domingo, 17 de novembro de 2013

Sweet corn porridge


Nunca tinha comido papas de milho doces até hoje. Já ouço falar deste prato há muito tempo no entanto só esta tarde é que me apeteceu ir à procura de uma receita para experimentar. Encontrei uma bastante simples, mas não me dei por satisfeita por isso adicionei-lhe uns pozinhos de perlim-pim-pim, isto é, gengibre em pó e amêndoas. O resultado foi... delicioso! Usei a Bimby, que tornou o processo mais célere mas podem ser perfeitamente cozinhadas ao lume segundo o método tradicional.

Ingredientes:
500gr de leite
60gr de farinha de milho grossa
50gr de açúcar
meia colher de chá de gengibre em pó
50gr de amêndoa com pele
uma casca de limão

Colocar no copo da bimby o leite, a farinha de milho, o açúcar e a casca de limão. Programar 8min/90ºC/vel.2. No final do tempo retirar as cascas de limão, juntar o gengibre e as amêndoas e programar 15seg/vel 5. Distribuir por taças e polvilhar com canela. Servir quente ou frio.

I had never tasted sweet porridge until today. I had heard about it before however only this afternoon I decided to cook it. I found a very simple recipe to which I decided to add a bit of fairy dust, i.e. ginger powder and almonds. The result was...delicious! I cooked it using my thermomix, which made it faster, but for those who don't have it just go for the traditional method using a pan and a wooden spoon :-)

Ingredients:
500gr milk
60gr of corn flour (like the one you use to cook polenta)
50gr sugar
half a teaspoon of ginger powder
50gr almonds
lemon peel

Pour into the bowl the milk, the flour, the sugar and the lemon peel. Programme it for 8min/90ºC/speed 2. In the end remove the lemon peel and add the ginger and the almonds. Programme it for 15sec/speed 5. Pour into serving bowls and prinkle with cinnamon. Serve hot or cold.


Pano p'ra Mangas
  

8 comentários:

  1. Papas de milho doces creio que nunca comi... mas ao ler este post fiquei com umas saudades de comer papas de milho acompanhadas com leite quentinho, como comia em casa dos meus pais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Papas de milho acompanhadas de leite?
      Ora aí está algo que nunca tinha ouvido falar...

      Eliminar
    2. É verdade... nas casas rurais ali para as terras dos meus pais (Aljezur), papas de milho com leite era um jantar bastante usual, já que dava sustança e aquecia o corpo. Comia-se num prato fundo, onde punha o leite e depois punhas colheradas de papas lá no meio. Há anos que não como...

      Eliminar
  2. Adorei a receita e vou experimentar e mais... obrigada pelas informações bimby porque assim é realmente mais fácil :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Margarida

    Com uma mãe de Odemira foram muitas as papas doces de milho com mel que eu comi quando era miúdo.
    As tuas têm um aspeto delicioso. Vou experimentar um dia destes mas sem Bimby. A dificuldade é encontrar aqui em Lisboa a farinha que costumo comprar em Olhão:(
    Estive com a mana este fim de semana em mais um encontro de riscos. Aparece um destes dias...;)
    Bjs
    Paulo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo,
      Se quiseres envio-te um pacotinho de milho com sotaque algarvio :-)
      A mana contou-me. Sim, tenho de planear uma ida a Lisboa...tenho saudades dessa cidade.
      Bjs
      M

      Eliminar
  4. Gostava muito de experimentar para me sair da ideia o horror que tenho a papas de milho (das salgadas)! Quando chegava a casa e lhes sentia o cheiro até me dava vontade de chorar só de pensar na tortura que era uma refeição com este prato!!! (nessa altura não havia: deixa lá que te faço um miminho!) E a minha mãe tentou muitas variantes: com conquilhas, com mel... e nunca resultou! Pode ser que fique a gostar da versão doce!!!

    ResponderEliminar
  5. A minha mãe fazia tanto! É um dos meus sabores de infância.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips