domingo, 18 de junho de 2017

A criatividade pratica-se!


Perguntam-me muitas vezes o em que que que me inspiro ou de onde me vem a criatividade para as composições publico maioritariamente no Instagram -( #themorningissue ),  e daí o post de hoje.

Confesso que quando comecei a ter mais cuidado com este tipo de imagem, me inspirava muito no trabalho da querida Sofia Ferreira da dupla maravilha BrancoPrata - ela sabe disto e eu não tenho qualquer vergonha em dizer. Nunca fiz igual, até porque não é a cópia que me motiva, mas observava com atenção a disposição dos objectos, a combinação de cores, a sobreposição de materiais e depois, com os recursos que tinha disponíveis - e que eram (e continuam a ser) totalmente diferentes dos dela, fazia experiências. Estou a escrever no passado, mas ainda hoje observo o trabalho dela com a maior admiração do mundo, pois a Sofia tem a capacidade de surpreender e inovar a cada trabalho que produz.


Com o tempo criei um estilo que considero meu. Não reclamo direitos de autor, pois a mesma ideia pode nascer em duas cabeças em partes do mundo mais ou menos distantes. Gosto de brincar com pequenos objectos, juntá-los por temas, cores, formas ... o importante é que haja um fio condutor e que, no final o conjunto seja harmonioso.

Como é que eu faço isto? Bem, eu tenho uma estante repleta de "des-utilidades" onde se pode encontrar milhentas pequenas coisas: fitas, linhas enroladas em molas de madeira vintage, carrinhos de linhas antigos, um frasco com washi tape, canetas, lápis, carimbos, corações, taças e tacinhas, ... Olho para a estante de alto a baixo e tento que o meu olhar se fixe num objecto - o primeiro que me saltar à vista será o mote para a escolha dos restantes. Parece difícil, mas não é. É uma questão de prática. A criatividade pratica-se! Depois, vou buscar um dos meus "estrados de madeira", coloco-o numa zona iluminada e começo a por e dispor os objectos que escolhi. Ao longo deste último processo vou tirando fotografias.

Tenho centenas de fotos com exercícios destes e que nunca foram publicadas, mas hoje resolvi partilhar o que fiz durante a tarde. O mote de hoje não foi um objecto mas três pequenos frutos que colhi da minha "fada" Oriana. A partir daí fui na meca dos amarelos e se não estivesse tanto calor, mais composições eu tinha feito. A certo ponto o ponto de partida já tinha saído de cenário, mas eu continuei ainda por mais uma ou duas dezenas de fotos.


Espero que gostem, que se inspirem e que pratiquem a vossa criatividade. Bom trabalho!


Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

2 comentários:

  1. Tens mesmo olho para composição, sabes onde meter cada peça e o seu todo dá um resultado tão bonito e clean. Seguia o teu #themorningissue e não havia um dia que não sorrisse. Tens mesmo jeito para a coisa!

    ~*Viver a Viajar*~

    ResponderEliminar
  2. Aaaaaaamei! Sou tua fã.
    Bjinho dalém mar.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips