quinta-feira, 23 de maio de 2013

Meet the blogger Zélia @ Zélia Évora

Há muitos anos que oiço falar da Zélia, mas só no final do ano passado tive a oportunidade de a conhecer assim "a fugir". Conheço-a de extremos, isto é, dos pés à cabeça - faz meias lindas de morrer e ultimamente anda nas cabeças de meio mundo com uns chapéus coloridos e feitos por medida. Aproveito a oportunidade para vos contar que amanhã é o aniversário da Zélia, por isso é favor não esquecer e amanhã, só amanhã, ir até ao blog dar-lhe os parabéns.
Vamos conhecê-la?


Porquê o nome do blog e como é que surgiu? 
Ja tive imensos blogs, o mais conhecido foi o crafty doula.... Agora com a remodelação do mesmo, pensei muito e acabei por chama-lo simplesmente de Zelia Évora. Tive algumas reticências que se prendiam a um romantismo que eu vejo nos nomes de blogs... De qualquer forma, as mudanças que tem acontecido na minha vida neste ultimo ano, pedem um blog que me fique para o futuro. 

De tudo o que fazes/escreves para o blog qual é o teu artigo favorito?
Eu tenho varias facetas... A de doula e a de crafter sao as mais evidentes, e, por muito que eu goste de fazer "coisas", neste momento chapéus, tenho de admitir que o que mais prazer me deu foi um post sobre amamentação que escrevi ha alguns anos para uma amiga. Talvez nao pelo prazer de escrevê-lo mas pela importância que teve para muitas mães. Hospitais e centros de saúde contactaram-me para pedir autorização para usar o post para ajudar mães que tinham dificuldade em acreditar que eram capazes de amamentar... Mulheres escreveram-me a agradecer... Penso que poderei fazer muitos chapéus bonitos, mas ajudar uma mulher a amamentar tem um valor que eu nao consigo quantificar.

O que é que te diferencia?
Essa é "tricky"! Penso que sou igual a muitas outras mulheres que gostam de costurar ou fazer tricot e acham que o seu trabalho vale a pena ser mostrado, gosto de pensar como o FP e repetir ao espelho "a minha arte é ser eu"... A primeira pessoa que tem de acreditar que o meu trabalho me vai diferenciar do resto das pessoas sou eu... O grande problema é que hoje em dia toda a gente acha o mesmo que eu... Toda a gente acha que dar dois pontinhos vai lança-la para as luzes da ribalta. Eu nao sei o que diferencia. Sei é que as coisas que eu compro tem de ser perfeitas. E as coisas que eu faço, ou são perfeitas, ou vão para o lixo. Sou exigente. Recuso-me a ouvir da boca de alguém que os acabamentos não estão bem, e para evitar isso, tenho de me certificar que sei o que estou a fazer. Eu ja faço "coisinhas" desde dos 8 anos... Sao 36 anos de treino... E continuo sempre a aprender. Quando parar de aprender como crescer... Entao, nada fará sentido.

Quais as plataformas web onde divulgas o teu trabalho?
Ultimamente so o facebook. Acho que nao estarei a mentir se disser que as pessoas que me rodeia, no face... Ja estranham quando nao debito no facebook posts à velocidade do pensamento. Qualquer dia enjoam.

Lês outros blogs? Enumera três que te sejam indispensáveis.
Leio alguns sim... O da Rosa Pomar, o da Deborah Figueiredo e o da Diane... Leio outros, mas estes leio sempre.

Completa as frases:
Quando era pequena queria ser, claro, bailarina, mas porque aquele tu-tu é uma coisa irresistível... Depois mais tarde, com 9 anos, a minha mãe levou-me a uma casa de artigos de segunda mão e comprou-me uns patins para o gelo... E claro, a partir. Daí quis ser patinadora artística... Ao longo dos anos cada vez é mais fácil para mim "patinar"... Só não preciso é do gelo..
Todos os dias dou pontos. Não existe um dia que eu não dê um ponto ou a costurar ou a tricotar... Se passei o dia a costurar dou um ponto à noite no tricot para descontrair.... Ou vice-versa. É a minha droga.
Sorrio sempre que, tiremos o "que"... Eu sorrio muito. Sou daquelas que ainda sorri à pessoa do outro lado da rua... E o que gosto ainda mais é de fazer sorrir...
Não vivo sem café! (A nao ser que seja mesmo mesmo preciso)... E açúcar...

Onde é que te vês daqui a cinco anos?  
Aqui. Eu gosto daqui. deste espaco e destas coisas que faço... De preferencia sem as dores de cabeça do medo do futuro. Mais uns pés de galinha ao redor dos olhos mas sempre com um sorriso e uma ideia. As ideias são todos os dias o nosso futuro.


8 comentários:

  1. A Zélia é mesmo uma pessoa autêntica e fantástica!!!
    Põe tudo de si em tudo o que faz e isso, para mim, é o que faz dela "especial" e maluca, claro!!!

    ResponderEliminar
  2. graziela andrade12:12 da tarde

    A Zélia Évora é uma força da natureza! O que escreve, os pontos que dá fazem a alegria diária de quem a segue. Sim, porque a sua vida é também nossa e é uma honra que continue a acompanhar-nos.
    Para ti, Zélia, TUDO.

    ResponderEliminar
  3. Opa! Assim fico com vergonha.... :)

    ResponderEliminar
  4. adorei ler!
    Beijinhos para as duas!

    ResponderEliminar
  5. Adorei esta entrevista :D
    Gosto muito da Zélia e das coisas que faz e que escreve ;)*

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito da entrevista! Um beijo à Zélia.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips