terça-feira, 4 de novembro de 2014

Do more of what makes you happy


Andamos sempre tão ocupados com os nossos deveres - quer profissionais, quer familiares - que muitas vezes nos esquecemos de nós. Sim, de nós! Sem qualquer ponta de egoísmo ou egocentrismo. O estarmos bem connosco é um benefício para quem nos rodeia: reclamamos menos, sorrimos mais, a auto-estima eleva-se e, como me dizia alguém há tempos: isso nota-se à distância!
Se fazemos pelos demais por que não havemos de fazer por nós? Acreditem, ninguém o fará tão bem... Pode haver quem nos conheça ao pormenor, mas ninguém como nós para sabermos aquilo que nos faz felizes.

Há muitos anos que deixei de fazer exercício físico regularmente, simplesmente porque não gosto. Experimentei muita coisa: ginástica rítmica, step, aquajogging, jogging ... mas tudo, tudo mesmo era um sacrifício! Fazia-o por "obrigação" e não por prazer. Hummm, talvez o jogging tivesse sido o que mais gostei, mas porque o praticava em Londres onde as temperaturas são mais baixas e onde não me sentia a transpirar desalmadamente e onde o fazia no anonimato, sem encontrar A, B ou C - lá está a vergonha e o preconceito a falar mais alto na minha cabeça... - e porque era uma cidade plana e convidativa a tal (no fundo, desculpas...pois também o podia fazer cá!)

Não há muito tempo acordei o bichinho do ballet ( e sim, a Anita também é culpada...) - como já contei aqui - e depois de ter feito uma aula experimental, tive a certeza: é isto! Fiz a primeira aula com umas marquitas nos pés, no entanto "bailarina" que se preze tem de ter umas sapatilhas côr-de-rosa, porque isso também faz parte do sonho. Assim, fui equipar-me e no sábado fiz a primeira aula (e ontem a segunda!) já como aluna do Atelier do Movimento e só posso agradecer a mim mesma o ter tomado esta decisão: a de fazer algo que me torna feliz! Posso não rodopiar, nem elevar a perna à cabeça; o corpo pode pesar, mas a cabeça... essa voa, rodopia e sente-se leve.


Aconselho-vos a fazer o mesmo. Escolham algo que vos faça felizes e, simplesmente, façam-no. Sem vergonha, sem preconceito, sem receio: tudo isto desaparece no momento em que entrarem em acção. Experimentem e depois contem-me, pode ser? Desde que isso não prejudique ninguém, TUDO, mas TUDO mesmo é válido!

Pano p'ra Mangas

4 comentários:

  1. Lá está :) Agora já li! E acho que tens toda a razão! Cuidarmos de nós, estarmos bem connosco é essencial para estarmos bem com tudo o que é exterior a nós. E acho que esta aventura só será benéfica para ti! Eventualmente vais notar que existem motivos para se começar o ballet desde pequenina (eu bem insistia com o meu corpo e ele não obedecia! ahahaha), mas o que interessa isso? Interessa é experimentar, fazer, tirar tempo para irmos fazer algo de que gostamos, que nos liberta a cabeça e nos põe a aprender algo tão diferente do habitual! Parabéns!! Quero uma fotografia de um plié na próxima semana, sff!!! Um beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Vou voltar a repetir-me mas fico contente por te ver tão feliz. O orgulho (aquele orgulho de que falavas há dias) que tenho por ti é enorme! E entretanto, vai ao mural do meu blog no Facebook, ver um video que lá pus há uns dias sobre a preparação das sapatilhas. Acho que vais gostar (e aquele x-acto na sola da sapatilha tem tudo a ver!!). Beijinhos e muito obrigada por seres uma inspiração tão grande. Quando estiver contigo levas um xi tão grande que te corto a respiração!!!! Ehehehehehe!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ana!

      Já vi esse video e até o partilhei com a minha afilhada - essa sim, uma bailarina como a Anita <3

      Eliminar
  3. Que bonito Margarida!!!! E que bom é ver-te assim feliz!!!!! Beijinho e espero ver-te em breve!!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips