segunda-feira, 11 de novembro de 2013

... o lado cinzento do cor-de-rosa


Hoje apetece-me escrever, posso? Escrevo como se estivesse a falar num pequeno grupo de amigos - sim, tem de ser pequeno, pois se tenho muita gente à minha volta a minha tendência é remeter-me ao silêncio e ficar a observar e a ouvir. Com isto quero dizer que, ao longo deste post, talvez me venha a expor mais do que o que estou habituada a fazer - ou talvez, não. Só a escrita o dirá e, como é hábito, deixo os dedos deslizarem no teclado ao som de um sonho qualquer.
Há dias, depois de uma conversa com uma Amiga, fui invadida por um quase sentimento de culpa por fazer do Pano p'ra Mangas um espaço tão "cor-de-rosa" e quase a roçar a perfeição, por fazer transparecer uma pessoa sempre com um sorriso no rosto e pronta a agradar os demais, por fazer parecer que tenho uma vida fácil em que não tenho dificuldades. Nem tão verdade, nem tão mentira - e lamento se vos desiludo...
Este é, sem dúvida o meu mundo cor-de-rosa, onde partilho muito do que faço, daquilo que sei e daquilo que de bom tenho dentro de mim. Também tenho dias maus, em que reclamo, bato o pé enraivecida, estico o dedo indicador na frente de um qualquer nariz que não o meu e mostro o reverso desta medalha. Não o faço aqui, publicamente, porque acho que não tenho de o fazer. Alguém me consegue explicar o que é que eu ganharia se todos os dias refilasse das coisas que encontro parecidas às minhas ou de alguns e-mails idiotas que recebo (felizmente não são muitos...), ou até mesmo de mensagens que me enviam sem um único "olá" e/ou "adeus"? Se calhar conseguia umas dezenas de comentários enraivecidos contra o mundo sem que os mesmos me/nos acrescentassem qualquer valor.
Nunca tive nada fácil - segundo a minha concepção de "fácil" - e tudo o que tenho conseguido - que não é quase nada - tem sido a pulso e com um esforço, às vezes sobre humano, o que mais uma vez não faz de mim uma super mulher, antes pelo contrário. Há dois anos e alguns meses decidi trocar o certo pelo incerto. Demiti-me de um emprego de longa data, aceitei o desafio de ir para Londres por um mês, fiquei por lá durante um ano e meio e regressei. Mais uma vez por opção. Mais uma vez troquei algo que era certo, por um nada que é incerto. E neste tempo frequentei cursos de desenvolvimento pessoal, li muito sobre o assunto, fiz formação inicial em coaching e estou, neste momento, a um passo de terminar a certificação. Aprendi imenso e cresci outro tanto, mas não adquiri super-poderes. Estou apenas no início de uma caminhada de vida. A Margarida refilona e reivindicativa não vai desaparecer. Pode ser atenuada, mas não vai desaparecer! Por isso se algum dia me virem, ou ouvirem, num desses momentos mais cinzentos, não se admirem - são como tempestades tropicais que desaparecem num ápice e o mais certo é nem me lembrar delas cinco minutos depois. Mas sabem, na próxima vez que estiver prestes a bater em alguém vou-me lembrar deste post  - e da conversa que mencionei no início do post - e talvez bata numa parede - que também não tem culpa nenhuma - em vez de descarregar o meu peso em cima do mundo.
Se leram tudo até aqui, o meu muito obrigada e o meu sincero pedido de desculpas por um post tão longo - e que vai contra os meus princípios de escrita na blogosfera... - e tão sobre coisa nenhuma. Prometo não fazer isto muitas vezes.

Pano p'ra Mangas
 

22 comentários:

  1. :) É engraçado porque todos sabemos que todos temos lados mais cinzentos, apesar de não o demonstrar em público, mas "abana-nos" o facto de as pessoas o virem mostrar. Eu gosto que o mostrem, ou pelo menos, que digam que o têm. E que os dias não sejam todos lindos, porque temos tendência a achar que sim (Afinal os outros não estão seeempre melhor que nós?).
    Anyway, gostei de ler o que li. Gostei dessa "assunção" (existe?) perante o mundo que conquistaste - e de cuja conquista te deves sentir muito orgulhosa, porque do que vejo do lado de cá, és uma rapariga corajosa e mereces tudo o que quiseres. Não é feio assumir. Feio é dizer que somos cor de rosa todos os dias. :)

    ResponderEliminar
  2. pessoalmente acho que o meu lado cor-de-rosa está tão acinzentado que passar em alguns blogs melhora a minha fé no ser humano e contagia-me com alegria e até vontade de descobrir em mim mais cor.
    Bem haja a quem faz e partilha!
    MES

    ResponderEliminar
  3. Gostei do teu post e do comentário da Milk Woman.
    Todos temos tendência a confundir os blogs com a vida de quem os escreve(eu incluída); mas os blogs não são A vida, apenas parte dela.
    Desejo-te tudo de bom nas tuas escolhas!

    ResponderEliminar
  4. Gostei deste post

    Força Margarida e claro que todas temos esses dias menos cor de rosa, afinal de contas somos humanas

    Beijocas e muita força x

    ResponderEliminar
  5. É claro que não somos todos 100% cor-de-rosa e quem achar que algumas bloggers o são é porque vive fora da realidade. Percebo perfeitamente a opção de optar por um lado mais optimista e positivo e além do mais, cada um expõe de si aquilo que bem entende!

    Uma sugestão, se me permites... não digas que o que alcançaste é pouco ou nada... porque se alcançaste pelo teu esforço e pulso firme, é porque vale alguma coisa, de certeza bem valiosa!

    ResponderEliminar
  6. Muito bem, Margarida! Quem nos lê anda à procura de inspiração. Não é por destilar coisas amargas e azedas que uma pessoa é mais tenaz, assertiva ou o que quer que seja! a crítica não tem que ser em negro ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Silvia não conhecia o seu blog e estou, literalmente, a devorá-lo.
      Adorei :-)
      Obrigada!

      Eliminar
  7. Olá minha querida amiga!
    Só o facto de assumires já é digno!
    Acho q todos sabemos q nunca ninguém tem uma vida totalmente cor de rosa e saber da existência de outros tons revela o lado humano, verdadeiro e consciente de cada um de nós. Por outro lado faz c q saibamos q quem está desse lado é real...ten sentimentos e tem uma vida com a qual nos podemos identificar e que nem sempre é cor de rosa.
    Beijinhos
    HNC

    ResponderEliminar
  8. Eu não acredito que todas as personagens dos milhentos de blogs que gosto de ler tenham vidas cor-de-rosa. Sei que quando escrevem o blog, falam de coisas que lhes dá prazer e que, por isso, talvez dê para "desanuviar"
    Se andasses sempre a mostrar-nos o teu lado cinzento, o blog não tinha a mesma piada, nem dava o mesmo prazer ler. Aliás, atraía todo um universo de leitores que não o atual. E acho que o universo atual de leitores é melhor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é verdade! eu tenho imensa sorte com os leitores e de uma coisa podes ter a certeza: em oito anos de blog, contam-se pelos dedos de uma mão os comentários que apaguei, sem serem os de spam... não que fossem "hate comments", mas eram daqueles que outros bloggers deixam em modo copy/paste em milhentos blogs quase em simultâneo

      Eliminar
    2. Concordo inteiramente com este comentário "Se andasses sempre a mostrar-nos o teu lado cinzento, o blog não tinha a mesma piada, nem dava o mesmo prazer ler. "

      Eliminar
  9. Gosto. Um dia, estavam os meus filhos a fazer os seus desenhos e percebi que tinham banido o preto. Conversando com eles percebi que tinha sido colocado de parte porque a "Bisa desde que veste preto não sorri tanto. Mãe, às vezes anda triste". Falei-lhes da importância de cada cor, o preto também servia para pintar as estradas, contornar desenhos....e por aí fora. A Bisa, é a minha avó Teresa, de que tanto falo. Insistia que devemos tentar sempre, de algum modo, reinventar a felicidade. Pois com as tuas palavras é caso para dizer que devemos pintalgar o cinzento, pois estará sempre presente na verdadeira Vida-a-vida, de todos nós. Como tal, gosto de ler blogues alegremente coloridos. Chega a minha dose de cinzento e o tempo e esforço que despendo para o tentar "recolorir". Contínua blogando ao teu estilo, faz-me sempre bem visitar-te.

    ResponderEliminar
  10. Voltei: Quando explicava aos meus filhos a importância do preto, tentei fazer-lhes ver que o preto permitia-lhes destacar outras cores e elementos dos desenhos.

    ResponderEliminar
  11. E mais nada Margarida!
    Haverá alguém por aqui que pense que tudo é cor-de-rosa???

    (mas realmente há algumas frases, quer em comentários quer emails que caem muito mal - em contrapartida a maioria são uma delicia :) e fazem-se amigos, se bem que muitas vezes virtuais)

    Um xi coração apertado para os momentos cinzentos e a admiração e parabéns para todo o seu trabalhoe os momentos cor de rosa!

    ResponderEliminar
  12. E mais nada Margarida!
    Haverá alguém por aqui que pense que tudo é cor-de-rosa???

    (mas realmente há algumas frases, quer em comentários quer emails que caem muito mal - em contrapartida a maioria são uma delicia :) e fazem-se amigos, se bem que muitas vezes virtuais)

    Um xi coração apertado para os momentos cinzentos e a admiração e parabéns para todo o seu trabalhoe os momentos cor de rosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meri, está aqui o comentário :-) e acho que a duplicar...

      Eliminar
  13. Desapareceu o meu comentário???

    ResponderEliminar
  14. Penso que já é a 2.ª ou 3.ª vez que leio em blogs sobre o "sentimento de culpa" por o blog ser tão "cor-de-rosa". Eu costumo dizer: se a vida já é tão cinzenta, porque é que não há-de haver partilhas cor-de-rosa? É uma cor tão gira e que nos faz esquecer um pouco o cinzento da vida! Se toda a gente partilhasse o lado bom da vida haveria muitos mais sorrisos por aí!
    E não há mal nenhum em ser refilona - também já vi que é característica comum às algarvias!!! Eu também sou e costumo descarregar na porta do carro!
    Admiro a franqueza e genuinidade do post, acredito que também não deve ser fácil a parte da exposição pessoal, eu pessoalmente não gosto de o fazer por me sentir desconfortável mas cada um deve fazer o que para si próprio lhe for mais confortável.
    beijinho

    ResponderEliminar
  15. Olá Margarida!
    Os dias não são, de facto, todos cor-de-rosa. Em geral a vida não é cor-de-rosa, excepto nos contos de fadas:) Mas eu acho que devemos, sempre que possível, ver o lado bom da vida (se a vida te dá limões faz limonada...). Não gosto de pensar muito nos "ses" da vida: se eu tivesse isto ou se tivesse feito aquilo, ... A vida é feita de opções e realidades e é preciso encarar as opções e viver com as consequências sem lamentações. A expressão "coitadinha de mim" não se adequa de todo a mim e detesto lidar com pessoas que têm esta atitude (pelo menos sistematicamente). Mas voltamos ao mesmo, todos temos dias menos cor-de-rosa. Mas mais vale encarar os dias com um sorriso.
    E (digo eu) os blogs são também o reflexo do nosso rosto (com maior ou menor exposição pessoal). E sorrisos geram sorrisos...
    Continua, por aí, a gerar sorrisos sem sentimentos de culpa.

    Agora sou eu que peço desculpa por me alongar tanto, eu que quase nunca faço comentários, mesmo nos blogs que acompanho diariamente...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Claro que todos nós temos dias cinzentos, mas eu adoro o cor-de-rosa. É tão bom vermos pessoas inspiradas e que nos conseguem passar essa inspiração. Continua que nós agradecemos.

    Ligia
    xx

    ResponderEliminar
  17. Olá,
    Venho aqui justamente para ver coisas bonitas, a maneira como encara as mudanças... se fosse para ler coisas más não vinha!
    Obrigada pela partilha!

    Um abraço,

    Raquel
    http://margaridaflordaminhavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Caríssima amiga, obrigada por partilhares o lado cinzento do teu rosa... não és a única e sabes bem disso! E acho que todos gostamos deste teu artigo, muito mais do que tu pensas, afinal nem na blogosfera existem super mulheres cheias de super poderes... e quem achar o contrário se calhar não está a viver a vida em pleno ;)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips