quinta-feira, 1 de setembro de 2016

1 de Setembro: Dia da Bailarina


De repente dou por mim e já passaram mais de duas semanas sobre o último post.
De repente dou por mim e ... para onde foi Agosto? (não é que o desejasse de volta, mas...)
De repente dou por mim e é Setembro!
De repente dou por mim e é Dia da Bailarina.

Vamos por partes: o calor atrofia-me as ideias e o raciocínio. Aqui dentro só corre uma aragem quente que diz: praia, sol, mais praia e mais sol! Como tenho a sorte de poder fazer horários trocados, as manhãs e algumas tardes têm mesmo sido de sol, areia e mar - e este Verão o mar tem estado...sopa! autêntica sopa!

Agosto? Aquele mês adorado por uns e odiado por outros... foi-se! Fugiu para norte e, se não me engano, só o teremos de volta dentro de um ano.

Setembro? Ahhh Setembro! O meu mês, por excelência. Aquele em que celebro a (minha) passagem de ano - sem fogos de artifício, é certo, mas com planos e forças renovadas. Ainda não pensei bem o que vou querer para os 42, pois tenho de estabelecer uma ordem, prioridades, etc. etc. etc. 

Há algo que quero muito e à qual vou dar continuidade: o ballet! Sem dúvida que foi uma das minhas opções felizes dos 41. Se há um ano me dissessem que iria praticar uma actividade física com regularidade e tanto afinco, eu responderia com qualquer coisa como "Isso só pode ser brincadeira!", mas o certo é que me inscrevi nas aulas para celebrar os "menos 14" e não mais o deixei - faz bem ao corpo e à alma!

A sério, a sério, quais os benefícios que tiro desta prática?

- tem-me ajudado na coordenação motora: é difícil, mas dificilmente desisto; quando não consigo fazer os exercícios à primeira barafusto comigo própria, fico arreliada, cruzo os braços para depois voltar ao início - não é à primeira? Paciência! Há-de ser à décima sexta!
- é relaxante - apesar dos momentos de irritação por não conseguir saltar, ou esticar a perna, ou trocar os braços, a cabeça e tudo o resto, as aulas são onde não penso em mais nada - é que não há qualquer hipótese.
- sinto-me muito mais flexível e mais leve - embora ainda haja momentos em que me sinto um elefante a aterrar num bloco de cimento fazendo-o estremecer, dobro-me melhor, estico-me mais e já enfiei na cabeça que até ao final do ano estarei a fazer a espargata (...a ver vamos!)
- enfrentar o medo - sim, o medo! Há momentos em que é deveras assustador calçar as pontas e andar sobre elas. Pela cabeça passa o medo de me desequilibrar, o medo de torcer o pé, o medo de cair e me magoar. Temo pelos meus joelhos e tornozelos, pelas câimbras que me paralisam as pernas ... É um medo que vai, mas que volta.

Por fim, cumpri o sonho não de ser bailarina, mas de dançar ballet com tudo o que a alma, o coração e o corpo me permitem. Cumpri o sonho de vestir um tutu (que por sinal já me está grande...) e de pisar um palco - o palco mais bonito da cidade de Faro. 
Daqui levo a certeza que para onde quer que a vida me leve e onde quer que esteja no futuro, o ballet irá comigo e darei continuidade a este mimo - sim, esta é, também, uma forma que encontrei de me mimar.
E mesmo sem ser bailarina, termino este post com um Feliz Dia da Bailarina!

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

1 comentário:

  1. Achei maravilhoso este teu post, para comemorar este dia Da Bailarina, só umas poucas palavras.
    Segue em frente com este teu sonho e nunca o abandones porque tu consegues. Sê Feliz com o que te dá prazer fazer.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips