Por recomendação da minha irmã, há algum tempo que sigo o blog da Vânia, aka Made by Choices. Tem sempre receitas maravilhosas e uma das minhas preferidas do inverno veio de lá - lembram-se do leite dourado? (é delicioso, especialmente nos dias frios). Ela lançou um livro recentemente e, apesar de eu ainda não o ter comprado, já o folheei, já o ofereci e há dias a "minha" Vânia - que já o tem! - recomendou-me que fizesse uma espécie de brigadeiros saudáveis chamados "bolinhas energéticas de cacau e spirulina".
Ontem fui na meca dos ingredientes e lá fiz as ditas bolinhas, até porque são perfeitas para satisfazer a minha "necessidade" de doce sem ter de ingerir açúcar propriamente dito. Para mim são ideais para comer depois do ginásio ou do ballet, ou até a meio da tarde com um café.
O livro diz que os ingredientes são suficientes para 15 bolas. Eu consegui fazer mais. Não, não dobrei as quantidades, apenas moldei bolinhas mais pequenas - se me apetecer como duas? Não! Como apenas uma.
A receita diz para usar spirulina ou matcha. Ora...eu não gosto de spirulina (alga que é alga sabe a alga, certo? e eu não aprecio aquele sabor que é demasiado intenso) e não havia matcha. Quase saí de mãos a abanar até que me deparei com esta mistura da Shine Mixes, de super-alimentos que tem na sua composição matcha, clorela e erva de trigo, entre outros e, como diz o ditado, "quem não tem cão, caça com gato!", certo? Pode não ter o mesmo efeito da spirulina, mas é verde - mal não fará, não acham?
Depois de feitas, guardei-as no frigorífico e só hoje, depois de vir da piscina as provei. São deliciosas. A próxima vez que as fizer vou experimentar a adicionar menos cacau cru e colocar um pouco mais de "pó verde"
A receita... ah, a receita, está no livro mas deixo-a aqui para vos abrir o apetite às restantes páginas.
Bolinhas saudáveis de cacau e spirulina
200g de tâmaras sen caroço
100g de amendoas com pele
2 colheres de sopa de cacau cru
1 colher de sopa de spirulina.
Colocar as amendoas de molho durante 6 horas. No final deste período, escorrer a água e lavar os frutos. Colocar na Bimby e programar 1min/vel 9 (ir subindo a velocidade progressivamente durante os primeiros segundos). Com a ajuda de uma espátula fazer descer a pasta que se colou às paredes do copo. Juntar os restantes ingredientes e programar 1min/vel 6. Retirar a massa do copo da Bimby e com as mãos formar bolas do tamanho desejado. Passar por cacau em pó ou spirulina. Guardar no frigorífico para que não fiquem muito moles.
São mesmo boas, não são? Eu costuma trazer para o escritório e vou comendo quando me apetece um doce ou quando sinto falta de energia. :) Nas minhas uso clorela e matcha, em vez de spirulina. <3
ResponderEliminarMana, são deliciosas. Obrigada!
Eliminar(No Continente não havia clorela nem matcha, mas havia este mix que também me pareceu bom - e vaio a revelar-se óptimo!)
Beijinhosssss
Hei-de experimentar!!😘 andrea
ResponderEliminarEu faço parecidas, apenas com cacau 100% e pasta de amendoim torrado que faço em casa, sem açúcar/sal. Sacia mesmo.
ResponderEliminar