usar nos dias em que o tempo não se decide  - adoro sobretudo as cores e a combinação de riscas com pintas!
Espero que tenham gostado!

Podem seguir a Margarida através do blog, do facebook ou ainda do Pinterest.
Obrigada!
 
Pano p'ra Mangas

terça-feira, 27 de maio de 2014

Livros: Mal Nascer de Carlos Campaniço


Faz hoje uma semana, depois de um dia que se revelou mais duro e cansativo do que o expectável, ainda fui buscar energia para ir ao lançamento de um livro. Não fosse o autor ser meu amigo, acreditem que não tinha ido, pois estava um frio e uma chuva que só apetecia estar em casa. No entanto fui e não me arrependo nem um bocadinho!
Conheci o Carlos há uns anos num curso de Escrita Criativa, que ambos frequentámos e desde então não lhe tenho perdido (muito) o rasto. Depois do curso ainda estivemos juntos num grupo literário - que esteve em vias de lançar um livro, mas que no final não deu em nada - e por essa altura já ele tinha lançado o seu primeiro romance, Molinos. Li-o num fôlego apesar de, na minha modesta opinião, ser um livro bastante denso e com uma linguagem algo rebuscada. Gostei muito.
Na terça-feira trouxe na mala, bem resguardado da chuva um exemplar autografado - é que nem podia ser de outro modo - do romance Mal Nascer. Por esta altura vou a meio, e só ainda não o terminei porque o tempo livre tem sido escasso. A acção decorre algures no Alentejo, numa vila onde o poder político e da justiça estão concentrados numa só pessoa. Entretanto chega ao local um médico, um filho da terra, que não revelando a sua identidade dá inicio à sua vida profissional ... e mais não conto, pois terão de ler!
Esta é uma obra extremamente bem escrita, que nos leva a um passado que não é tão longínquo como tudo isso e que deixou marcas na sociedade de hoje. É extremamente rica em recursos estilísticos,e é possível encontrar regionalismos - conhecem mais algum sitio em que se diga "panito" (em vez de pão) além do Alentejo ou do Algarve? Durante o lançamento do livro houve quem tivesse dito que ao ler o livro parecia que estava a ouvir o Carlos, e que esta era uma obra com sotaque :-)


Pano p'ra Mangas

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Favourite places: o mercado de Domingo


Surgiu há apenas uns meses e já é local de romaria. Estou a falar do mercado de frescos que ocupa o Largo do Carmo todas as semanas, mais precisamente ao Domingo de manhã. Ali não há frutos muito exóticos nem laranjas brilhantes - daquelas em que quase vemos o nosso reflexo, e os verdes podem não ter folhas perfeitas, mas são, de certeza muito mais saborosos do que os que se vendem nos supermercados. E porquê? Porque o que ali se vende é produzido nas terras aqui perto. O frade à fatia não vem embalado, a melancia é dada a provar aos fregueses e a hortelã não tem os pés todos so mesmo tamanho. São verduras e legumes genuínos - daqueles que têm cheiro e o sabor é muito mais apurado. 
Hoje trouxe albricoques e beldroegas. E sabem que mais? Fiquei com vontade de lá montar a minha banca de curgetes, abóboras e ruibarbo - se este tivesse a decência de crescer!!!!


Pano p'ra Mangas

domingo, 25 de maio de 2014

... e passou-se uma semana!


Nem acredito! E só dei por isso quando há pouco uma amiga me perguntou: "é o meu telemóvel ou não actualizas o blog desde Domingo?" Oopppsss! Para onde foi o tempo?
Foi uma semana complicada e nem o fim-de-semana teve muito tempo por preencher. Mas foi uma semana boa. Muito boa, até! 
Na terça-feira estive no lançamento do livro de um amigo, na quinta à noite fui a uma meditação Vedanta, hoje fui "piscar o olho" a um espaço novo que abriu em Faro e ainda fui ao mercado de frescos que tanto tem dado que falar aqui na cidade - uma maravilha, acreditem! - isto tudo nos intervalos das obrigações. Além disto, carrego na mala o crochet da semana passada e que pouco a pouco vai crescendo. 
Nestes dias preenchidos, o Instagram é o único que consigo manter em dia... por que não me procuram por lá? (e para que não reclamem que não usam/têm Instagram, deixo-vos aqui algumas das fotos da semana)

Pano p'ra Mangas

domingo, 18 de maio de 2014

World Baking Day


Quando há umas semanas soube da existência do World Baking Day fiz mil planos para fazer um bolo saboroso e bem decorado, mas os meus planos foram por água abaixo ao perceber que iria ter um Domingo recheado e sem muito tempo disponível. Ainda assim, ao regressar a casa ao final da tarde comecei a pensar que ainda tinha tempo para fazer alguma coisa rápida e que ainda pudesse fotografar com luz natural. E assim foi! O mais importante seria assinalar o dia com algo saboroso.
Fiz panquecas - sim, eu sei que não são propriamente "baked" (cozidas no forno), mas se tivermos em conta que também não são fritas nem refogadas, servem perfeitamente para o efeito. A receita é a do costume, isto é a melhor receita de panquecas do mundo!!!! Quanto aos ovos moles de maçã e clementina, inventei :-) e ficou delicioso!!!!

Receita para os ovos moles:

1 maçã pequena sem casca e cortada aos bocadinhos
sumo de uma clementina
100gr de açúcar
1 pitada de gengibre em pó
1 gema de ovo

Coloquei no copo da Bimby a maçã, o sumo e o acúcar e programei 10min/Varoma/vel 1
Quase no final juntei o gengibre. Deixei que o tempo chegasse ao final e deixei que arrefecesse por 5 minutos. À parte bati a gema de ovo, e deitei em fio sobre a compota de maçã e clementina, com a Bimby na velocidade 1/30seg.

É evidente que não precisam da Bimby para fazer isto! Basta que juntem os ingredientes seguindo a ordem indicada, mexendo sempre até engrossar. No final, retirar do lume, deixar arrefecer um pouco e juntar a gema, mexendo energicamente para não talhar.


O par perfeito para esta delícia é um chá gelado de menta fresca com canela, sem acúcar.

Bom apetite! E já agora Happy World Baking Day!

Pano p'ra Mangas

sábado, 17 de maio de 2014

Em modo crochet


Já há uns anos houve uma pessoa que me ofereceu um banco com tampo branco e pernas de metal, achando que era o que eu queria*, e que me foi dado com tanto carinho que eu não tive coragem de recusar. Tenho-o tido em casa, encostado a um canto, pois não combina com absolutamente nada! De vez em quando faço planos para o transformar, mas até hoje nenhum passou à realidade. Hoje de manhã fui dar uma volta pela baixa e descobri que a Casa Verde vendia uns deliciosos fios de algodão da Coats perfeitos para colocar em prática um dos mil planos: fazer uma forra de crochet! Combinei e descombinei cores. Obriguei-me a sair das cores pastel, dos azuis e dos rosas e passados quase 20 minutos lá me decidi: roxo, laranja, verde e branco sujo (ainda não sei se tomei a decisão mais acertada, mas agora não há volta a dar!
A segunda tarefa difícil foi escolher o desenho para as rosetas. Depois de muito procurar nos livros que tenho na estante e no Pinterest acabei por optar por umas "African Flowers", que não são totalmente desconhecidas para mim e que ficam sempre bonitas. Se fizer duas por dia durante a próxima semana, fico com o trabalho quase pronto. Depois tenho de pintar os pés do banco de branco, ou quem sabe cobri-los com washi tape. A ver vamos o que vai sair daqui!


*o que eu queria, na realidade, era um banco de taberna antigo todo em madeira, daqueles que têm um buraquinho no meio do tampo e que às vezes aparecem junto das lixeiras, sabem como é?

Pano p'ra Mangas

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Mais um trabalho terminado: a minha manta de crochet!


Dois anos e onze dias! Foi o tempo que levei até ter esta manta terminada. Comecei-a cheia de entusiasmo e apenas com um objectivo em mente: melhorar as minhas skills de crochet, no entanto quando me vi com mais de cem granny squares para unir - uma daquelas tarefas repetitivas que eu tanto "adoro"! - pus o trabalho de parte e só de vez em quando pegava nele. Entretanto regressei a Portugal e não trouxe comigo fio suficiente para debruar a manta com umas pontas bonitas... o que fazer? Pensei em debruá-la com tecido, como se fosse um quilt. Sem procurar muito encontrei logo o tecido ideal para o fazer - é que não podia ser mais perfeito: o padrão e as cores! Fiz o debrum, mas a manta ficou parada mais uns meses, até anteontem quando peguei nela novamente e a terminei de vez!
Mas por que é que eu não fiz isto mais cedo? Este é daqueles trabalhos que não tem preço - não só pelo valor que gastei em materiais (só em fio de algodão foram cerca de 120 libras...), mas por tudo o que significa e pelo caminho que percorreu. Vou guardá-lo com muito amor e carinho e talvez um dia ainda o use ou o ofereça a alguém para usar.


No que diz respeito aos granny squares: são muito fáceis de fazer e apesar de haver uma infinidade de padrões, escolhi o mais simples de todos. Quem não souber fazer e quiser experimentar, tem aqui uma infinidade de tutoriais que pode consultar: Tutoriais Granny Squares

Pano p'ra Mangas

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Dream out loud. Take notes. Make it happen.

Completamente influenciada por um artigo que vem na Flow, hoje deu-me para isto. As letras não estão certas, os riscos não estão direitos e podem nem estar bem centrados, mas é mesmo assim, quando se pega num lápis -  à moda antiga  - e deixamos que ele deslize sobre o papel
Um conjunto de cadernos para sonhadores <3
Informações via e-mail.


... e agora, se me dão licença, vou terminar de coser o debrum na minha pequena manta de granny squares.
Pano p'ra Mangas

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Pano p'ra Mangas @ Lifecooler

Há umas semanas recebi um convite da Lifecooler para escrever um artigo na Semana da Botânica, isto é, esta que está a decorrer. O primeiro impulso foi escrever sobre os meus ruibarbos, mas depois pensei melhor e achei por bem que deveria falar de um lugar que estivesse aberto a qualquer pessoa e a escolha caiu, de imediato, sobre a Alameda João de Deus, em Faro. Assim, convido-vos a lerem sobre este espaço na Lifecooler.
Enjoy it!

Pano p'ra Mangas

terça-feira, 13 de maio de 2014

Vai aonde te leva o coração *

 
Ontem foi um dia em cheio! E a melhor parte foi, sem dúvida, o final da tarde que se prolongou até a lua já estar alta no céu. 
Depois de chegar a casa estive a regar a horta (já vos disse que aos ruibarbos se juntaram bróculos, couves, curgetes e abóboras?) e logo de seguida liguei a máquina de costura. Uma t-shirt lisa, alguns tecidos, um molde de um coração e ... DONE! Já tenho planos para substituir os corações por outros itens, também simples e que fiquem queridos.
Há uns anos, quando comecei a decorar t-shirts, a minha afilhada foi a cobaia, mas agora que ela cresceu e me pede outras coisas, quem irá ficar com esta?



*um dos livros que mais gostei de ler na minha adolescência.

Pano p'ra Mangas




domingo, 11 de maio de 2014

Freebies: quotes



 
Inspirada pela magnífica revista que comprei ontem, tenho estado a brincar com palavras, com o meu "querido" Picmonkey e com alguns cliparts que tenho encontrado no Pinterest. Daqui nasceram estas três imagens, as quais, se gostarem mas podem pedir por e-mail. São ficheiros em formato .png o que - espero não estar enganada - poderão usar sobre o fundo que quiserem, fotografias inclusivamente e cujas cores também podem alterar ligeiramente.
Caso queiram deixar aqui sugestões de pequenas frases para criar mais ficheiros destes, be my guest!

Pano p'ra Mangas

sábado, 10 de maio de 2014

Flow Magazine


Sempre que sai um número da Flow International e a apanho no quiosque fico a namorá-la, folheio-a, faço contas à vida e volto a colocá-la na prateleira. Há que fazer opções... Mas fico sempre com ela no pensamento - como uma espécie de amor platónico que nunca chega a ganhar cor. Hoje de manhã, quando saí fui decidida a perder a cabeça e a trazê-la para casa se a encontrasse. E assim foi. Menos uma blusa no armário, mais uma revista na prateleira - mas eu sou mesmo assim: gasto mais facilmente cinquenta (e às vezes mais) euros em livros, tecidos, lãs e afins do que num par de sapatos ou num casaco que até me faziam falta... Mas querem saber? Uma simples revista faz-me mais feliz do que uma camisola :-)
Este número da Flow vem repleto de imagens bonitas e palavras deliciosas. Aqui podemos ler e ver sobre  Andrea D'Aquino e Aiko Fukawa ou ainda Tatiana Cordova e Annette Ciccarelli.E a não deixar passar em branco o facto de lá vir referenciada a "nossa" Ler Devagar - com direito a foto a tudo! - como uma das livrarias mais bonitas e a visitar!


E no fim, tudo se resume a isto:


Pano p'ra Mangas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips