Quando chega a época dos figos, o seu percurso mais normal - aqui em casa - é: árvore-cesto-mesa-yuummmm! Com casca e tudo. Sem serem lavados. Ooopppss! Pois... é que estas figueiras não têm qualquer tratamento a não ser a água da chuva, por isso...
Há dias disseram-me que os figos, no mercado, estavam caríssimos. Confesso que não faço ideia, pois é daquelas frutas que nunca me lembro de alguém ter comprado aqui para casa, uma vez que em Junho chegam os figos lampos e - salvo raras excepções -, as figueiras carregam até não poderem mais, e por esta altura chegam os figos pingo de mel e os pretos.
Às vezes também os como com queijo ou com presunto, mas que eu me lembre nunca os tinha cozinhado. Há sempre uma primeira vez! Procurei uma receita de Crumble de Figos que me agradasse e como não encontrei nenhuma, fiz a minha. Provavelmente não é original, mas para que não se perca fui tomando nota - no primeiro papel que apanhei à mão! - da mesma à medida que me ía adicinando os ingredientes. Já a provei e tenho de lhe fazer uns ajustes, nomeadamente no açúcar, que terá de ser reduzido ao mínimo, pois os figos já têm doce mais que suficiente.
Ainda assim, e porque mesmo doce está muito bom, deixo-vos a receita.
Para o crumble:
100gr de farinha de aveia
40gr de flocos de aveia
110gr de manteiga
80gr de açúcar amarelo (se não levar nenhum não deve fazer muita diferença...)
75gr de nozes
Para o recheio:
600gr de figos frescos cortados em quartos
sumo e raspa de uma lima
Cortar os figos, salpicar com a raspa de lima e regar com o sumo. Reservar num tabuleiro de forno.
Na Bimby juntar todos os ingredientes para o crumble e programar 10seg/vel5. Deitar esta massa areada sobre os figos e levar ao forno a 200ºC durante 30 minutos (a relação temperatura/tempo pode variar de forno para forno)
Servir quente ou frio. Fica a sugestão que pode ser acompanhado de uma bola de gelado de lima, de baunilha ou nata.
Olé:)
ResponderEliminarVou exprimentar a tua receita porque adorooo figos e nunca fiz nem provei crumble de figos.
Estás giríssima!
Veijusss do Puerto
Cristina