domingo, 8 de outubro de 2017

Entre um plié e um burpee


Ontem à noite, enquanto preparava as minhas pontas novas dei comigo a pensar que isto dos "entas" está a fazer-me mal à cabeça 😀. Porquê? Onde é que na vida eu me imaginaria , numa semana de sete dias - aqui não há novidade, pois por mais voltas que a Terra dê, ainda não houve tempo para fazer nascer mais um dia - eu faria exercício físico em cinco deles? Nunca foi assim. Nunca fui assim. Esta semana aconteceu esta espécie de loucura. E querem saber? Soube-me bem!

Durante o processo em que perdi muito peso, nunca pratiquei desporto, mas assim que a balança começou a estabilizar senti necessidade de o fazer. A balança estava estável, mas a massa muscular estava uma desgraça - ainda não está muito melhor, mas já se nota alguma coisa... - e foi isso que me fez dar o click.

O ballet veio como um prémio que dei a mim própria por ter atingido um objectivo. E que belo prémio! Era um sonho de menina... Vou duas vezes por semana - e até iria mais, se a minha disponibilidade fosse compatível com os horários. Na teoria cada aula tem uma hora, mas que se estende sempre para lá disso. É fácil? Não, não é! Obriga-me a posturas que nunca tive, a esticar-me até a um infinito que para mim termina antes do calcanhar... E o pior: coordenar cabeça, pés, pernas, braços, mãos, corpo sem pensar muito. Rio-me muitas vezes das figuras tristes que faço. Enraiveço-me outras tantas por não conseguir completar este ou aquele movimento. Fico furiosa quando não consigo fazer os exercícios nem à primeira, nem à segunda, nem à terceira. Combato isto tudo com uma pitada de humor.  Ahhh, mas depois consigo (não com a graciosidade com que eu gostaria) e é uma sensação tão boa! É a felicidade na ponta dos pés - literalmente. Só um amor maior e longe daqui me faria abdicar do ballet, e ficaria de coração partido💔 - com certeza!

Mais tarde comecei a fazer uns treinos. Uma vez por semana. Ao sábado à tarde. Lá ía eu levar uma sova do Ricardo 😀, mas os treinos chegaram ao fim. Passaram uns meses até que tivesse decidido a inscrever-me num ginásio. Não foi uma decisão fácil, pois sempre recusei a ideia: "Eu? Nunca me irão apanhar num ginásio!" - como diz o ditado: "pela boca morre o peixe". Depois de muito pesquisar e pesar todos os factores (preço, distância de casa, estacionamento, como seria em dias de chuva ou calor extremo, se tinha acompanhamento com PT, se tinha planos de treino, ...), no dia 13 de Maio (dia de milagres!!!) lá fui eu fazer a minha inscrição. Ir duas vezes por semana era o que tinha em mente, embora o plano me permitisse ir três. E são três! Três vezes por semana lá estou eu - com excepção de um ou outro dia. Ainda vou arrastada, confesso. Ainda não lhe tomei bem o gosto, pelo menos no trajecto que me leva de casa ao ginásio, porque depois de lá estar eu até gosto. Tenho fé que ainda vou gostar mesmo daquilo 😉 Dizem que "o que tem de ser tem muita força" e que "faz mais quem quer, do que quem pode", não é?

Ahhh, falta aqui falar dos objectivos. Afinal tenho de estar a fazer isto com alguma finalidade, não é?

O objectivo maior é sentir-me bem comigo própria e para isso preciso de ter um corpo menos mole - por muito cimento que comesse ele nunca endureceria! Quero ainda perder algum peso, ou pelo menos trocar as voltas à massa gorda e à massa muscular. Quero continuar a ter o prazer de experimentar (e comprar) roupa em lojas ditas "normais" sem ter de levar para o provador o número maior e/ou constatar que não caibo nele. Quero olhar para o espelho e conseguir dizer piropos ao meu reflexo. Quero (continuar a) ser feliz com esta parte de mim!

Nota: sobre a alimentação escreverei noutro dia, mas se me virem a comer um pastel de nata não me dêem um tiro, ok? Tudo tem de ter peso e medida e o equilibrio é fundamental.

Pano p'ra Mangas

3 comentários:

  1. Parabéns Margarida! És um exemplo a seguir.
    Eu também estou com excesso de peso, tenho 41 anos e devia fazer alguma coisa para me sentir melhor com a minha imagem mas embora saiba disso ainda não se deu o click ...
    Força
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ops! Acho que fiz disparate ... 1º escrevi o comentário mas não me identifiquei, depois, ao tentar rectificar,escrevi o nome mas reparei, tarde demais, que o comentário tinha desaparecido...
    Queria dar-te apenas os parabéns pela tua determinação e pelo exemplo que nos tens dado. A diferença já se nota bastante!
    Boas continuações
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela sua determinação. Também tenho muito peso para perder, mas no meio de tantas dietas acabo por saltar de uma para outra e isso não me tem levado a lugar nenhum. Fico aguardar o seu post sobre a alimentação.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips