sábado, 30 de novembro de 2013

Desafio: things that I like and make me happy


Já andam por aí diversos desafios que nos obrigam a parar e a pensar naquilo que temos - e não falo em bens materiais, atenção! - e ser gratos pelos mesmos. Hoje, (re-)lanço um pouco de "mais do mesmo", mas em jeito de continuação do que fiz no ano passado neste mesmo dia e também há dois anos (mais ou menos também por esta altura).
Desafio-vos a pensarem em cinco pequenas coisas que vos fazem felizes e todos os dias irem acrescentando uma ou mais que se lembrarem ou vivenciarem. As minhas cinco - para começar - deste ano são:
1. Sentir esperança que amanhã será melhor - por mim, pelos meus e em particular por algumas pessoas que me rodeiam e que estão a passar por momentos difíceis
2. Um beijo de boa noite antes de ir para a cama
3. Um telefonema ou mensagem - feitos ou recebidos - com um simples "vamos tomar um café?"
4. O ponteiro da balança a desviar-se para a esquerda
5. O poder fazer aquilo que gosto, cada vez mais e cada vez melhor.

PS. Quase me esquecia, mas este post merece banda sonora: HAPPY!

{...}

If you wander around the web you will find challenges like this, but I wanted to repeat something I started two years ago and had a second round last year in this same day. I challenge you to think about ordinary things that make you happy - begin with a list of five and then, everyday add one or more that you can think of or that you have just lived. My first five for this year are:
1. To HOPE that tomorrow everything will be better - for me, for my family but specially for some close friends who are going through a storm.
2. A goodnight kiss before going to bed
3. A call or a text from or to a friend with something simple like "let's go out for a cup of coffee?"
4. The number on my scales going down
5. Being able to do what I love, more and better everyday.

PS. Gosh! I nearly forgot but this post deserve a proper soundtrack: HAPPY!

Pano p'ra Mangas


sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Não lhes faças o almoço. Dá-lhes uma colher de pau e ensina-os a cozinhar.*


Este é um lema que pratico quase diariamente e que não é novo. Quando era miúda e sendo a minha irmã mais nova, vinha ela muitas vezes e perguntava-me "oh mana, o que quer dizer isto?" ("isto", referindo-se a uma palavra qualquer), ao que eu lhe respondia: "Vai ver ao dicionário!". Mais tarde, levava também o dicionário para as aulas e se algum aluno me perguntasse o significado desta ou daquela palavra, passava-lho para a mão. Hoje recorro ao Google e as minhas amigas quando me vêm perguntar alguma coisa, imediatamente respondem "Já sei, vou ao Google!". 
Eu ainda sou do tempo em que para obter alguma informação tinha de ir à biblioteca e passar lá horas a espirrar e a copiar à mão o pó dos livros. Às vezes penso que as gerações mais novas estão demasiado habituadas a que lhes apareça tudo feito, e isso não é nada benéfico...
Isto tudo a propósito de quê? De um e-mail a perguntar como se tira fotografias que vendam os produtos. E eu sei? Eu não sei! Eu faço como acho melhor, como consigo... até porque eu não sou fotógrafa - tenho uma máquina razoável e isso ajuda, é verdade, mas que de nada me serviria se eu não fosse à procura do que quero. Por exemplo: vejo uma imagem no blog X ou Y com um efeito que me agrada, vou ao Google e pergunto-lhe algo como "como tirar fotos com o efeito tal", e alguma coisa há-de aparecer. E depois experimento. Pode ou não resultar, mas fico a saber como se faz - pelo menos teoricamente. Outro exemplo: se gosto do styling de uma foto que vejo num outro blog ou num livro -observo e pego nas minhas coisas e começo a fazer parecido, tiro imensas fotos de diferentes ângulos, com diferentes tipos de exposição... Hoje em dia já não faço isto pois consegui criar o meu próprio estilo, evidentemente influenciado pelas milhares de imagens que já me passaram, e passam, pela retina, mas é uma forma de começar (e neste momento devo ter mil dedos apontados a mim a dizer que eu estou a incentivar a imitação! mas se pensarem bem não é nada disso). Quem me acompanha há mais tempo sabe que as minhas fotos têm evoluído ao logo dos anos (mal estaríamos se isso não acontecesse!!!) e das poucas coisas que se mantêm inalteráveis é o que está por trás de cada uma delas: o carinho que lhes dedico.
Não há fórmulas universais. Cada um tem de encontrar a sua! Ahhh e importante também: isto!

Pano p'ra Mangas
*tive de adaptar o ditado, pois não tinha nenhuma cana de pesca para fotografar :-P


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Good things happen to good people


Acredito realmente nesta frase. E acredito também que tudo o que enviamos para o universo - seja este universo o vizinho do lado ou a estrela mais alta - recebemos de volta, e isto funciona para o bem e para o mal! Basta que estejemos atentos e sentimos o retorno dessas energias; infelizmente parece que só notamos isto quando provamos do nosso próprio veneno - sim, acontece-me algumas vezes...
Mas não é disto que se trata o post.

Aqui pelo Sul, terra de mouros (e mouras, encantadas - segundo as lendas) não abundam muitas lojas daquelas em que apetece trazer tudo, mas há excepções, como a Papelaria Inédita em Albufeira. Eu, pecadora me confesso, ainda não fui , mas o que vejo por aqui é de se comer - tudo, sem tirar nem por. E ainda por cima tem outra coisa rara aqui pelos algarves - uma cara simpática e um sorriso rasgado à sua frente (sim, eu não conheço a loja, mas conheci a Dália por um mero acaso e fizemos uma festa!)
Há dias tive a sorte de receber um presente adquirido lá - e feito por encomenda!( quem ma ofereceu leu esta frase num dos meus mil e quinhentos bloquinhos e levou a ideia à Dália - obrigada, N.), é que a Papelaria Inédita não vende só coisas importadas e de fabrico em massa, lá é possível encontrar estas placas dignas de invadir o Pinterest e que são feitas à mão pela Dália e pelo marido. São lindas! Se quiserem oferecer algo original, agora já sabem onde encontrar :-)


Pano p'ra Mangas

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Can't wait for next week...

(Scroll down for English)

Não... não vou a Londres! :-)
Quando regressei de Londres, em Julho, deixei as minhas coisas todas empacotadas, mas só agora, depois de algumas atribulações (acreditem: viver no Algarve ou no fim do mundo, para algumas coisas é o mesmo!), elas estão a caminho - iuuppiii! Estou desejando que cheguem :-)
Quero calçar os ténis e ir até à praia fazer um pouco de jogging
Quero terminar um cachecol que ficou a 10cm do fim.
Quero acabar a manta de granny squares
Quero arrumar as calças no baú - pois estão todas largaassssss!!!!
Quero folhear dois caixotes de livros.
Quero aconchegar-me na minha manta preferida.
Quero rever todos os postais que coleccionei.
Quero embrulhar-me em todos os meus cachecois quentinhos.

{...}
No, I'm not going back to London! :-)
When I travelled back to Portugal for my Summer holidays, back in July, I left my belongings all packed up and after some nuisances (believe me: living in the Algarve is sometimes synonymous of living in the end of the world!), they are on thir way here - hurrayyyy!!! I can't wait for them to arrive :-)
I want to put on my tennis shoes and go for a run at the beach
I want to finish a scarf which is only 10cm away from the end.
I want to finish my granny squares blanket
I want to put away all my trousers . they are tooooo big!!!!
I want to flick thtrough two boxes of books
I want to wrap myself in my favourite quilt
I want to look at all my postcards
I want to put on all my warm scarves :-P

Pano p'ra Mangas
 

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Yummi homemade yogurts


 (Scroll down for English)

Aqui em casa faz-se muitos iogurtes, mas nunca tinha experimentado a fazer iogurtes líquidos. Se há 30 anos usávamos uma iogurteira hoje temos a Bimby que é uma excelente ajuda - nem sei como é que há quem tenha esta pequena maravilha e não lhe dá uso, ou então só fazem sopas e arroz doce!!!! Os iogurtes são realmente fáceis de fazer e bastante económicos, comparativamente com o preço deles no supermercado. E sabem uma coisa? Ficaram deliciosos! - menos doces e, sabe-se lá porquê, mais saborosos que os "originais".

Ingredientes:
1 iogurte - eu usei um líquido, mas pode ser feito com um iogurte sólido
1 litro de leite - usei magro sem lactose
50gr de açúcar - usei 25gr de adoçante Canderel Green Granulado


Coloca-se tudo no copo da Bimby e programa-se 6min/50ºC/vel 4. Terminado o tempo, retira-se o copo, coloca-se a tampa e abafa-se (usei uma manta pequena e um saco térmico). Deixa-se repousar durante a noite (aproximadamente 10 horas). De manhã, coloca-se o copo novamente na base da Bimby e programa-se 6seg/vel 5. Distribui-se por frasquinhos e coloca-se no frigorífico. Depois de frios estão prontos a consumir.

{...}

We make a lot of yogurts at home, but I had never tried making liquid ones until last weekend. 30 years ago we used to use a yogurt maker but nowadays we have a Thermomix which is excellent for this - and for everything else! I still don't understant those who own one and only cook soups and rice pudding!!!
Yogurts are really easy to make and become less expensive than buying them from the supermarket. And you know what? They are delicious! - less sweet, and only God knows why, much tastier than the "originals"

Ingredients:
1 yogurt - I used a liquid one, but you can use a solid one
1 lt milk - I used lactose free milk
50gr sugar - I used 25gr of stevia sweetner

Pour all the ingredients into your Thermomix bowl and programme it for 6min/50ºC/speed 4. When finished remove the bowl and cover in a way that keeps the temperature (I used a blanket and thermo bag). Let it rest during the night (or aprox. 10 hours). In the morning put the bowl back in the machine and programme it for 6 sec/speed 5. Pour the iogurt into small bottles and let it to cool in the fridge. After a couple of hours the yogurt is ready to be drunk.


Pano p'ra Mangas
 

sábado, 23 de novembro de 2013

Revamp your blog



(Scroll down for English)

Andava há seculos para fazer alterações ao aspecto do blog (com a Susana constantemente atrás de mim...), mas sempre que ía começar, acabava por nem sequer me aproximar do computador. O braço direito ainda impróprio para consumo, este dia invernoso que se fez sentir e a minha incapacidade para estar no sofá uma tarde inteira foram os ingredientes perfeitos para "meter as mãos na massa". Não acho que esteja pronto, mas já não falta muito.
E o porquê deste post? Apenas para dizer que fiz mudanças no blog? Não! Isso vê-se e não passam ao lado. Queria antes partilhar o quão (mais ou menos) fácil isto foi e que está ao alcance de toda a gente.
Ora vamos por partes:

HEADER
Não sendo eu designer nem tendo conhecimentos de programas de design gráfico, contei apenas com o meu bom senso, sentido de estética, gosto pessoal e o meu amigo Picmonkey. Pois é, o header foi feito com recurso apenas à plataforma online que eu adoro!
Ao trabalhar as cores tomei nota num bloco os códigos das mesmas e já vos explico porquê.
No final foi só fazer o upload do mesmo.

Usando os mesmos tipos de letra e cores criei também as imagens de perfil para usar no fb, Instagram e Pinterest e o favicon (o símbolo pequenino que aparece lá em cima na barra de endereços).

TEXTO, TÍTULOS e afins
Para lhes mudar as cores (podia ter alterado as fontes, mas não quis) fui segui o seguinte caminho:

Dashboard > Template > Customise > Advanced
(tenho o blog em inglês e não faço ideia de como isto possa estar traduzido...)

Aqui fui alterando as cores usando os códigos que tinha anotados no papel quando criei o header

Social Media Icons
Quando fiz o curso da Holly há uns meses introduzi os ícones de social media na barra lateral, mas os amarelos que lá estavam já não combinavam com a palette actual, tive de arranjar novos. Como? Procurei no Google por "free social media icons for blogger", escolhi, fiz o download e procedi às substituições necessárias. Já não me lembro que tutorial segui inicialmente, mas encontrei um que vos servirá igualmente.

Ainda me falta resolver a questão do Linkwithin - tenho de aumentar o número de histórias por baixo de cada post - pois como diz a Ana "parece que está coxo" (e parece mesmo!), mas isso já não vai ser hoje...


It's been ages since I started thinking about making a face-lift to my blog, but I kept postponing just until today. My right arm is still uncapable of knitting or sewing, the weather outside is crap and  I'm not the kind of person who sits in the sofa for a long time - these three together were the perfect ingredients to sit with my computer in front of me and make the necessary changes. It's obvious that this post is not just to let you know that I revamped my blog - everyone can see that! I just want to share with you how easy it was and if I can do it, you can do it as well.
How did I do this?

HEADER
I'm not a designer and I can't use any graphic design programs so I used my best friend Picmonkey! Easy peasy lemon squeezy :-) As I was making it I took note of the colour codes I was using for later. You'll see why in a minute.

Using the same fonts and colours I made the  favicon and the logo for fb, Instagram and Pinterest.

TEXT, TITLES and so on...
I decided not to change the fonts. Only the colours. To get to that point I followed this path:


Dashboard >Template > Customise > Advanced

And here I only had to change the colour codes for the ones I had just written down in my notepad.

Social Media Icons
Back in March when I attended Holly's e-course I added the yellow social media icons (or buttons) I had before, but now yellow is not part of my new colour scheme so I had to find new ones. How? Just googled for "free social media icons", chose ones, downloaded them and then followed some simple instructions on how to upload them to my blog. 

I still have some work to do on the Linkwithin widget - I need to add more stories to it, as it doesn't look balanced.

Pano p'ra Mangas

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

[o melhor do meu dia]



... uma tarde bem passada entre tecidos e máquinas de costura com muita conversa e algumas gargalhadas. No final um sentimento de "missão cumprida", não só pelo que foi feito com os tecidos, mas sobretudo pelo rumo final da conversa. Sinto-me muito GRATA!

... a well spent afternoon among fabrics and sewing machines with lots of talking and some good laughs. In the end that feeling of "mission accomplished", not only from what came out of the fabrics but above all the time spent at the end just talking. I do feel THANKFUL!


Pano p'ra Mangas
 

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

2014 is just 'round the corner

(Scroll down for English)

Onde é que foram parar os últimos dias? Ainda ontem era segunda-feira e hoje já é quinta??? Todos os anos tenho a sensação de que o último mês do ano passa a correr e este não está a ser excepção, com a agravante que não tenho podido fazer quase nada, nem malha, nem crochet nem costura. Já fiz duas tentativas de aproximação da máquina de costura, mas saio de lá cheia de dores no braço direito e acabo por desistir. De uma vez fiz uma marquita, de outra foi esta capa de agenda (já para 2014!).
E é esta capa que vou ensinar a fazer no workshop de amanhã, sim, eu sei que é sexta-feira, não estou enganada. É mesmo amanhã! Além da capa vamos fazer uma bolsa surpresa :-)
Apesar do braço estar mal - mas vai ficar melhor! - só tenho razões para comemorar:
- tenho a Certificação em Coaching quase, quase terminada!
- a dieta está a dar resultado e já ficaram para trás 10kg certinhos!

Eu já tinha dito que 2013 ía ser um óptimo ano, mas 2014 vai ser ainda melhor!

Where have the last days gone? Yesterday it was Monday and... today is already Thursday!!!! Every year i have the feeling that towards the end of the year time goes faster and I'm feeling that right now... The worst part is that I've hurt my right arm and I haven't been crafting anything, neither knitting, nor crochet or sewing. I've tried twice but it gets worse so I end up giving up - once I made one shoe only and yesterday I made this diary cover (yes, for 2014!).
And tomorrow I'm going to teach how to make one of these - same fabrics included. A diary cover and a pouch :-)
Despite not feeling very well I only have good reasons to celebrate:
- my Coaching Certification is nearly done!
- my diet is showing good results: 10kg are gone!

I've always said that 2013 was going to be a great year! i'm sure 2014 is going to be even better!


Pano p'ra Mangas
 

domingo, 17 de novembro de 2013

Sweet corn porridge


Nunca tinha comido papas de milho doces até hoje. Já ouço falar deste prato há muito tempo no entanto só esta tarde é que me apeteceu ir à procura de uma receita para experimentar. Encontrei uma bastante simples, mas não me dei por satisfeita por isso adicionei-lhe uns pozinhos de perlim-pim-pim, isto é, gengibre em pó e amêndoas. O resultado foi... delicioso! Usei a Bimby, que tornou o processo mais célere mas podem ser perfeitamente cozinhadas ao lume segundo o método tradicional.

Ingredientes:
500gr de leite
60gr de farinha de milho grossa
50gr de açúcar
meia colher de chá de gengibre em pó
50gr de amêndoa com pele
uma casca de limão

Colocar no copo da bimby o leite, a farinha de milho, o açúcar e a casca de limão. Programar 8min/90ºC/vel.2. No final do tempo retirar as cascas de limão, juntar o gengibre e as amêndoas e programar 15seg/vel 5. Distribuir por taças e polvilhar com canela. Servir quente ou frio.

I had never tasted sweet porridge until today. I had heard about it before however only this afternoon I decided to cook it. I found a very simple recipe to which I decided to add a bit of fairy dust, i.e. ginger powder and almonds. The result was...delicious! I cooked it using my thermomix, which made it faster, but for those who don't have it just go for the traditional method using a pan and a wooden spoon :-)

Ingredients:
500gr milk
60gr of corn flour (like the one you use to cook polenta)
50gr sugar
half a teaspoon of ginger powder
50gr almonds
lemon peel

Pour into the bowl the milk, the flour, the sugar and the lemon peel. Programme it for 8min/90ºC/speed 2. In the end remove the lemon peel and add the ginger and the almonds. Programme it for 15sec/speed 5. Pour into serving bowls and prinkle with cinnamon. Serve hot or cold.


Pano p'ra Mangas
  

sábado, 16 de novembro de 2013

Marquita shoes + tartan dress

(Scroll down for English)

Há mais de uma semana que não faço nada - nem crochet, nem malha, nem costura... - uma verdadeira tortura!!!, mas conto, esta semana recomeçar a dar forma a algumas das minhas peças preferidas: as marquitas :-) 
Os dias estão mais frios e os pés querem-se mais quentes, certo? Por isso fiz um upgrade nos tecidos disponíveis para as marquitas: xadrez, malha e malha polar. Já sabem que para encomendar as vossas ou pedir informações sobre as mesmas me podem enviar um e-mail. De que estão à espera?

... é também com este xadrez que vou fazer um vestido!

It's been more than a week that I don't do anything crafty - neither crochet, nor knitting, nor sewing... a torture!!! but I'm counting on restarting these things this week, especially my beloved "marquitas" :-)
Colder days require warmer feet, right? Having that in mind I upgraded some of the available fabrics: tartan, jersey and fleece. To put an order through or to ask any questions just send me an e-mail. What are you waiting for?

...this tartan is also to make a dress!


Pano p'ra Mangas
 

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Freebie: Christmas .png layers


Há dias falei-vos aqui das maravilhas do Picmonkey e anteontem descobri que, com a aproximação do Natal, foram acrescentadas novas potencialidades. Andei a brincar com esta plataforma que adoro e, a partir do que  lá está, criei três "layers" para vós. Se gostarem e as quiserem usar nas vossas fotos, enviei-me um e-mail para que eu vos remeta os ficheiros certos. 

PS- Já vos disse que gosto de e-mails simpáticos? É que das várias vezes que já fiz este tipo de ofertas aqui no blog, invariavelmente recebo e-mails quase em tom de ordem, como se fosse uma obrigação minha, sem um cumprimento ou despedida... é o mínimo, certo?

A few days ago I mentioned to you about how wonderful Picmonkey is and due to Christmas new features have been added. I've been playing with them and and from what's available I created these three layers you can use on your photos. If you like them and want to use as they are, just send me a nice e-mail and I'll forward the right files for you.

PS - Have I mentioned to you how much I like nice and polite e-mails? The truth is that everytime I make an offer like this I receive e-mails that sound like commands without any "hello" or "good bye"...


Pano p'ra Mangas

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

In between

(Scroll down for English)

Nos últimos anos tenho-me perguntado muitas vezes qual é a minha profissão e a resposta divide-se, dependendo do meu estado anímico, entre uma folha em branco com um gigante ponto de interrogação no meio e uma confusão de palavras como secretária, professora, crafter, blogger e, mais recentemente, coach. E se profissão é aquilo que assegura um salário ao final do mês aí então é que a confusão é maior! E no meio desta balbúrdia, há momentos que sinto uma necessidade imensa de assinalar o quadradinho certo de um qualquer formulário, especialmente se no fim da lista das profissões não vier a opção "outro". Outros há que me deixo ir ao sabor da brisa...
Se tivesse continuado em Londres não teria qualquer pudor em asumir-me como blogger, coach e acima de tudo criativa, mas por cá, fazer uma afirmação do género ainda é algo que soa mal e provoca zum-zuns e olhares de despeito. Não acreditam? Experimentem a fazê-lo! 


... sabem o que é que este post está a pedir? Uma sessão de auto-coaching. Por isso vou e já volto :-)
Mas de uma coisa eu tenho a certeza: eu faço aquilo que gosto!

For the past years I've been asking myself what is my job and, depending on my mood, the answer may vary between a blank paper with a giant question mark on it anda scramble of words as secretary, teacher, crafter, blogger and more recently, coach. And if a job is where you get your income from, then I'm a complete mess! There are days when I feel the need of ticking the right box from the job's list on any form, especially when I cannot find the option "other" at the end. There are otheres when I just go with the flow...
If Ihad stayed in London I wouldn't have had any problems stating that I was a blogger, a coach and above all a creative, but around here it's not that easy - it just doesn't sound right and people talk on your back "ohhh, poor one...". Can't believe what I'm saying? Try saying it!

... and do you know what this post is asking for? A self-coaching session. Therefore I'm on my way :-) But there's one thing I'm certain about: I do what I love!

Pano p'ra Mangas

terça-feira, 12 de novembro de 2013

[o melhor do meu dia]


(Scroll down for English)

Ontem à noite li um post no blog da Márcia que me levou ao blog da Catarina e depois ao da Ana e, se o sono não me tivesse impedido tinha lido um rol de blogs cada um mais bonito que outro - sei que são bonitos, pois conheço muitos deles... E antes que as pálpebras fechassem ainda enviei um e-mail para as mentoras deste movimento de felicidade a pedir a adesão ao mesmo. Fez-me lembrar este, por isso não hesitei :-)
A ideia é esta: 

"No final do dia, antes de fechar os olhos e ceder ao cansaço, fazemos um exercício: escolher o melhor do nosso dia. Fazemos as pazes com o que correu mal, aceitamos as respostas que ainda precisam de tempo, acalmamos os medos e as angústias e guardamos apenas o melhor. Podem ser horas de festa ou apenas um instante de silêncio.
Bem vindas a este exercício diário, semanal, mensal, quando quiserem :)
Basta escreverem: " o melhor do meu dia", uma foto, uma frase, um texto. Queremos que sorriam. "

Quem nos acompanha? Não se esqueçam de enviar um e-mail a solicitar o logo :-)

E, [o melhor do meu dia] de hoje está relacionado com estes rabiscos que fiz ao final da tarde de hoje :-)

Last night I read a post on Marcia's blog which lead me to Catarina's and then to Ana's and if I wasn't so tired I had spent a few hours going from blog to blog from a long list of beautiful links. And before falling asleep I sent an e-mail to Ana and Catarina asking if I could join them in this "happiness chain" - which for a moment reminded me of this other one :-)
Here's the chalenge: before we go to bed, we do an exercise - we choose the best moment of our day!


Pano p'ra Mangas

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

... o lado cinzento do cor-de-rosa


Hoje apetece-me escrever, posso? Escrevo como se estivesse a falar num pequeno grupo de amigos - sim, tem de ser pequeno, pois se tenho muita gente à minha volta a minha tendência é remeter-me ao silêncio e ficar a observar e a ouvir. Com isto quero dizer que, ao longo deste post, talvez me venha a expor mais do que o que estou habituada a fazer - ou talvez, não. Só a escrita o dirá e, como é hábito, deixo os dedos deslizarem no teclado ao som de um sonho qualquer.
Há dias, depois de uma conversa com uma Amiga, fui invadida por um quase sentimento de culpa por fazer do Pano p'ra Mangas um espaço tão "cor-de-rosa" e quase a roçar a perfeição, por fazer transparecer uma pessoa sempre com um sorriso no rosto e pronta a agradar os demais, por fazer parecer que tenho uma vida fácil em que não tenho dificuldades. Nem tão verdade, nem tão mentira - e lamento se vos desiludo...
Este é, sem dúvida o meu mundo cor-de-rosa, onde partilho muito do que faço, daquilo que sei e daquilo que de bom tenho dentro de mim. Também tenho dias maus, em que reclamo, bato o pé enraivecida, estico o dedo indicador na frente de um qualquer nariz que não o meu e mostro o reverso desta medalha. Não o faço aqui, publicamente, porque acho que não tenho de o fazer. Alguém me consegue explicar o que é que eu ganharia se todos os dias refilasse das coisas que encontro parecidas às minhas ou de alguns e-mails idiotas que recebo (felizmente não são muitos...), ou até mesmo de mensagens que me enviam sem um único "olá" e/ou "adeus"? Se calhar conseguia umas dezenas de comentários enraivecidos contra o mundo sem que os mesmos me/nos acrescentassem qualquer valor.
Nunca tive nada fácil - segundo a minha concepção de "fácil" - e tudo o que tenho conseguido - que não é quase nada - tem sido a pulso e com um esforço, às vezes sobre humano, o que mais uma vez não faz de mim uma super mulher, antes pelo contrário. Há dois anos e alguns meses decidi trocar o certo pelo incerto. Demiti-me de um emprego de longa data, aceitei o desafio de ir para Londres por um mês, fiquei por lá durante um ano e meio e regressei. Mais uma vez por opção. Mais uma vez troquei algo que era certo, por um nada que é incerto. E neste tempo frequentei cursos de desenvolvimento pessoal, li muito sobre o assunto, fiz formação inicial em coaching e estou, neste momento, a um passo de terminar a certificação. Aprendi imenso e cresci outro tanto, mas não adquiri super-poderes. Estou apenas no início de uma caminhada de vida. A Margarida refilona e reivindicativa não vai desaparecer. Pode ser atenuada, mas não vai desaparecer! Por isso se algum dia me virem, ou ouvirem, num desses momentos mais cinzentos, não se admirem - são como tempestades tropicais que desaparecem num ápice e o mais certo é nem me lembrar delas cinco minutos depois. Mas sabem, na próxima vez que estiver prestes a bater em alguém vou-me lembrar deste post  - e da conversa que mencionei no início do post - e talvez bata numa parede - que também não tem culpa nenhuma - em vez de descarregar o meu peso em cima do mundo.
Se leram tudo até aqui, o meu muito obrigada e o meu sincero pedido de desculpas por um post tão longo - e que vai contra os meus princípios de escrita na blogosfera... - e tão sobre coisa nenhuma. Prometo não fazer isto muitas vezes.

Pano p'ra Mangas
 

domingo, 10 de novembro de 2013

Apple, ginger and lemon cake


(Scroll down for English)

Domingo é dia de fazer bolo cá em casa. Sempre foi... e talvez por isso me seja tão difícil ser fiel a qualquer dieta que faça, mas que se dane! como uma fatia sem culpa e não sou mais infeliz por isso :-)
Sendo a minha mãe agente da Bimby, tenho a sorte de ter a biblioteca completa à disposição para consulta, e embora os pratos do dia-a-dia sejam feitos de improviso, quando chega a hora de fazer doces gosto de ter tudo com peso e medida, e hoje fui em busca de uma receita de bolo para o lanche. Não foi preciso revirar a prateleira completa pois eu sabia que queria experimentar uma das receitas do livro da Susana. E assim foi. Saltou-me à vista a receita de bolo de courgette, gengibre e limão, mas... não tinha courgette. Substituí por maçã! Está com um ar delicioso, mas ainda é cedo para o cortar... vou esperar pela hora do chá - que será príncipe, apanhado lá fora no quintal.

Sundays are cake baking days as far as I can remember. It has always been like that and that may be the reason why it's so difficult for me to follow a strict diet, but who cares! I always eat a "guiltless" slice and I'm a happy person :-)
My mother is a Thermomix demonstrator so I have easy access to its wonderful cookery library, which we don't use a lot for our daily meals but when it comes to baking I like to have the right measures and weights. Today I knew exactly where to find the recipe I wanted, so I rushed to Susana's book and got the "courgette, ginger and lemon cake"(in portuguese, only) recipe. Suddenly I noticed I didn't have any courgette, so I replaced it for apple. It looks delicious but it's still early to cut it... I'll wait for tea time and I'll have it with some fresh lemon grass tea from my back yard.


Pano p'ra Mangas

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Pretty, colourful and waterproof pouches

Tenho o molde destas carteiras há anos, mas há muito tempo que não as fazia. Nem sei bem porquê, pois são giras e práticas para andar dentro da mala ou até mesmo na mão - cabe tudo: telemóvel, cartões, chaves e ainda umas moedas. Ná última ida a Lisboa a minha mãe trouxe-me estes tecidos plastificados e a combinação com o molde fez o par perfeito!
Eram 11. Agora são 10 e estão disponíveis aqui. São ótimas para o Natal que se avizinha!

I've had this pattern for years but it's been a long time since I last used. I don't know why because its nice and practical to carry inside your bag or in your hand - everything fits in it: mobile phone, cradit cards, keys and some change. Last time my mother went to Lissbon she broght me these plastic fabrics and with the pattern they are a perfect match.
There were 11. Now there are only 10 and they are available from here. These make great socking fillers for Christmas!

Pano p'ra Mangas

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Workshops desta semana

Este fim-de-semana temoa mais dois workshops agendados:

Sábado
Capa de agenda + porta lápis
Domingo
Bolsas com fecho

As inscrições estão abertas no sitio do costume :-)



quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Find your voice

(Scroll down for English)

E depois de um post sobre ortografia, nada melhor que um outro sobre "como e o que escrever". Prometo ser breve, pois acredito que posts muito longos ficam a meio e pouca gente, ou mesmo ninguém, os lê até ao fim... verdade ou mentira? Eu, pelo menos, se quero ler um artigo comprido pego num livro, num jornal ou numa revista - de papel! A não ser que seja algo mesmo interessante acabo por desistir...
Um blog não é, desde o seu início, um produto acabado. Muito pelo contrário, é um ser vivo que vai crescendo e evoluindo tal como quem o escreve. É possível definir um nicho e fazer por atingi-lo num curto espaço de tempo, mas também podemos lá chegar com tempo, dedicação e muitas experiências - acho que é isso que tem acontecido por aqui ao longo dos últimos 8 anos. Não creio que haja fórmulas certas ou erradas, mas há pequenas regras que podem ser seguidas e que - não fazendo milagres - podem ajudar:

1. Escrevam com alma e coração e não usem palavras mais caras do que aquelas que podem comprar - quem lê vai, imediatamente, perceber que o discurso não é genuíno
2. Escrevam sobre temas que vos sejam, minimamente, familiares e que possam trazer algum valor a quem os lê. Eu até poderia querer escrever sobre viagens a países extraordinários, mas só se fosse copiar a outros sites...
3. Sejam originais! Não vale a pena copiar textos de sites muito visitados para obter mais visitas, pois isso poderá gerar tráfego momentâneo, mas o Google é um senhor esperto e assim que detectar a fraude irá atirar-vos para o fim das listas de pesquisa...
4. Querem puxar leitores através de comentários noutros blogs? Façam-no, mas com estilo! Não deixem o mesmo comentário em 500 mil blogs de seguida à espera de obter retorno.
5. Sejam coerentes nas palavras e nas acções e sejam simpáticos :-) (eu, pecadora me confesso, que por vezes sou assim um bocadinho...ríspida e depois dou-me mal!)

Eu prometi que ía ser breve e por isso não me vou alongar. Leitores queridos, querem deixar aqui mais algum conselho? Façam-no! A caixa de cometários é vossa!!!

My last post, which was only written in Portuguese, was about spelling mistakes when you write in your own language and today I decided to move up a little further: what to write about when you own a blog? I'm not going to tell you what you should write about becasuse that is none of my business :-). I just thought about giving you some piece of advice on how to do it - I don't have neither the right recipe nor the bag of fairy dust which will bring you readers and make them interested in what you write, but I can give you some tips on this

1. Write straight from your heart and soul and be yourselves - unless you are a very good actor or actress people will notice if you are playing a role...
2. Be original and creative! Don't copy content form other blogs thinking that will bring you more traffic. Mr. Google is a smart guy and he will put you down on the seach lists...
3. Be familiar with what you write. Why should you write an article about nuclear bombs if you only know about lighter and matches? - Write a good article on lighter and matches and you'll succeed!
4. Do you want to bring readers to your blog through other blogs? If so don't copy&paste the same comment in 500 different blogs! Create content and be honest.
5. Be nice to people in real life and to your readers :-) (I know...I know... sometimes I just forget this part...)

If you have other tips or pieces of advice, just leave a comment bellow. They will be more than welcome!

Pano p'ra Mangas

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Erros, gralhas e afins...


Advertência:
Este post foi escrito à moda antiga, que é como quem diz, não segue as normas do novo acordo ortográfico :-) (ainda não me habituei ao dito cujo...)

Se há coisas que me tiram do sério são os erros ortográficos! E não, não falo de gralhas em que carregamos na tecla ao lado ou invertemos a ordem das letras numa palavra... E o pior de tudo é que há erros que, assim do nada, se tornam a norma e já quase ninguém dá por eles(como "fizes-te" em vez de "fizeste" ou "aguarda-mos" em vez de "aguardamos", entre muitos outros...). Quem me conhece sabe que fico mesmo furiosa!
Leio-os em toda a parte e com muita frequência em e-mails, sites e blogs. Se o erro vier por e-mail a minha vontade é responder com uma lição, se o detecto num site ou num blog a primeira reacção é fechar a página e nunca mais lá volto - e como eu, acredito que haja muitas pessoas a ter o mesmo tipo de reacções...
Um blog não vale só pelas bonitas fotografias, vale também pelo texto que as acompanha, por isso quando escreverem os vossos posts usem o corrector ortográfico, pesquisem o Google ou vão à estante buscar o dicionário. Os vossos leitores agradecem! E acreditem que com o tempo as dúvidas dissipar-se-ão e começam a escrever melhor.

Ahhh, e também importante - as minhas amigas fartam-se de rir com esta minha impertinência - evitem os pleonasmos, especialmente o famoso "há X tempo atrás" - o uso do verbo haver neste contexto já implica que algo é remetido para o passado.

This post is for my Portuguese language readers, so I apologize for not translating it into English. Thank you!

Pano p'ra Mangas

sábado, 2 de novembro de 2013

Crochet neck warmer

(Scroll down for English)

A parte que eu mais gosto do inverno é o poder usar e abusar de cachecóis quentinhos, especialmente se forem tão aconchegados que só me deixem o nariz e os olhos de fora. ADORO!!! é uma sensação de conforto que não consigo explicar. Além do mais, um cachecol em cima de uma roupa básica dá sempre aquele ar giro e diferente - não sentem isso?
Há dias terminei este e tive a sorte de ir às Maças d' Amor, em Faro, e encontrar um tecido Kokka que parece ter sido feito a pensar nesta combinação de cores. 
Gosto muito do resultado. Ainda pensei ficar com ele, mas vou colocá-lo à venda :-) por um valor justo, o qual passarei a quem se mostrar interessado em adquiri-lo. Há um senão: a pregadeira não está incluida, pois foi um presente da minha irmã.

What I like most about winter is that I can wear a lot of scarves and neck warmers, especially those that only show my nose and my eyes :-) I LOVE THEM! they make me feel so cozy and comfortable I cannot explain. Also, a scarf on top of any basic outfit makes it shine and look different in every way - don't you feel that?
A few days ago I finished this one and I was so lucky to find this Kokka fabris to line it in a beautiful shop in Faro called Maçãs d'Amor - they are a perfect match!
I liked the final result. I thought about keeping it for me, but I decided to sell it :-) at a fair price, which will be given to those who e-mail me interested in the product. There's only one thing: the pin is not included as it was a gift from my sister.


sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Blogging e-courses


(Scroll down for English)
Para quem quiser aprender um pouco mais e ir mais além, explorar todas as potencialidades de um blog ou até iniciar um, há cursos online organizados por "gurus" da blogosfera e que podem ser muito úteis. Não sabem onde os encontrar? Indico-vos apenas estes, pois são de  bloggers que acompanho há algum tempo e tenho-os como bastante credíveis.

A Holly está a iniciar um curso novo e são capazes de ainda ir a horas de se inscreverem! Participei no último que ela organizou, em Março deste ano e gostei imenso. São sempre diferentes os cursos dela, por isso podemos participar vezes sem conta que há sempre conteúdos novos a aprender.

Este começa já no dia 4 de Novembro e pelos conteúdos apresentados parece-me que se dirige a quem se está a iniciar neste mundo. Ou então para quem anda meio perdido e necessita de alguma orientação.

Este também é um curso para quem está a começar com a mais valia de ter uma semana dedicada à imagem e fotografia

Um curso individualizado feito numa base one to one. Fantástico, não é? Se bem que tem a desvantagem de não haver aquela troca de conhecimentos e partilha que há nos anteriores.

For those who want to move up level, to explore all the potencial of a blog or just begin one from scractch there are a few online courses set up by blog gurus and that can be really useful. You don't know where to find or what to choose? Let me give you a hand on this. I've been following the bellow mentioned bloggers for ages and that's why I trully believe them.

Holly is just starting a new e-course today but I think you are still on time to enroll. I attended her last one back in March and it was worth it. I've learnt a lot :-) The advantage of these courses is that they are always different so there are always new things you learn from them.

This one begins on the 4th of November and scrolling down the contents I would say that this is perfect for those who want to start a blog or if you are a blogger and you feel a bit lost in this world...

Susannah put up this 6 weeks course which sounds wonderful! It's got a full week dedicated to photography  - isn't this great?

A one-to-one course that sounds great - having a teacher for you and only! Well but you'll miss the sharing part of the previous courses... 

Pano p'ra Mangas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips