domingo, 10 de novembro de 2013

Apple, ginger and lemon cake


(Scroll down for English)

Domingo é dia de fazer bolo cá em casa. Sempre foi... e talvez por isso me seja tão difícil ser fiel a qualquer dieta que faça, mas que se dane! como uma fatia sem culpa e não sou mais infeliz por isso :-)
Sendo a minha mãe agente da Bimby, tenho a sorte de ter a biblioteca completa à disposição para consulta, e embora os pratos do dia-a-dia sejam feitos de improviso, quando chega a hora de fazer doces gosto de ter tudo com peso e medida, e hoje fui em busca de uma receita de bolo para o lanche. Não foi preciso revirar a prateleira completa pois eu sabia que queria experimentar uma das receitas do livro da Susana. E assim foi. Saltou-me à vista a receita de bolo de courgette, gengibre e limão, mas... não tinha courgette. Substituí por maçã! Está com um ar delicioso, mas ainda é cedo para o cortar... vou esperar pela hora do chá - que será príncipe, apanhado lá fora no quintal.

Sundays are cake baking days as far as I can remember. It has always been like that and that may be the reason why it's so difficult for me to follow a strict diet, but who cares! I always eat a "guiltless" slice and I'm a happy person :-)
My mother is a Thermomix demonstrator so I have easy access to its wonderful cookery library, which we don't use a lot for our daily meals but when it comes to baking I like to have the right measures and weights. Today I knew exactly where to find the recipe I wanted, so I rushed to Susana's book and got the "courgette, ginger and lemon cake"(in portuguese, only) recipe. Suddenly I noticed I didn't have any courgette, so I replaced it for apple. It looks delicious but it's still early to cut it... I'll wait for tea time and I'll have it with some fresh lemon grass tea from my back yard.


Pano p'ra Mangas

12 comentários:

  1. Que aspecto delicioso! Gostei da conjugação de ingredientes, quer com maçã, quer com courgette. Já algum tempo que não vou ao "No soup for you". tenho que lá ir mais vezes. Bem já passou a hora do lanche, será que posso comer agora uma fatia?

    Ligia

    xx

    ResponderEliminar
  2. Gostei tanto de ver o Velocidade Colher a saltar para a tua cozinha! :)
    És cá das minhas, por aqui tb se faz um bolinho todas as semanas, sempre que possível, ao domingo. Perfuma a casa e alegra o espírito. lol
    E não já nada que me deixe um sorriso maior, do que quando da receita que partilho se improvisa ao sabor do que há e aparecem coisas assim boas. E apetitosas! :) Bj*

    ResponderEliminar
  3. O bolo tem um ar delicioso! Também gosto muito do livro da Susana e sobretudo do seu trabalho como fotógrafa. Tirou das fotografias mais giras que eu tenho com os meus filhos!
    Fiquei com curiosidade em saber se a maçã foi uma boa alternativa à courgete ...?

    ResponderEliminar
  4. @trapos a voar, o bolo com a maçã ficou delicioso e a fruta ficou muito bem distribuida na massa sem ter assantado no fundo :-)

    ResponderEliminar
  5. @trapos a voar, o bolo com a maçã ficou delicioso e a fruta ficou muito bem distribuida na massa sem ter assantado no fundo :-)

    ResponderEliminar
  6. Hummm... com um chazinho vai mesmo bem por estes dias mais frescotes!

    ResponderEliminar
  7. That looks truly delicious!
    Carly
    x

    ResponderEliminar
  8. Gosto tanto do trabalho da Susana, do styling das suas fotos de comida, do no soup e de todos estes anos que a acompanho e vejo crescer :)

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro essa esses sabores...

    ResponderEliminar
  10. Esse livro já esteve de visita cá por casa (mas apenas para ver a versão tradicional já que a Bimby, que peço tanto, nunca cá chegou!) e na altura esse bolo causou-me alguma admiração - a parte da courgete - mas neste exacto momento veio-me à cabeça: então se há bolo de cenoura, não pode haver bolo de courgete?! Dão os dois para sopa! Mas do livro fiquei-me pelas ervilhas com seitan e outra receita que agora não me lembro.
    PS: eu quero uma bimby!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verónica, então e com abóbora? Também deve ficar delicioso. Ah e com beterraba? Tenho de experimentar! 8este último deve ficar com uma cor gira...

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips