terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

As melhores panquecas do mundo


Sim, são as minhas, por mais receitas que experimente. Contudo hoje aventurei-me numas que não ficam nada, mas mesmo nada atrás. Na realidade as únicas diferenças estão na ausência de açúcar e na troca do azeite pela manteiga. Depois de as ter provado acho que posso dizer que estão (quase, quase) em pé de igualdade 😊- é que não me consigo descolar da parte afectiva e de todas as boas memórias que me vêm à cabeça e ao coração quando faço e como as minhas panquecas.

Aqui por casa não há dias específicos para preparar um prato de panquecas para o lanche, mas por se dizer que hoje é Pancake Day resolvi fazê-las também.

Se quiserem saber um pouco da origem deste dia, sigam este link e lá podem ler toda a história que é bem interessante - e como diz o ditado, o saber não ocupa lugar. Não, não é uma "coisa nossa", e se por cá se está a tornar um hábito é apenas mais um com a desculpa de comer umas gordices, pois as panquecas nunca vêm sós.

Quais os meus acompanhamentos preferidos? Deixem-me pensar... queijo, fiambre, compota de alperce, marmelada, mel, fruta, iogurte ou, simplesmente, canela. Obviamente não os ponho todos ao mesmo tempo 😀


A receita...ah, a receita! A receita está na página 49 do  livro Brunch da Cláudia Villax mas eu vou deixá-la aqui:

300ml de leite
225g de farinha
2 colheres de sopa de manteiga derretida
2 ovos
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal

Método tradicional: Coloque todos os ingredientes numa tijela e bata até obter uma massa ligeiramente espessa.
Na Bimby: Coloque todos os ingredientes no copo, tendo o cuidado de por os líquidos por baixo e os sólidos por cima. Programe 10 segundos/velocidade 6 (sim, é só isto!)

Numa frigideira untada com um pouco de manteiga coloque porções de massa com a ajuda de uma concha de sopa. Assim que a panqueca começar a criar bolhinhas à superfície, vire-a e deixe-a cozinhar mais um pouco.
Sirva com os acompanhamentos que mais gostar 😉


Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips