terça-feira, 8 de maio de 2018

Há coisas mesmo especiais!


Durante as arrumações profundas do meu “atelier do chão às bolas” encontrei coisas das quais já nem me lembrava - e acreditem que ainda foram algumas, pois são muitos anos a acumular tralha... Deitei muitas destas tralhas fora, dei outras e ainda tive algumas boas surpresas, como este retalho de linho.


Tem história, este pequeno pedaço de tecido, história essa que nem eu sei bem o que dizer dela. Haverá por aí alguém com poderes mágicos que ma possa explicar?

Como sabem, vivi em Londres durante um ano e meio, mais precisamente entre 2012 e 2013 e um dos meus passatempos preferidos era visitar as maravilhosas feiras dedicadas ao artesanato que por lá há. Umas vezes comprava coisas, outras ía só mesmo ver, dependendo do estado da minha carteira. E foi numa destas feiras - já não sei qual - que me apaixonei por este pequeníssimo retalho.Afinal não foi numa feira...leiam e vejam a nota no final do post.

Comprei-o sem pensar no que faria com ele. Era tão pequeno... uns meros 23cm por cerca de 40cm. Custou-me £1,50. Era bonito. Tão bonito. Mas tão bonito que fiquei presa a ele. O padrão, clássico, com uma bailarina, as sapatilhas de pontas, as pequenas frases ligadas ao ballet... Guardei-o. Trouxe-o na bagagem e voltei a guardá-lo numa das muitas caixas com tecidos que tenho. Perdi-lhe o rasto e acabei por me esquecer dele.

No meio das arrumações e do destralhar reapareceu. Eu nem queria acreditar no que os meus olhos estavam a ver: um pequeno rectângulo de tecido que, mal dava para o que quer que fosse, com motivos de ballet clássico. Apeteceu-me chorar de felicidade. Não consigo explicar.

Tinha de fazer algo. Sim, porque passados estes anos, ele faz todo o sentido na minha vida, pois eu já faço parte do mundo encantado do ballet, ou quiçá o contrário...o ballet faz parte da minha vida. 

No sábado, depois do workshop DESCOMPLICA - que vai ficar para outro post - peguei no tecido e pus-me a magicar sobre o que conseguiria fazer dali. Bem...com um tecido a combinar, conseguiria fazer um saco para as minhas pontas. Rebusquei as minhas caixas e até as da minha mãe, mas nada! Confesso que senti a frustração apoderar-se de mim, até à chegada do meu pai que me disse: “ A Eunitecidos está aberta até às 18h!”. Eram 17:35. Peguei nas chaves do carro e voei até Faro.


A Eunitecidos é uma loja que abriu em Faro na quinta-feira e é, simplesmente, o paraíso! Tem centenas de tecidos diferentes, muitos coordenados, básicos, plastificados, lycras, ...eu sei lá! É um mundo!!! Ali, teria de haver algo que combinasse com as minhas bailarinas. Percorri as prateleiras quase todas. Não me apetecia só bolinhas ou quadradinhos. Queria algo mais, e o linho não tinha umas cores fáceis: um fundo azul acinzentado ou cinzento azulado - como quiserem -, e um estampado a castanho escuro, quase preto. Não desisti enquanto não saí de lá com o que queria. Encontrei!!!! Difícil seria se não encontrasse... 

Regressei a casa feliz e não parei até ter o meu novo saco das pontas terminado e com as ditas cujas lá dentro. Quase me esquecia de jantar - ahhh, como eu gostava de me esquecer de comer mais vezes...

Ontem já o levei para a aula. É especial. É mesmo especial! Olho para ele e questiono-me sobre o que me terá levado a comprar um tecido clássico com bailarinas...

Sobre isto do ballet tenho dois mistérios por explicar: o deste tecido e o deste poema que escrevi há mais de 10 anos, quando tinha a mania que sabia escrever. Há por aí alguém com algum palpite ou solução?

Nota: Andei a vasculhar o histórico do blog e encontrei o post em que mostro o tecido que só agora usei. Foi comprado em Fevereiro de 2012, numa das minhas lojas favoritas - a Ray-Stitch 💗 E pelo meio deparei-me com memórias deliciosas... ai Londres...


Pano p'ra Mangas

3 comentários:

  1. Lindo tecido. Lindo relato. Lindo poema. Lindas fotos. Um pai com uma informação preciosa. Uma blogueira, escritora, crafter, bailarina...dedicada e corajosa. Lindo post. Bjinho Margarida.
    Lan Succi

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde. Visitando, vendo, lendo e elogiando as suas publicações.

    * Ouvindo o silêncio dos Areais. *
    .
    Cumprimentos Poéticos

    ResponderEliminar
  3. Adorei o tecido.., eu também sou das pessoas que guardam tudo e que depois não sabe de algumas coisas, até anos depois voltar a encontrar!
    Gostei muito do saco e das pontas, também eu tenho as minhas pontas guardadas por ai numa qualquer gaveta!
    É bom guardar coisas que nos fazem lembrar momentos bons das nossas vidas!

    Cumprimentos
    Sandra C.
    https://bluestrass.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips