terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Video Lucem ao sabor da Algarve Food Eating Tours


Já lá vão uns meses desde que teve início o programa para 2018/2019 do 365Algarve e já lá vão umas semanas desde que estive presente num dos eventos deste certame. Shame on me que ainda não partilhei aqui a experiência - não tem sido falta de tempo, tem sido falta de disponibilidade, pois tenho mil e uma coisas a acontecer quase em simultâneo e eu gosto de me dedicar a cada uma delas sem sobrepor tarefas. Porquê? Porque depois dá asneira!

Em Janeiro participei num verdadeiro três em um: Primeiro, um tour cultural pela belíssima aldeia de Estoi, com paragens no Palácio de Estoi, na Igeja Paroquial e no Cinema Ossónoba; Seguiu-se um jantar promovido pela Eating Algarve Food Tours, que me levou a uma viagem gastronómica pelo litoral e barrocal algarvio sem que, para isso, tivesse de sair da mesma mesa e, finalmente um espectáculo que reuniu Poesia, Música e Imagem a cargo do 365Algarve.


Depois de uma semana de sol, o São Pedro resolveu boicotar os nossos planos e naquele sábado ao final do dia chovia copiosamente, como há muito não acontecia. Contudo isto não demoveu o pequeno grupo que se juntou em frente à igeja para, alegremente, fazer o tour e, atentamente, ouvir as explicações do nosso guia, Jorge Carrega. Fazer estas visitas com alguém entendido tem outro sabor, pois ficamos a saber pormenores que, de outra forma, não nos chegariam. Por exemplo: a igreja paroquial tem o nome de Igreja de São Martinho e, lá dentro, a pia batismal encontra-se do lado direito, ao contrário do que é habitual; já o cinema Ossónoba foi inaugurado em 13 de Agosto de 1950 e, ainda hoje, preserva a máquina de projecção dessa época - uma verdadeira relíquia! A história do Palácio de Estoi, actualmente sob a alçada do Grupo Pestana, também é bonita de se ouvir e, para mim, o mais curioso, foi a existência de uma área aberta à comunidade local aquando da sua construção, apesar de ser propriedade privada.


Hoje em dia o Palácio de Estoi pertence à rede das Pousadas de Portugal administradas pelo grupo hoteleiro acima mencionado e é um lugar muito bonito de se visitar - tenho uma predilecção pelos azulejos da cozinha, que estava encerrada neste dia. Há ainda os jardins com o coreto, e no lugar das antigas cavalariças existe um espaço para eventos onde decorreu o Video Lucem e para onde fomos de seguida.

Confesso que não ía com grandes expectativas, apesar da curiosidade fervilhar na minha cabeça. Cheguei até a pensar que não iria perceber nada do que se iria passar e que me iria arrepender de ter ido - ainda por cima estava de chuva e eu com uma constipação de só apetecer ficar em casa. 


Surpresa das surpresas, foi um evento magnífico!!! Adorei! Ainda bem que não fiquei em casa. 

Foram apresentados excertos de três filmes. Todos diferentes e todos excelentes. Mas, mais magnificas - e trágicas -, são as histórias escondidas por trás desses mesmos filmes. O primeiro, o último e incompleto filme protagonizado por Marlin Monroe - nunca chegou a ser terminado pois foi interrompido pela trágica morte da actriz. O segundo, Três Dias Sem Deus, do qual apenas restam 20 minutos de película, pois o resto foi destruido há uns anos num violento incêndio na Cinemateca Portuguesa. Este filme, que esteve nomeado para Cannes e tem um nome a reter:  Bárbara Virgínia - investiguem que vale a pena! Por último “O Fado” de Maurice Mauriaud, um filme mudo inspirado na pintura de José Malhoa com o mesmo nome.  As imagens foram acompanhadas de música e poesia ao vivo por Filipe Raposo, Rita Maria e Ricardo Ribeiro.


O próximo Video Lucem acontece já no dia 23 de Fevereiro em São Brás de Alportel e eu só não vou porque não estarei por cá nesse fim-de-semana. Ainda assim, estarei atenta aos próximos, pois eles acontecerão todos os meses até Maio, numa localidade diferente.

O programa deste ano do 365Algarve é, deveras, rico e variado, por isso vale a pena estar atento e participar. Afinal, o Algarve não é só praia!

Informações adicionais:
365 Algarve: site, facebook, instagram
Eating Algarve Food Tours: site, facebook, instagram

Nota: as fotos diurnas foram tiradas numa data posterior ao evento, pois as condições meteorológicas não estiveram a favor de imagens de exterior...

Pano p'ra Mangas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips