Este post foi escrito à moda antiga, que é como quem diz, não segue as normas do novo acordo ortográfico :-) (ainda não me habituei ao dito cujo...)
Se há coisas que me tiram do sério são os erros ortográficos! E não, não falo de gralhas em que carregamos na tecla ao lado ou invertemos a ordem das letras numa palavra... E o pior de tudo é que há erros que, assim do nada, se tornam a norma e já quase ninguém dá por eles(como "fizes-te" em vez de "fizeste" ou "aguarda-mos" em vez de "aguardamos", entre muitos outros...). Quem me conhece sabe que fico mesmo furiosa!
Leio-os em toda a parte e com muita frequência em e-mails, sites e blogs. Se o erro vier por e-mail a minha vontade é responder com uma lição, se o detecto num site ou num blog a primeira reacção é fechar a página e nunca mais lá volto - e como eu, acredito que haja muitas pessoas a ter o mesmo tipo de reacções...
Um blog não vale só pelas bonitas fotografias, vale também pelo texto que as acompanha, por isso quando escreverem os vossos posts usem o corrector ortográfico, pesquisem o Google ou vão à estante buscar o dicionário. Os vossos leitores agradecem! E acreditem que com o tempo as dúvidas dissipar-se-ão e começam a escrever melhor.
Ahhh, e também importante - as minhas amigas fartam-se de rir com esta minha impertinência - evitem os pleonasmos, especialmente o famoso "há X tempo atrás" - o uso do verbo haver neste contexto já implica que algo é remetido para o passado.
This post is for my Portuguese language readers, so I apologize for not translating it into English. Thank you!
Pano p'ra Mangas
Bravo!
ResponderEliminarSe soubesses o que me irrita isto tudo quanto descreves... alguns blogs onde encontrei este tipo de asneira deixei mesmo de lá ir, porque acho que se estás a escrever e assumes que adoras escrever, é o mínimo que se exige, é que faças a correcção ortográfica.
Quanto à utilização do corrector ortográfico, não sei se aconselharia. Há correctores ortográficos que potenciam este tipo de erro...
Ai Margarida, subscrevo tudinho! Já deixei de ler blogues por causa disso. Também me irrita muito tudo isso. Mas a falar também se ouvem muitas asneiras e na boca de gente, eventualmente, responsável.
ResponderEliminarPor essas e por outras tive tantas dúvidas em escrever em inglês, uma vez que não domino a língua - leio e entendo razoavelmente - pois sei que dou muitos erros e sei que os erros podem ter interperetações muitos más...
Muito bom, Margarida. Tenho uma perguntinha: Por vezes lemos,sobretudo no Facebook, pessoas escreverem "concerteza". Por acaso é erro mesmo ou em Portugal é usual escrever assim? Se puder me esclarecer, agradeço.
ResponderEliminarOlá Lan Succi,
ResponderEliminarLi o seu comentário e decidi escrever. É um erro frequente.
O correcto é com certeza. "Concerteza" é incorrecto.
Veja aqui: http://www.ciberduvidas.com/glossario.php?id=41
Subscrevo tudo Margarida!
Urticária...muita urticária e vontade de mandar essa gente a um sitio menos simpático!
ResponderEliminarConcordo! Não custa nada ir ao dicionário! E as cedilhas?
ResponderEliminarMó Margarida, atã a gente já na pode screver come lhapetce deb? na parece beim termes véstoria dos postes ca gente posta.
ResponderEliminarPensande beim fizestes beim em avesar o pessoali.
E 'mai' nada!
ResponderEliminar**rita
Também não concordo com o acordo ortográfico, escrevo como aprendi. Mas, como já lá vão alguns aninhos, não é que dou comigo muitas vezes a perguntar-me se estou a escrever bem. Devem ser os ## a chegar...
ResponderEliminarMas não me irrito.
Ligia
Ai como eu compreendo! Ainda por cima sendo professora faço sempre uma careta quando vejo um erro ortográfico! E muitas vezes quando dou por mim estou a corrigir os erros dos recados dos pais!
ResponderEliminarPara mim, esse que falas é um DESacordo e nunca um acordo ortográfico.
ResponderEliminarRecuso-me a segui-lo.
E depois, vão-nos obrigar a usar ou a mudar o nosso sotaque?
Erros ortográficos e falta de pontuação fazem-me mesmo fechar a página e não voltar.
Concordo na integra.
Nao podia concordar mais. Inclusivamente com o "Ha x tempo atras". Mas depois chamam-me preciosista...
ResponderEliminarP.S. Nao estou a assassinar a lingua portuguesa, nao tenho e acentos no teclado. Deve ter sido castigo...