domingo, 9 de outubro de 2016

Bolachas de matcha e chocolate branco

Há dias ofereceram-me um snack doce - nem sei bem como o classificar ... - vindo directamente do japão, em que nada estava escrito em inglês ou qualquer outra língua "traduzível", apenas sendo perceptível que continha um recheio de matcha e chocolate entre duas bolachas que pareciam ser de arroz. Era delicioso!

Quis reproduzir o sabor do recheio, já que das bolachas não percebi bem de que eram; procurei receitas, revirei o Pinterest e às tantas deparei-me com uma de "bolachas de matcha com pepitas de chocolate branco" - Bingo! Era mesmo aquilo! Resolvi experimentar.

O matcha já o tinha em casa bem como quase todos os ingredientes, excepto o chocolate branco. Comprei um chocolate branco normalíssimo que cortei em bocadinhos pequeninos à laia de pepitas que serviu perfeitamente para o efeito.

Não posso fazer isto muitas vezes, pois são deveras deliciosas. Também saem um pouco caras, já que o matcha não é propriamente um produto barato... as uma vez não são vezes e a experiência serviu para satisfazer a curiosidade.


Receita:
240g de farinha (usei tipo 55 sem fermento)
15g de matcha
150g de manteiga à temperatura ambiente
130g de açúcar de pasteleiro (usei açúcar normal e pulverizei-o na Bimby)
2 gemas de ovo
1 pitada de sal
80g de pepitas de chocolate branco

Comecei por peneirar a farinha com o matcha (que cria pequenos grãos, daí ser importante este passo) e reservei. Bati a manteiga com o açúcar e juntei as gemas. Aos poucos fui envolvendo a mistura de farinha com matcha e no final adicionei o chocolate branco. Dividi a massa em duas partes, fiz um rolo com cada uma delas eembrulhei em pelicula aderente. Estiveram no frigorífico durante duas horas antes de as cortar em rodelas para irem ao forno.
Cada fornada levou cerca de 10 minutos a cozer a 180ºC.


Se tiverem oportunidade não deixem de experimentar, pois são mesmo deliciosas - para não dizer viciantes.

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

1 comentário:

  1. Hummm ... sabes , não gosto de chocolate branco , mas sou muito apreciadora do chocolate amargo e também deve ficar muito bom .
    Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips