domingo, 16 de março de 2014

Passeio domingueiro: Monte Gordo

Monte Gordo é um dos lugares que guardo na memória da infância. Era onde parávamos para fazer pic-nics na mata depois de uma manhã de praia ou de uma ida a Ayamonte. Há anos que não ía lá, pois fujo de lugares super povoados no Verão, e confesso que me esqueço da sua existência durante o Inverno. A ideia que construí deste lugar é semelhante à que tenho de Quarteira: uma selva de betão à beira mar plantado.
Quis o destino que hoje fosse até lá. O dia de Pimavera convidou a um passeio na praia, mas em vez de ir para a "praia dos turistas", fui para a praia dos pescadores, onde durante o dia as embarcações estão espalhadas pelo areal bem como redes, boias e apetrechos vários. Encontrei um pescador a amanhar as redes que hoje de madrugada irão ser lançadas ao mar e estive ali a observá-lo e a conversar com ele. É uma profissão solitária, apesar de acompanhada. Confessou-me que gostava de ser barman, mas a idade e a falta de trabalho empurraram-no para o mar. As ondas de um metro são as que trazem melhor peixe: linguado, polvo, choco, ... que depois é vendido na lota local. Despedi-me e continuei o meu passeio. Fiquei com vontade de regressar um dia cedo de manhã, para apreciar o regresso da faina e quiçá trazer para casa um peixe bem fresco.

Para fazer estas últimas fotos tive de sair da minha zona de conforto. Acreditem que foi um desafio. Não só não estou habituada a fotografar pessoas, como não me sinto à vontade para abordar desconhecidos. Mais uma prova superada! Que venha a próxima :-)
 

Pano p'ra Mangas

11 comentários:

  1. As fotos estão fantásticas.

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post. Monte Gordo lembra-me férias de verão há muitos anos atrás. De vez em quando ainda lá volto, mas de passagem. Ainda me lembro quando havia burros enfeitados, penso que para passear turistas. Nunca mais os vi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhh desses burros não tenho memória. E também não os vi...

      Eliminar
  3. Fotos espectaculares. Obrigado, por nos dares a conhecer um pouco mais do Algrave.

    ResponderEliminar
  4. Boa foto-reportagem Margarida! Sair da nossa zona de conforto é sempre um desafio, o resultado é quase sempre compensador. Venham mais foto-reportagens do nosso Algarve genuíno.

    ResponderEliminar
  5. eu também não tenho lata para abordar estranhos e fotografá-los!
    adorei as tuas fotos, sobretudo as mãos a trabalhar as redes, lindo Margarida!
    Boa semana para ti!

    ResponderEliminar
  6. Monte Gordo e a Praia Verde era onde passavamos o Verão quando eu era pequena. Tenho tão boas memórias deste sítio! As fotografias estão muito bonitas e admiro a tua coragem, também eu me sinto inibida em abordar estranhos. Boa semana!

    ResponderEliminar
  7. Bonitas fotos, Margarida! Fiquei a conhecer a praia de Monte Gordo. Tenho também algumas memórias de infância, dos barcos a chegar da faina e da venda do peixe fresco, logo ali na praia. :)

    ResponderEliminar
  8. Eu passava as minhas férias na Manta Rota e até Monte Gordo era um saltinho. Mas guardo esse sítio mais pelas recordações de quando ai estagiei, o meu 1º estágio... As fotos estão muito boas. Parabéns!

    ResponderEliminar
  9. Fotos fantásticas, só falta o cheiro da maresia. Mas já ajudaste a matar um bocadinho da saudade do nosso mar! beijinho! ;-)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips