segunda-feira, 28 de julho de 2014

Sunday baking: tarte de figos frescos com amêndoa


A figueira está novamente carregada, mas desta vez os figos são bem mais pequenos e nem parecem ser lampos... Normalmente comemo-los ao natural, mas de vez em quando sabe bem variar - em tostas com mel e ricotta ficam de chorar por mais!!! - por isso hoje fiz uma tarte. Procurei uma receita que me agradasse mas não encontrei nenhuma - esquisitinha, eu... - e por isso usei como base a receita do bolo rústico de ameixas com algumas alterações. Aqui fica a minha receita:

100gr de amêndoa sem pele grosseiramente picada
60gr de açúcar mascavado
1 ovo
1 colher de sopa de manteiga derretida
55ml de leite
130gr de farinha
1 colher de chá de fermento
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
1 colher de chá de canela em pó

Ligar o forno à temperatura de 200ºC. Forrar uma tarteira com papel vegetal, untar e reservar.
Lavar e cortar ao meio cerca de 12 figos e reservar.

Método tradicional:
Misturar a amêndoa com o açúcar. Juntar o ovo e bater. Adicionar o ovo e o leite e bater até ficar bem misturado com o preparado anterior. Juntar a farinha com o fermento e envolver. No fim adicionar o gengibre e a canela e mexer até ficar tudo bem incorporado.
Deitar a massa na tarteira e dispor os figos por cima. Levar ao forno por 30 minutos ou até a massa estar cozida.

Na Bimby:
Pesar e picar a amêndoa: 6seg/vel5
Juntar o açúcar e o ovo e ligar a velocidade 3. Ir deitanto os restantes ingredientes pela seguinte ordem: manteiga derretida, leite, farinha com fermento, gengibre e canela. Não calculei o tempo total, mas deve rondar os dois minutos, aproximadamente.
 


Dica: normalmente tenho gengibre no congelador, pois não só se conserva durante mais tempo, mas também é mais fácil de ralar.

Curiosidades: as tacinhas de cerâmica da segunda foto foram compradas na Anthropologie, em Londres, mas são feitas em Portugal - por acaso alguém sabe onde posso comprar iguais? E a espátula da NordicWare foi a última aquisição que fiz, também em Londres, desta vez no Selfridges. (Hummmm isto soa-me a saudades. Vou ter de arranjar modo de lá voltar um dia destes!)

Pano p'ra Mangas

domingo, 27 de julho de 2014

Os cestos de picnic da Anita Picnic


Na sexta-feira, mesmo a bater na hora de encerramento dos CTT fui com a minha amiga I. buscar uma encomenda que ela tinha feito uns dias antes: nada mais nada menos que um cesto de picnic. Ela já mos tinha mostrado no computador, mas nada me fazia esperar uma surpresa tão boa. Claro que a convenci a dar um pulinho à Alamenda para, mesmo com o telemóvel lhe tirar duas ou três fotografias para por aqui no blog.
A julgar por este, os cestos são não só lindos e charmosos, mas também super, super bem feitos. Estão cheios de detalhes que me encantaram - a etiqueta por fora, o debrum no avesso do forro e o estampado no fundo. Se quando os vi no site os achei um pouco caros, neste momento já não penso assim, até porque há uma diferença abismal entre o "ser caro" e o "não poder pagar" - são coisas totalmente distintas, certo?
Para completar os cestos há toalhas e guardanapos a combinar. Um charme, mesmo!!!
Digam lá que não apetece substituir os almoços em restaurantes por picnics nos parques ou na praia?

 

E se têm paixão por cestas, há outras que também vos vão "encher as medidas", são as da Sofia que estão à venda na sua The Sunny Store!

Pano p'ra Mangas

quinta-feira, 24 de julho de 2014

As marquitas mais queridas


Eu sou suspeita para dizer isto, até porque olho para cada par que me sai da máquina de costura e penso o mesmo. Mas estas... oh, ficaram tão queridas! Deram algum trabalho a fazer, é verdade, e passaram por diversas fases: escolher os tecidos e cortar em tiras de uma polegada (2,51cm), cosê-las a uma base, pespontar o novo "tecido" e só depois arranquei para o processo normal de talhar e montar os sapatinhos. Houve quem quisesse ter ficado com elas, mas já tinham destino :-) e eu não permiti que isso acontecesse.
Agora estão a caminho de uns pezinhos pequeninos e eu estou ansiosa por ver uma foto destas marquitas calçadas <3
Se gostaram destas e quiserem umas parecidas - porque eu não faço duas iguais! , basta que me enviem um e-mail.
Pano p'ra Mangas
.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Presentes


Esta semana parece Natal aqui pelos meus lados... Ontem foi a Gernetic que resolveu presentear-me com um creme corporal - que é óptimo e tem um cheirinho delicioso! e hoje tinha na caixa do correio um embrulho enviado pela Made in Paper - um conjunto de rolos de fita cola s-u-p-e-r-g-i-r-o-s!!!

É óbvio que já usei uma das fitas num embrulho que segue amanhã pelo correio :-)


Pano p'ra Mangas

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Instagram

O tempo passa e eu nem dou por isso e quando dou por mim, o que tenho para partilhar aqui no blog é uma colecção de imagens já publicadas no Instagram...


1. A Praia de Faro hoje de manhã... não me parece que vá ficar assim com ar de deserta por muito tempo.
2. Escondido entre mil e um sabonetes de marcas brancas ou mais populares encontrei esta maravilha - só pela embalagem vale a pena comprar.
3. A tarde de ontem foi passada entre um tabuleiro de Scrabble e um de Monopoly, e se repararem bem, um monopólio em escudos!!!
4. Mini me há 34 anos :-) Adorava este vestido: azul escuro, de florinhas e com um cabeção de bordado inglês. Bastante actual para os padrões das marcas queridas de hoje, right
5. E que bem que me soube esta sangria na noite de sexta feira, na inauguração do Palms - a entrada foi atrasada pela ASAE, mas o espectáculo de abertura deste novo espaço nocturno foi brilhante.
6. Remembering the (not so) good old days. Fui descobrir o capacete que costumava levar para as obras... numa vida que já lá vai :-D
7. Irresistíveis! Estas cadeiras de beira de estrada obrigaram-me a parar, pois na minha cabeça só me ocorria "this is a photo opportunity".
8. As marquitas mais queridas de sempre!!!! Eu sei que digo isto de todas, é verdade, mas estas... são mesmo um amor.
9. Os melhores lollipops de sempre: melancia congelada! Easy peasy lemon squeezy :-P
10. Tinha este quilt parado há tanto tempo, mas numa tarde completei o topo. Agora falta o resto...
11. Finalmente dei uso aos meus ruibarbos!!! E numa tarte deliciosa cuja receita podem encontrar aqui.
12. Três gerações de Fuji. Esta tem sido a época de ir encontrar coisas no baú...

Pano p'ra Mangas

terça-feira, 15 de julho de 2014

O snack deste Verão:


Lolipops de melancia. Basta cortar melancia aos bocados, espetar um palito e colocar no congelador por umas horas :-) É delicioso e refrescante!

Imagem via Instagram.

Pano p'ra Mangas

domingo, 13 de julho de 2014

Oliver + S City Weekend quilt


Uns meses  antes de partir para Londres e ainda sem saber que iria comecei um quilt em tons alegres e frescos com sabor a verão e apesar de já ter passado algum tempo, esta continua a ser uma das minhas combinações de cores favoritas e os tecidos Oliver + S continuam muito, muito bonitos. A ausência obrigou a que fosse arquivado e desde então tem estado guardado numa caixa, juntamente com os tecidos que ainda estavam por cortar e muita alfazema para o manter não só perfumado mas também sem sombra de traça. 
Hoje, e passado quase um ano de ter regressado, voltei a pegar nele com a intenção de o terminar :-) O topo está concluido, bem como uma tira que irei colocar na parte de trás, independentemente do tecido que levar - estou inclinada para um vichy turquesa ou umas risquinhas amarelas, ou ainda um polar, de uma das cores usadas, caso o encontre. Vai ficar com um tamanho aproximado de 130cm x 130cm (gosto de quilts quadrados, sabe-se lá porquê!) e quem estiver interessado nele poderá contactar-me para mais informações.

Pano p'ra Mangas
 

sexta-feira, 11 de julho de 2014

As pequenas coisas dos dias grandes


Hoje, pelo terceiro dia consecutivo fiz praia. E não, não estou propriamente de férias - daquelas em que não te preocupas com horas de acordar, deitar, comer... E não, não vale a pena invejarem, pois neste momento a minha vida não tem nada que valha a pena invejar - mesmo!
O mar estava uma delícia e ainda pensei: vou enviar uma foto para o Instagram, mas um segundo pensamento veio de assalto: "Já fiz isso ontem! é quase um insulto se o voltar a fazer." e um terceiro pensamento voltou a bater à porta "ora bolas, isto é como aquela máxima dos limões - "when life gives you lemons, make lemonade" - certo? Ora se eu tenho a praia praticamente à porta de casa por que não a hei-de aproveitar? especialmente agora, antes das invasões bárbaras do final de Julho e Agosto!
Daqui a meia dúzia de dias faz um ano que regressei a Portugal, a casa e às "minhas pessoas" e desde então tenho, na medida do que me é possível, aproveitado o melhor que consigo deste regresso e do que tanta falta me fez. E daqui a um mês faz três anos que troquei o certo pelo incerto - ainda não voltei a encontrar certezas, mas estou convicta de que a cada dia que passa estou mais perto disso: o importante é não abandonar o barco e remar, não desistir, continuar a sonhar e continuar a acreditar que sou capaz. Julho e Agosto têm-se revelado meses de reflexão que levam à mudança em Setembro - o mês do meu aniversário, por sinal - por isso estou expectante e crente numa outra máxima que acorda comigo todos os dias "something good is about to happen!".

Quanto ao aproveitar a praia, quem diz praia, diz campo, cidade, bairro ou até a rua onde se vive - por mais blocos de apartamentos que tenha e cinzenta que pareça. Há sempre algo de bom que se consegue ver e aproveitar: a luz através de uma janela, uma frase escrita numa parede e que nos deixa a sorrir, um buraco na calçada em forma de coração ou até mesmo de estrela, o cheiro a frésias esquecidas numa qualquer varanda... sei lá. Só é preciso estar de olhos, ouvidos e coração abertos para apreciar estas pequenas coisas e daí a sentir "o copo meio cheio" é um instante.

Pano p'ra Mangas



quinta-feira, 10 de julho de 2014

Follow me by e-mail


Com o verão a chegar em força é normal que o número de posts por aqui diminua, e não é por falta de assunto, mas sim porque nem sempre estou com disposição para passar horas em frente do computador a descarregar fotos, editar - por muito pequenas que sejam as edições, cada imagem é alvo de escrupulosa atenção - escrever... enfim! Quem tem um blog sabe que este é um processo que leva tempo. Por isso resolvi tornar a vida mais fácil a quem gosta de ler as novidades por aqui. Como? Basta preencher o formulário aqui ao lado com o seu endereço de e-mail e assim que sair um post o blogger encarrega-se de o entregar directamente nas vossas caixas de correio. Não é simples?

Sei de algumas pessoas que vão ficar felizes com isto, pois andam há séculos a pedir-me que faça uma newsletter, ou algo parecido :-) Hoje, quando fui à procura de um tutorial para a newsletter encontrei este método, que não sendo novo, representa uma novidade para mim.

Quem quiser, pode ainda seguir-me no Instagram ou no Facebook, onde é mais prático dizer olá a quem passa, como se de uma esplanada de praia se tratasse.

Pano p'ra Mangas
 

terça-feira, 8 de julho de 2014

Bolo de ameixas com ruibarbos


Finalmente tirei uns talos de ruibarbo da terra e dei-lhes uso!!!! No entanto "ruibarbo" é nome de "gente crescida" e os meus são tãooo pequeninos que o melhor é dar-lhes o nome de "baby rhubarbs" (ahhh e se soa bem, dito desta maneira!). E usei-os como? Num bolo, juntamente com ameixas pretas e amarelas.
Vi hoje esta recita de bolo de ameixas no blog da Naída e resolvi experimentar mas fiz duas alterações:
1º juntei ruibarbo cortado no sentido do comprimento (foi para parecer maior...)
2º substituí a farinha por uma mistura de 50gr de fécula de batata, 50gr de maizena e 40gr de farinha de arroz)

Ficou delicioso! Já cru ele tinha bom aspecto...e depois de cozido é o que está à vista. Não é demasiado doce e o ácido, quer das ameixas, quer do ruibarbo, dão-lhe aquele travo desenjoativo. É com certeza uma receita a repetir! Obrigada, Naída!

Pano p'ra Mangas

domingo, 6 de julho de 2014

Instagram

A falta de tempo aliada à preguiça fazem do Instagram a "melhor" rede de partilha de imagens, por isso consigo tê-la mais actualizada que o blog. Se quiserem, podem seguir-me por lá, sabiam?

1. Praia de Faro. Hoje. Mais deserta que num dia de inverno...
2. Antes que a silly season se instale fui aproveitar um pouco da noite ainda com sotaque algarvio
3. Quem é que consegue resistir a estes cavalinhos?
4. Os chãos de casa. Aqueles que conheço desde sempre, e que fugindo à "regra" do padrão formam outro, diferente a cada centro.
5. A minha primeira experiência de pão sem glúten.
6. Aqui viveu Zeca Afonso, entre 1961 e 1064
7. Mais uma tarde no atelier...
8. O meu cavalinho ... hoje, com certeza, não cumpre as mil e uma regras dos brinquedos actuais, mas é certo que não me lembro de nenhuma queda - nem minha, nem da minha irmã...
9. Colheita do dia: physalis!
10. As nossas pequenas-mini-abóboras <3 p="">11. Mais uma relíquia entre as arrumações: 79 rosetas de crochet feitas há quase 40 anos pelas mãos da minha avó.
12. Aviões de papel... uma pequena parte dos que ainda quero fazer :-)

Pano p'ra Mangas
 

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Pão sem glúten


Por aqui continuamos em experiências gluten-free. Ontem foi a vez do pão!
Já há uns anos tinha experimentado o pão de compra da Schar, mas para alguém que adora pão, como eu, aquele não me encheu as medidas - nem pouco mais ou menos - e nos últimos dias tenho andado a ver os hipermercados aqui da "vila" e também não há muito por onde escolher :-( Assim, ontem rumei ao Apolónia - onde é possível comprar o impossível - pois sabia que lá encontraria uma variedade considerável de farinhas para fazer o meu próprio pão. E assim foi. Até tive dificuldade em fazer a "escolha certa". No cesto trouxe farinha de arroz, farinha integral e goma xantana. Em casa tinha os restantes ingredientes para a receita que me foi dada por uma amiga, por isso no regresso, meti a mão na massa. Como só eu vou comer este pão optei por fazer pãezinhos pequenos (com a ajuda de uma colher, já que é impossível moldá-los nas mãos), que no final congelei.
Não deixa de ter uma textura estranha, comparativamente com o pão convencional, mas é muito saboroso e é uma boa alternativa aos pequenos-almoços de fruta e iogurte que tenho feito nas últimas semanas.

Receita:
150gr de farinha de arroz
150gr de farinha integral
200gr de fécula de batata
350ml de água morna
2 colheres de chá de goma cantana
1 colher de sopa de fermento
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de azeite
2 ovos
sal qb

Mistura-se as farinhas e no meio abre-se um buraco onde se adicionam os líquidos, os quais se envolvem com os secos até formar uma bola. deixar repousar durante uma hora e levar ao forno a 200ºC até estar cozido.


Apenas a título de curiosidade: apesar de os produtos que comprei não terem sido baratos, estive a comparar com os preços pagos no Reino Unido (no site da própria marca) e não achei que estivessem demasiado inflacionados, como por exemplo a farinha de arroz que me custou €2,99 e o preço dela em libras é de £1,65 ...

Pano p'ra Mangas

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Publicidade aqui não... ou talvez sim (mas só um bocadinho...)!


Tenho andado com o bichinho de escrever este post (e hoje já foi tratado aqui) , mesmo sob ameaça de dar um tiro no meu pé, ainda assim vou fazê-lo e não passa de hoje. 
Nos último ano tenho vindo a observar um fenómeno de marketing que até há bem pouco tempo não se via: grandes e pequenas marcas a usarem como canal de publicidade os blogs. A que se deverá este fenómeno? Terá a ver com um maior envolvimento das marcas com os seus potenciais clientes? Será uma forma de contenção de custos? Serão os blogs o novo canal forte de publicidade? Não sei... gostava de ouvir a vossa opinião.
No entanto não há bela sem senão, com tanta publicidade acho que se perde um pouco a alma do blog - e confesso que senti isso quando quase de seguida escrevi uns quantos posts sobre a Instax e sobre a Coats - não é que os posts tivessem sido "encomendados", mas por ser uma novidade para mim, não deixei de achar esquisito. 
Antigamente - e olhem que eu já ando cá há muito tempo... - observava-se uma troca de presentes entre bloggers, que depois eram alvo de agradecimentos públicos. Até aí tudo bem. O que observo agora é quase uma guerra, especialmente entre as pequenas marcas e que muitas vezes nascem em blogs (tenho observado isso em especial nas roupas de criança, que não sendo o meu mundo, é um mundo de que gosto muito) as quais enviam presentes em catadupa a bloggers com milhares de seguidores, que (acho eu) se vêem na obrigação de escrever sobre isso, ou de, pelo menos colocar um link. Perde-se um bocado a liberdade de expressão: "ah, hoje apetecia-me falar sobre o tempo, mas recebi uns sapatos novos e vou ter de falar sobre isso".
Claro que é giro receber uns presentes, pois também é um reconhecimento do nosso trabalho, mas uns atrás dos outros? Ainda há dias me perguntavam o que é que eu tinha feito para ter ido a Barcelona ou para receber os presentes da Coats. A minha resposta é sempre a mesma: não sei! (até porque não tenho um número de visitas que seja significativo). 
Confesso que durante muito tempo sonhei que um dia poderia tirar do Pano p'ra Mangas uma parte do meu rendimento mensal. Hoje já não penso assim, no entanto continuo a acreditar que será o meio que me levará a algum lugar rentável :-)

Imagem daqui.

Pano p'ra Mangas
 

terça-feira, 1 de julho de 2014

Shop shelf


Nos últimos dias tenho conseguido, finalmente, matar as saudades da máquina de costura. Certo é que se passo demasiado tempo a costurar, o meu braço direito começa a gritar-me para parar, e eu... tenho de lhe fazer a vontade, sob pena de ter de ficar longe da máquina por longoooos dias. Assim, aos poucos, vou ficando com a montra bem arranjada para vos receber. O que vos parece?
Para mais fotos poderão ver na minha página do facebook e para informações poderão enviar-me um e-mail :-)

Pano p'ra Mangas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips