domingo, 8 de abril de 2018

Descomplica: um livro que traz vida dentro e fora das suas páginas

Aquando do lançamento do seu primeiro livro, tive o prazer de estar na plateia para a ouvir e aplaudir e ontem, na apresentação de Descomplica tive a a honra de estar ao seu lado. Escusadas são as formalidades, pois estou a falar da muito querida Sofia Castro Fernandes.

Obrigada, Sofia por me quereres ao teu lado neste dia, na minha cidade. 
E obrigada, Carolina, por me fazeres companhia no outro lado da mesa.
No final acho que poderíamos ter ficado ali, infinitamente, à conversa, pois há tanto assunto e tanto por dizer e para partilhar...

Foi uma tarde de partilha, essencialmente. E foi tão bom. A sala etava cheia de muitos rostos familiares, amigos, queridos - daqueles que levo comigo todos os dias.

Logo que saiu o livro e o comprei, perguntaram-me se valia a pena e se o conseguia comparar com o anterior. Na altura não soube responder, mas agora já tenho a resposta.

O Às 9 no meu livro, é leve. Toca cá dentro, mas é leve. É uma compilação de textos do blog, aqueles que mais sentido fizeram à Sofia reunir em livro.

Descomplica é complicado. Complicado no sentido em que mexe com o que está cá dentro. Complicado porque te faz - se quiseres - entrar em acção. Complicado porque te obriga a olhar para a vida com olhos de ver. E faz-te abrir as janelas da vida para deixar entrar a luz . É complicado porque te proíbe de desistires de ti mesma.

Gosto, particularmente da forma como está escrito. O tom é aconchegante e tanto te dá colo, como te faz querer saltar o muro - a rede vai lá estar para te amparar. Há como que uma dança entre o "eu", o "tu" e o "nós", numa envolvência (des)propositada que faz com que nos identifiquemos uns com os outros, sem complexos e sem medo de ter dedos apontados às nossas fraquezas, simplesmente porque todos as temos. Há algumas palavras, expressões e frases que se repetem em momentos chave do livro, pois apesar de não haver uma sequencia obrigatória na leitura, há uma coerência no discurso que não passa despercebida aos mais atentos, como eu (modéstia à parte, mas não se esqueçam que a minha formação académica é em Línguas e Literaturas e além disso, nos últimos anos, tenho lido e aprendido algumas coisas sobre coaching e PNL... e em cima disto tudo sou uma virginiana do caneco!).

Gosto também das metáforas usadas para explicar processos que às vezes são complexos e que com este pequeno recurso expressivo os torna muito mais simples. E nos deixa sem resistência. Gosto dos verbos escolhidos, que de tão banais e comuns se tornam importantes quando olhamos para dentro de nós. Gosto da simplicidade ao alcance de qualquer mortal que saiba ler. Gosto dos exercícios que aparecem ao fim de cada etapa - são exercícios para a vida, de reflexão, de GRATIDÃO (mas gratidão verdadeira, não daquela oca que tantas vezes oiço aclamar por aí), de FÉ (em Deus, ou noutro qualquer ser que sirva de guia).

Relembra-nos que nos devemos desligar de pessoas tóxicas, que nos sugam o que temos de melhor. Relembra-nos que para sermos felizes é imprescindível que gostemos SÓ dos que gostam de nós. Relembra-nos que a vida muda todos os dias. Relembra-nos que descomplicar é, também, fazer reset.

Li-o todo. De fio a pavio. Tocou-me a(s) parte(s) em que fala do AMOR, de UM AMOR - que é, realmente, o único item da lista da minha vida que não tem um check. Acho que vou ler e reler essas partes, em todos os momentos que sentir que tenho o lado esquerdo do peito a fraquejar e a querer fechar-se e a querer dizer-me que não vale a pena (sim, porque estes dias existem, são reais e doem). Vou ler e dizer-lhe, ao coração, que espere. Afinal de contas, tudo acontece no tempo certo e quando menos se espera 💓


Caso ainda não tenham o/os livro/s, podem adquiri-lo/s aqui:
Às 9 no meu livro
Descomplica
Na Wook, os portes são gratuitos e têm 10% de desconto imediato!
Pano p'ra Mangas

1 comentário:

  1. Melhor descrição impossível. Foi uma tarde óptima, daquelas que saímos com o coração mais leve.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips