No Domingo rumei ao interior algarvio, nomeadamente ao concelho de Alcoutim, onde as terras são a perder de vista, a paisagem é deslumbrante e conseguimos fazer muitos quilómetros sem avistar vivalma. Tão diferente daquele Algarve a que já nos habituámos, onde o horizonte se perde no mar e nas nossas costas crescem florestas de betão... Quem me dera poder aliar o horizonte de mar a esta paisagem deserta que há tanto tempo não vislumbrava.
Vaqueiros é o nome da terriola que acolhe esta feira maravilhosa: uma rua, várias bancas de pão, queijos, doçaria regional e algum artesanato - that's it! Acredito que deva ser dos poucos dias do ano em que se vê tanta gente por aqui. Mesmo longe de casa consegui encontrar algumas caras conhecidas e tive o prazer de rever o Mário - não sabem quem é? Então fiquem a conhecê-lo aqui. O Mário faz as mais maravilhosas botas alentejanas - confesso que fiquei de olho nuns sapatos que lá vi...
Depois veio a parte da "desgraça": pão, queijo e enchidos!!!! Ahhh, mas tudo tão fresco e delicioso. Fiquei maravilhada com as filhós enroladas e de molde que lá se vendiam, bem como as toalhas bordadas que adornavam as mesas. Sabem o que quero dizer? Que para o próximo ano hei-de voltar!
Pano p'ra Mangas
Bela forma de passar o dia!!!! ;)
ResponderEliminarMargarida, as tuas fotos conseguem sempre dar um ar AINDA + delicioso a tudo !!
ResponderEliminarCá me parece que para o ano nos encontramos por lá <3
Fazemos dieta 1 semana antes e os remorsos seguramente serão menores depois de nos deliciarmos com esta pão fabuloso!!
Bjs em ti
Dalia
p.s. e eu sabes que tive um fim de semana de matança de porco, deves bem saber o que se come...aiiiiiii que BOM !!
Olá Margarida,
ResponderEliminarQuase que dá para sentir o cheirinho desse pão fabuloso acabado de fazer
Vaqueiros é uma das muitas terras que povoam o barrocal algarvio, onde ainda se podem encontram verdadeiros tesouros, o Pão é um deles.
Na minha opinião é onde se pode comer o melhor pão de todo o Algarve.
Vou estar atento para que no próximo ano possa dar uma saltada a essa feira, até lá, vou-me contentando com a feira de S. Brás nos finais de julho, onde surgem artigos genuínos da serra algarvia (o mel, os doces, o pão, o medronho, o artesanato feito de saberes, etc.)
Obrigado pela partilha
Bjs
Paulo
´Feira da Serra - último fim-de-semana de Julho!
EliminarNo ano passado fiquei deliciada com uma miúda de 12 anos a fazer renda de bilros.
Também vou lá todos os anos - é paragem obrigatória!
Bjs
Margarida
Olá Margarida (:
ResponderEliminarBom com este comentário vai um enorme obrigado de sorriso de orelha à orelha, há uns anos encontrei esse senhor numa feira e desde aí (não fiquei com cartão :\) que andava obcecada à procura do nome e das botas dele! Muito muito obrigada ainda por cima nesta altura que estava mesmo a precisar duns sapatinhos novos (: beijinhos muito grandes!
ps - óbvio que também fico muito contente que te tenhas divertido (:
Sara,
EliminarNada acontece por acaso :-)
Bjs
Tenho saudades de ir a uma feira destas, já que de pequenina era costume ir com os meus pais!
ResponderEliminarO que me ficou no goto foram essas cadeiras de empreita! Tive uma em pequena e um dia quero arranjar umas quantas para a minha casa de Aljezur!
Fotos maravilhosas! Tenho imensa pena que este tipo de feiras não se realizem semanalmente, para podermos comprar e usufruir do melhor que temos no nosso país. Pelo menos na minha zona, deixaram de se realizar. Adorei os sapatos e as botas do Sr. Mário. O pão tem um aspecto delicioso e ao qual eu nunca resisto. E as cadeiras pintadas tenho uma dessas desde miúda. Que saudades destas feiras! :)
ResponderEliminarQue post maravilhoso, as uas fotossão mzaravilhoss! Fiquei ainda com mais saudades de Portugal!
ResponderEliminarBeijinho
Catarina
Tantas coisas giras e boas :)
ResponderEliminarAi esses pães com chouriçoooo :) Ai tão bom ;)
Seu blog é um encanto!
ResponderEliminarAdorei a diversidade de temas, fotos e os textos.
Parabéns!