terça-feira, 23 de junho de 2015

O Porto - a cidade que sinto mais minha a cada vez que lá vou...

O Porto colou-se-me à pele. Não o explico. Não o quero explicar. Quero apenas senti-lo.
A cidade. O rio. As pessoas. Os lugares que, sem os conhecer, me são familiares e onde me sinto em casa. As pessoas, sim, as pessoas - eu sei que me estou a repetir. As minhas pessoas, amigos que são como familia desde o primeiro momento, e que aumenta a cada visita.
Na minha última escapadinha de fim-de-semana tive como guia uma destas minhas pessoas - a querida Maria João ... e os seus adoráveis índios.


Sob um calor abrasador subimos à muralha, passámos a ponte para Gaia e fomos à Afurada - os estendais e o lavadouro (de louvar o trabalho árduo daquelas mulheres que, de barriga encostada ao tanque, esfregam e escovam tapetes e mantas à mão) -, atravessámos as ruas sombrias ladeadas pelas caves do Vinho do Porto, fiquei a admirar portas, janelas e fachadas várias sem as conseguir fotografar e terminámos a tarde num lugar mágico - mesmo mágico! - e que há muito queria conhecer: a praia de Miramar com a sua Capela do Senhor da Pedra.


Apesar do calor abafado que se sentia na cidade, chegámos à beira mar e estava uma ventania, que ao descalçar os sapatos ía ficando sem eles. A Maria João e os seus deliciosos índios ficaram mais perto da esplanada enquanto eu fui um pouco mais longe - sentir aquele lugar, o cheiro a mar, a areia a cortar-me a pele...como se estivesse a matar saudades de um lugar onde nunca tinnha estado, e tão diferente do que os meus sentidos se habituaram aqui pelo Sul.

Foi uma tarde inesquecível que espero repetir mais vezes - até porque um dos meus objectivos a curto/médio prazo é ir viver para o Porto. Só me falta encontrar trabalho e faço as malas. Até já!


Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

6 comentários:

  1. Mas que boa notícia! Terá que se habituar à água de mar fria aqui do norte - como a que apanhei no ano passado no Algarve e que não me impediu de tomar banho.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Não é uma casa de habitação.
      É a Capela do Sr. Da Pedra na praia de Miramar (estão os links no texto para mais informações)
      😊

      Eliminar
  3. Olá Margarida,

    Enquanto lia e relia o texto deste post e saboreava a maravilhosas fotografias também eu me senti em casa. Não sou do Porto e infelizmente não tenho ido muitas vezes a esta cidade. Mas sempre que lá vou parece que vou lá todos os dias, que sou de lá. O Porto faz nos sentir assim, bem, inseridos naquele lugar.

    Beijinho
    Ana Matos

    ResponderEliminar
  4. Pois é Margarida, o Porto é assim, uma espécie de íman. Eu fui atraída por ele há já quase 16 anos :)) e cá estou! Quando vieres para ficar avisa! ;)
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Eu só vivo a 12 km do Porto....e tenho a sorte de viver a cinco minutos do Sr. da Pedra;) para mim esse lugar é mágico...quando estou com a neura, não há nada melhor para mim que ir até lá....nos últimos tempos e apesar das neuras, a disponibilidade para lá ir não tem sido muito, mas Agosto será o mês para por em dia e voltar a fazer tudo o que por força das circunstancias tive de deixar de fazer...que seja breve a tua partida para invicta :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips