quinta-feira, 27 de março de 2014

O ingrediente secreto


 
No sábado estive em casa de uma amiga que me deu a provar um bolo de chocolate delicioso. Tinha uma consistência algo parecida a um brownie e, segundo ela, tinha um "ingrediente secreto" que eu não consegui adivinhar :-) Este não era nem mais nem menos que grão de bico - o qual substitui a farinha. Acreditem, ninguém diria! É delicioso.
E que melhor desculpa para experimentar esta receita do que ontem ter sido dia mundial do chocolate?
Pela hora tardia que fiz o bolo e pelo facto de depois do jantar ter sido cortado, não consegui melhores imagens que estas... mas dá para perceber que é muito bom, não dá?
E agora a receita por que esperam:

400 gr de grão de bico cozido
4 ovos
1/2 colher de chá de fermento
120gr de açúcar
200 gr de chocolate com 70% de cacau

Num processador - eu fiz na Bimby - moer o grão até ficar em pasta. Juntar os ovos, um a um e bater até ficar com uma consistência cremosa. Juntar o açúcar e o fermento e bater novamente. Por fim, adicionar o chocolate derretido - ou no microondas ou em banho maria, e bater novamente.
Levar ao forno pré-aquecido numa forma untada ou forrada com papel vegetal.

Esta é a receita que segui, mas depois acrescentei-lhe algo mais... uma pêra fatiada. Adoro o sabor de chocolate com pêra!


Pano p'ra Mangas

11 comentários:

  1. Hummmm, parece-me bem!

    Já tinha experimentado um bolo de chocolate com courgete ripada, para o tornar mais húmido, mas não me ocorreria usar grão de bico em substituição da farinha...

    Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hummm com curgete nunca experimentei. fica para a próxima!

      Eliminar
  2. O bolo tem um aspecto delicioso! Também gosto de misturar pera com chocolate, mas a parte do grão surpreendeu e muito. Já tinha ouvido falar de farinha de grão, mas não grão cozido e migado. De certeza uma receita a experimentar! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é uma receita para celíacos... uma realidade ainda desconhecida para mim.

      Eliminar
  3. Adorei!! E fiquei cheia de vontade de ir aí cortar tb uma fatia para mim. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana, se logo à noite ainda houver guardo-te uma fatia e levo-ta amanhã, se estiveres por Lx (sou capaz de fazer uma visita relâmpago à capital...)

      Eliminar
  4. Olá Margarida!!! Eu faço este bolo, mas junto-lhe uma colher de sopa de café solúvel (assim mesmo, em granulado) e fica ainda mais sublime! experimenta! Eu vou experimentar juntar a pera!

    ResponderEliminar
  5. pronta para experimentar.
    www.margaridaflordaminhavida.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Olha nunca me ocorreu tal mistura mas parece ser deliciosa, já fiz um bolo de chocolate com beterraba ralada mas não tive muita sorte com o tempo de cozedura e não ficou no ponto mais humido, mas mais seco, mas muito bom na mesma, chocólatras como eu vai chocolate/cacau de qualquer forma ,o) vou experimentar essa receita de certeza ;o)

    ResponderEliminar
  7. Bem, acho que nunca comi bolo sem farinha e com grão. Fiquei curiosa e vou levar a receita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Experimentei logo no dia a seguir, apesar de não ser o meu bolo de chocolate preferido, gostei imenso de seguir a receita ;)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips