terça-feira, 10 de outubro de 2017

Favourite shops: Retratos d'Aldeia


Em Lisboa, as lojas a granel já não são novidade, mas aqui pelo Sul - onde tudo leva cerca de dois anos a chegar (é bom que acreditem em mim, porque é verdade! sinceramente não compreendo este fenómeno...) - depois do fecho das mercearias mais tradicionais deixou de ser possível adquirir certas coisas a peso (sim, no Mercado Municipal e nos mercados semanais isso é possível, mas apenas há os tradicionais leguminosas e pouco mais), até que no Verão abriu a Retratos d'Aldeia.

Desde a abertura que lá queria ir, mas um dia por isto e outro por aquilo e ainda não tinha acontecido. Até à semana passada, em que arranjei um buraquinho no meu horário e fui lá, até porque não é muito longe de onde estou a maior parte do tempo e posso ir a pé.


Fiquei encantanda mesmo antes de entrar. Porquê? Porque na montra está uma ardósia que diz "tem avonde", o que em "algarviês", quer dizer "tem bastante" ou " é suficiente", e esta é uma expressão que normalmente só oiço em casa - o meu avô usava-a imenso e o meu pai também a diz. Acreditem que me aqueceu o coração ver aquilo ali. 💗


Entrei. Percorri as caixas acrílicas que contêm os produtos a granel: nozes, amendoas, tâmaras, sementes sem fim, farinhas com e sem glúten, beterraba em pó (este foi o produto que mais me surpreendeu!), açúcares, aveia, arroz, leguminosas, ... um sem fim de coisas boas, muitas delas de origem biológica devidamente certificadas e identificadas. Depois há os chás, também a peso. E ainda outras delícias como iogurtes vegan, pães caseiros variados, barritas energéticas, manteigas de amendoa e amendoim. Tudo com um ar tão fresco e delicioso que apetece trazer, só porque sim.

E entre uma bancada e outra fui conversando com a muito simpática Sara, a mentora deste projecto fantástico e a quem desejo todo o sucesso do mundo.


Durante a nossa conversa, fiquei também a saber que aqui podemos encomendar os cabazes de produtos hortícolas e frutas biológicas Pé de Salsa (as encomendas são feitas até segunda-feira e as entregas são à quarta-feira). Ainda não os experimentei, mas já soube de fonte segura - alguém que não tem nada a ver com a mercearia - que todo o recheio dos cabazes é de excelente qualidade.


No meio de tudo isto consegui comprar apenas aquilo que levava em mente - e não foi fácil!: amendoa para fazer em casa manteiga de amêndoa. Cheguei a casa, pus a Bimby a trabalhar e eis que em minutos tinha uma deliciosa manteiga de amêndoa feita pronta a consumir.


Para a manteiga de amêndoa:

250g de amendoa com pele
1 c. de chá de óleo de côco.

Colocar a amêndoa no copo da Bimby e pulverizar. Com a espátula, fazer descer o miolo colado às paredes do copo e continuar a moer até ficar uma pasta. Adicionar o óleo de côco e moer durante uns segundos. (Não sei velocidades nem tempos porque fui fazendo a olho, apenas parando a Bimby para verificar o estado e a consistência da pasta)

Pano p'ra Mangas

1 comentário:

  1. Uma boa iniciativa! Espero que por Santarém apareça algo do género (na verdade já há uma, mas tem pouquíssima variedade de coisas). E a manteiga parece deliciosa!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips