sexta-feira, 4 de julho de 2014

Pão sem glúten


Por aqui continuamos em experiências gluten-free. Ontem foi a vez do pão!
Já há uns anos tinha experimentado o pão de compra da Schar, mas para alguém que adora pão, como eu, aquele não me encheu as medidas - nem pouco mais ou menos - e nos últimos dias tenho andado a ver os hipermercados aqui da "vila" e também não há muito por onde escolher :-( Assim, ontem rumei ao Apolónia - onde é possível comprar o impossível - pois sabia que lá encontraria uma variedade considerável de farinhas para fazer o meu próprio pão. E assim foi. Até tive dificuldade em fazer a "escolha certa". No cesto trouxe farinha de arroz, farinha integral e goma xantana. Em casa tinha os restantes ingredientes para a receita que me foi dada por uma amiga, por isso no regresso, meti a mão na massa. Como só eu vou comer este pão optei por fazer pãezinhos pequenos (com a ajuda de uma colher, já que é impossível moldá-los nas mãos), que no final congelei.
Não deixa de ter uma textura estranha, comparativamente com o pão convencional, mas é muito saboroso e é uma boa alternativa aos pequenos-almoços de fruta e iogurte que tenho feito nas últimas semanas.

Receita:
150gr de farinha de arroz
150gr de farinha integral
200gr de fécula de batata
350ml de água morna
2 colheres de chá de goma cantana
1 colher de sopa de fermento
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de azeite
2 ovos
sal qb

Mistura-se as farinhas e no meio abre-se um buraco onde se adicionam os líquidos, os quais se envolvem com os secos até formar uma bola. deixar repousar durante uma hora e levar ao forno a 200ºC até estar cozido.


Apenas a título de curiosidade: apesar de os produtos que comprei não terem sido baratos, estive a comparar com os preços pagos no Reino Unido (no site da própria marca) e não achei que estivessem demasiado inflacionados, como por exemplo a farinha de arroz que me custou €2,99 e o preço dela em libras é de £1,65 ...

Pano p'ra Mangas

2 comentários:

  1. Tem bom aspecto.
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Estas fotos poe qualquer um "guloso" para provar um pedadinho deste pão ♥
    Bom fim de semana ♥
    http://sarranheira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips