domingo, 21 de junho de 2015

Book review: A Vida Secreta dos Gelados Caseiros

Há uns anos prometi a mim mesma, e às pessoas à minha volta, que assim que tivesse o Livro de Pantagruel não compraria nem mais revistas nem livros de culinária. Promessa não cumprida! Tenho o dito livro e depois dele já cá chegaram muitos outros...quem me manda gostar de cozinhar? Devem ser os genes do bisavô, que era cozinheiro - ou chef, como se diz agora - que andam por aqui. 
Ontem comprei mais um. De "gordices", como lhes chamo, mas "gordices" das boas e mesmo a tempo de celebrar a chegada do Verão. De que livro se trata? A Vida Secreta dos GELADOS CASEIROS.


Acompanho a Rita há algum tempo, especialmente através do Instagram, e foi lá que fiquei a saber do seu livro de gelados. Fiquei logo com comichão nos dedos e as papilas gustativas a salivar. Agora que o tenho nas mãos deixem-me falar um pouco dele. Os videos, no seu canal  do Youtube, feitos em parceria com a Cristina (olha que duas que se juntaram!), são de babar e lá também podem ver um pouco da história deste "manual para gulosos"

As primeiras páginas contemplam, não só um pouco da história da Rita - relatadas com um bom humor desconcertante - mas também algumas técnicas base para se conseguir um bom gelado. Há dicas para todos os gostos e ninguém ficou esquecido - desde o uso da vara de arames ao robot de cozinha. Os textos são claros, as instruções são simples e as propostas de sabores apresentadas...yummiiii! E as fotos? Se o livro fosse comestível por esta hora já não o tinha.



É óbvio que antes de escrever este post eu tinha de experimentar uma receita. Foi difícil decidir-me apenas por uma, mas lá acabei por escolher a de Gelado de Nozes com Doce de Figo. Para variar as coisas comigo não correm como o previsto e quando me estava a preparar para fazer a pasta de nozes, vou ao armário e...a caixa das nozes estava repleta de formigas!!! Mas como diz o ditado "quem não tem cão caça com gato", não me atrapalhei nada e substituí as nozes por amêndoas (usei amêndoa com pele e sem pele). Mas há mais...Ao fim de duas horas, tinha o estaminé montado para as fotos, vou buscar o gelado já pronto e afinal não estava pronto, pois precisava de mais umas horas no congelador. Podia ter deixado as fotos para amanhã, pois podia, mas estar a armar o cenário novamente? Naaa, fica mesmo assim. Só neste momento o provei e está de comer e chorar por mais.
A Rita recomenda, mas não obriga,  o uso de uma máquina de gelados, que eu não tenho e que não foi impedimento para que não me aventurasse.

A pressa é mesmo inimiga da perfeição, e foi a pressa que e fez querer tirar as fotos todas ontem. Dormi mal a pensar no caso! Claro que repus mais ou menos o cenário e com o gelado já apresentável tirei novas fotografias que substituí pelas antigas. Valeu a pena!
Confesso que, por não ter usado a máquina de gelados, pensei que o gelado fosse formar cristais de gelo. E sabem que mais? Não! Nem um!!!!


 Nota: à hora a que escrevo este post o gelado já está no ponto e, quem já comeu, diz que está delicioso :-)

Caso queiram dar uma vista de olhos pelo interior do livro podem fazê-lo aqui.


Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

4 comentários:

  1. Que lindo artigo, lindas fotos e muito carinho! Obrigada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço, Rita.
      Sem um livro tão bonito e delicioso não teria sido possível.
      E sabes que mais? Já estou recrutada para fazer o gelado de Banoffee...
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Tal como tu adoro a Rita e o canal dela, ainda agora estive a ver o video dos pasteis de nata e fiquei cá com uma vontade de ir comprar um! Adorei o livro e já fiz dois gelados que espero partilhar em breve, sabes gosto de pessoas assim, que admitem comer gordices! Aposto que iamo-nos dar muito bem nos as três à mesa... a Naida Folgado também nos podia acompanhar :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou terrível, porque gosto de fazer e gosto de comerr.
      Por isso é que para mim, fazer dieta é um sacrifício tão grande como arrancar os pelos das pernas - um horror!!!!
      Olha que boa ideia. Juntarmo-nos :-) Eu levava ainda a Maria João (Era uma vez aqui)
      :-))

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips