quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Do alto da torre sineira


Volta e meia gosto de me armar em turista na minha cidade. Quem cá vive acha sempre que já viu tudo e que conhece Faro de uma ponta a outra como as palmas das suas mãos, mas será que conhece mesmo? Será que já percorreu todas as ruas com os olhos postos em todos os detalhes? Hummm, duvido, e falo por mim. De vez em quando vagueio sem rumo e descubro sempre coisas bonitas. Na terça-feira de manhã, como tinha alguma disponibilidade, resolvi fazer um destes passeios, mas desta vez com um destino programado: a torre sineira da Sé Catedral. Só de pensar nos degraus meio desfeitos que são necessários subir, as minhas pernas tremeram... e foi por pouco que não fui, não pelo receio dos ditos degraus, mas pelo aguaceiro forte que caiu quando me preparava para ir até lá - a chuva caiu, as núvens dissiparam-se e, num instante, o céu ficou azul. E fui...
São 68 degraus até ao topo. Quem é de cá não paga entrada (€3,00 para os demais com a hipótese de visitar o claustro, o jardim, a torre sineira, e aluns espaços interiores da Sé Catedral), e vale a pena cada tremelique de perna para subir ao miradouro! Lá em cima a vista é deslumbrante: o pavimento de paralelepípedos geometricamente colocados, os telhados de tesouro (ou quatro águas) que dominam a parte antiga da cidade, a fábrica (e que nunca chegou a ser...) da cerveja e além construções, uma extensão enorme da ria que, como eu costumo dizer, faz jus ao seu nome: é mesmo Formosa!


Pano p'ra Mangas

6 comentários:

  1. E que boa turista pois as imagens estão lindas.
    Hoje tb fui "turista"..fui ao museu...

    www.margaridaflordaminhavida.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Que fotos lindas!
    As minhas férias na infància eram passadas em Faro. Que saudades eu tenho dessa cidade!

    ResponderEliminar
  3. Fantastico! Lindas fotos, linda cidade!
    Eu tambem adoro ser turistas na minha propria cidade e conheço o Porto, assim mesmo, indo visitar lugares que passamos vezes sem conta mas sem entrar. Eu não! adoro ver, fotografar pormenores e falar com as pessoas sobre as historias que cada sitio guarda.
    Tenho inclusive amigos muito viajado no estrangeiro e que vivem no Porto e não conhecem por dentro a famosa e linda Torre dos clerigos, as igrejas maravilhosas que a cidade tem, as tasquinhas e ruelas tão caracteristicas aqui do Norte, e eu fico triste, porque Portugal é absolutamente fantástico. Desculpa pelo longo testamento.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dulce, ai o Porto... o Porto enche-me o coração... Em breve quero voltar.Um beijinho

      Eliminar
  4. adoro a vista da torre, um dia destes hei-de lá voltar com a minha piolha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Magda, vale mesmo a pena... eu hei-de lá voltar num dia bem carregado de nuvens e noutro em que não haja pinta branca no céu :-)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips