segunda-feira, 29 de junho de 2015

Rocas de alfazema


Ontem, numa das minhas muitas passagens pelo Instagram, deparei-me com uma foto maravilhosa da Diane, na qual exibia um cesto repleto de rocas de alfazema. Ao expressar a minha vontade de saber fazê-las, ela respondeu-me que no blog tinha as instruções para o conseguir. Fui lá de imediato - se por um lado o Instagram é aquela coisa maravilhosa para quem, como eu, sou uma "papa-fotografias", por outro rouba-nos tempo e dedicação à leitura de blogs tão bons como é o caso Xuxudidi et plus encore.
Hoje de manhã, mal pus o pé fora da cama, peguei na tesoura e lá fui eu cortar mais uns pés de alfazema - de um arbusto que finalmente, após uns anos de plantado, está a dar flor como se não houvesse amanhã!
Segui à risca as instruções da Diane, achando que aquilo iria ser easy peasy lemon squeezy. Ai era, era! Para completar a primeira roca levei cerca de quatro horas!!!! Desmanchei tantas, mas tantas vezes...o entrançar das fitas nunca dava certo - e ainda assim ficou alguns enganos, mas como já estava a entrar em estado de ebulição deixei passar... 
Já mais calma e como ainda tinha alguns pés cortados, fui buscar os que me faltavam para completar o número indicado e aventurei-me, novamente, na hercúlea tarefa de fazer mais uma roca. Optei por fazer sem o recurso ao copo e, confesso, correu um pouco melhor, embora ainda tenha alguns enganos pelo caminho. Desta vez copletei-a em muito menos tempo - cerca de uma hora! Como ainda tenho alfazema no arbusto hei-de fazer uma terceira, que espero saia perfeita.
Obrigada querida Diane pela inspiração e pelas tuas instruções tão claras.


Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

6 comentários:

  1. Valeu a trabalheira ficaram magníficas!!! Os meus parabéns pois deves ser das poucas pessoas deste mundo que vem diys no insta ou pinterest e realmente fazes os projectos. Tenho tanta coisa pinada e nada ficou prali perdido no tempo

    ResponderEliminar
  2. Que engraçado!!! :)
    Adorei ler este teu post, porque não há mesmo coincidências :P

    Tenho uma roca destas, desde que me lembro de ser gente (claro que já não cheira a nada, se bem que durou muitos anos, chegou a ir comigo para a faculdade...) e apesar de sempre me ter fascinado pela forma e pelo cheiro, confesso que nunca tinha pensado nela até há 1 mês.

    Em Junho estive na Croácia e, em visita à ilha de Hvar, deparei-me com o festival da Lavanda, que é a planta típica da Croácia e, em particular, daquela ilha. Havia saquinhos de Lavanda por todo o lado, a própria planta, por toda a parte e um cheirinho maravilhosos!!! Numa das bancas vi as rocas... trouxeram-me memórias maravilhosas, até porque (provavelmente por falta de atenção) nunca tinha visto outras rocas sem ser a minha (antiga e já sem cheiro...). Comprei para oferecer à minha mãe e decidi-me a experimentar fazer. A caminho do barco, "obriguei" o Daniel a parar para apanharmos uns pezinhos (ia-nos valendo perder o barco) e a excitação era tal que logo no carro decidi experimentar (daqui a foto desajeitada https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10153484144623120&set=pb.640878119.-2207520000.1437434403.&type=3&theater ).

    Sem fio, sem fita, sem instruções nem técnica (e aos solavancos...) não ficou linda, mas é a minha roca e dá muito bom cheiro à roupa :)

    Achei delicioso ver que fizeste o post mais ou menos na mesma altura e que a Diane também o fez por esses dias!!!

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara, vi o post da Diane no IG e ao comentar que gostava de experimentar, ela encaminhou-me para o post onde tinha colocado as instruções. É óbvio que não descansei enquanto não me pus à prova 😊

      Eliminar
  3. Que ideia tão original. Adoramos .-)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips