Se eu ganhasse notas de 50 por cada vez que me perguntam se sou fotógrafa, por esta hora estaria rica. Sim, teria a conta bancária bem recheada, acreditem! Mas a esta pergunta a resposta é sempre a mesma: Não, eu não sou fotógrafa, apenas tenho uma máquina fotográfica! (que não sendo das melhores, também não é nada má e é "melhor que boa" para aquilo que eu faço e já conta mais de cinquenta mil disparos...).
No entanto não posso negar que gosto de fotografia e que, modéstia à parte, até tiro umas fotos giras e que com o passar dos anos tenho vindo a melhorar (se não acreditam vejam aqui um exemplo dos primórdios do blog: Fev.2006 ou Fev.2007) - a custo de muito "faz e desmancha", "experimenta", "lê sobre o assunto", "observa como se faz". Felizmente tenho a sorte de ter como amigos (muito) bons - aliás, excelentes! - fotógrafos com quem tenho aprendido imenso - não é que lhes faça muitas perguntas, mas observo os resultados dos seus trabalhos, fico a pensar como é que conseguem algum detalhe que me chama a atenção e depois experimento - e o certo é que às vezes fico lá próximo, ainda assim a milhas, pois o "olho" e a "magia" de um bom fotógrafo não se consegue nem imitar nem roubar.
Gosto de fotografar objectos, coisas de nada (como penas que encontro espetadas na areia da praia, por exemplo), flores, comida e detalhes.Chego a comprar ou fazer coisas só para tirar meia dúzia de fotos (como estes marshmallows em forma de coração). Não gosto de fotografar pessoas, nem paisagem - quer dizer, não é que não goste...mas é completamente fora da minha zona de conforto, especialmente no que toca a pessoas. Acho sempre que falta qualquer coisa, que não está bem, que não é assim (o que quer o "assim" seja).
Por tudo isto, volto a repetir: eu não sou fotógrafa! Não me peçam sessões nem orçamentos... Se quiserem sessões de familia, batizado, casamento e afins contratem um fotógrafo a sério, dos bons, daqueles que sabem o que estão a fazer, daqueles cujas fotos são minimamente editadas e não precisam de filtros para ficarem bonitas e uniformizadas - porque são boas à partida!, daqueles que vos captam não só o momento mas a alma, daqueles que fazem magia a cada click .Porque como eu costumo dizer:
Photography is poetry written with the eyes*
(* e nem todos os poetas têm a audácia, o engenho e o talento de Pessoa, Eugénio de Andrade ou Sophia)
Nota: Se quiserm o print usado neste post, enviem-me um e-mail. It's free!
Pois eu, que durante muitos anos fiz da fotografia a minha profissão, sinto que hoje em dia me faltam as pessoas para fotografar. Sinto que muitas vezes é mais fácil captar "aquele" olhar, que acertar na composição certa para algumas peças.
ResponderEliminarNão és, mas disfarças muito bem!!! E foi graças ao teu post que descobri que a máquina tem um contador de fotos (Vê lá tu, que totó sou).
ResponderEliminarNão és..... nem consigo imaginar se fosses!!! As tuas fotos são fabulosas!! Bj
ResponderEliminar