segunda-feira, 20 de abril de 2015

Não, eu não sou fotógrafa!


Se eu ganhasse notas de 50 por cada vez que me perguntam se sou fotógrafa, por esta hora estaria rica. Sim, teria a conta bancária bem recheada, acreditem! Mas a esta pergunta a resposta é sempre a mesma: Não, eu não sou fotógrafa, apenas tenho uma máquina fotográfica! (que não sendo das melhores, também não é nada má e é "melhor que boa" para aquilo que eu faço e já conta mais de cinquenta mil disparos...).
No entanto não posso negar que gosto de fotografia e que, modéstia à parte, até tiro umas fotos giras e que com o passar dos anos tenho vindo a melhorar (se não acreditam vejam aqui um exemplo dos primórdios do blog: Fev.2006 ou Fev.2007) - a custo de muito "faz e desmancha", "experimenta", "lê sobre o assunto", "observa como se faz". Felizmente tenho a sorte de ter como amigos (muito) bons - aliás, excelentes! - fotógrafos com quem tenho aprendido imenso - não é que lhes faça muitas perguntas, mas observo os resultados dos seus trabalhos, fico a pensar como é que conseguem algum detalhe que me chama a atenção e depois experimento - e o certo é que às vezes fico lá próximo, ainda assim a milhas, pois o "olho" e a "magia" de um bom fotógrafo não se consegue nem imitar nem roubar.
Gosto de fotografar objectos, coisas de nada (como penas que encontro espetadas na areia da praia, por exemplo), flores, comida e detalhes.Chego a comprar ou fazer coisas só para tirar meia dúzia de fotos (como estes marshmallows em forma de coração). Não gosto de fotografar pessoas, nem paisagem - quer dizer, não é que não goste...mas é completamente fora da minha zona de conforto, especialmente no que toca a pessoas. Acho sempre que falta qualquer coisa, que não está bem, que não é assim (o que quer o "assim" seja).
Por tudo isto, volto a repetir: eu não sou fotógrafa! Não me peçam sessões nem orçamentos... Se quiserem sessões de familia, batizado, casamento e afins contratem um fotógrafo a sério, dos bons, daqueles que sabem o que estão a fazer, daqueles cujas fotos são minimamente editadas  e não precisam de filtros para ficarem bonitas e uniformizadas - porque são boas à partida!, daqueles que vos captam não só o momento mas a alma, daqueles que fazem magia a cada click .Porque como eu costumo dizer:

Photography is poetry written with the eyes*

(* e nem todos os poetas têm a audácia, o engenho e o talento de Pessoa, Eugénio de Andrade ou Sophia)

Nota: Se quiserm o print usado neste post, enviem-me um e-mail. It's free!

3 comentários:

  1. Pois eu, que durante muitos anos fiz da fotografia a minha profissão, sinto que hoje em dia me faltam as pessoas para fotografar. Sinto que muitas vezes é mais fácil captar "aquele" olhar, que acertar na composição certa para algumas peças.

    ResponderEliminar
  2. Não és, mas disfarças muito bem!!! E foi graças ao teu post que descobri que a máquina tem um contador de fotos (Vê lá tu, que totó sou).

    ResponderEliminar
  3. Não és..... nem consigo imaginar se fosses!!! As tuas fotos são fabulosas!! Bj

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips