quinta-feira, 3 de julho de 2014

Publicidade aqui não... ou talvez sim (mas só um bocadinho...)!


Tenho andado com o bichinho de escrever este post (e hoje já foi tratado aqui) , mesmo sob ameaça de dar um tiro no meu pé, ainda assim vou fazê-lo e não passa de hoje. 
Nos último ano tenho vindo a observar um fenómeno de marketing que até há bem pouco tempo não se via: grandes e pequenas marcas a usarem como canal de publicidade os blogs. A que se deverá este fenómeno? Terá a ver com um maior envolvimento das marcas com os seus potenciais clientes? Será uma forma de contenção de custos? Serão os blogs o novo canal forte de publicidade? Não sei... gostava de ouvir a vossa opinião.
No entanto não há bela sem senão, com tanta publicidade acho que se perde um pouco a alma do blog - e confesso que senti isso quando quase de seguida escrevi uns quantos posts sobre a Instax e sobre a Coats - não é que os posts tivessem sido "encomendados", mas por ser uma novidade para mim, não deixei de achar esquisito. 
Antigamente - e olhem que eu já ando cá há muito tempo... - observava-se uma troca de presentes entre bloggers, que depois eram alvo de agradecimentos públicos. Até aí tudo bem. O que observo agora é quase uma guerra, especialmente entre as pequenas marcas e que muitas vezes nascem em blogs (tenho observado isso em especial nas roupas de criança, que não sendo o meu mundo, é um mundo de que gosto muito) as quais enviam presentes em catadupa a bloggers com milhares de seguidores, que (acho eu) se vêem na obrigação de escrever sobre isso, ou de, pelo menos colocar um link. Perde-se um bocado a liberdade de expressão: "ah, hoje apetecia-me falar sobre o tempo, mas recebi uns sapatos novos e vou ter de falar sobre isso".
Claro que é giro receber uns presentes, pois também é um reconhecimento do nosso trabalho, mas uns atrás dos outros? Ainda há dias me perguntavam o que é que eu tinha feito para ter ido a Barcelona ou para receber os presentes da Coats. A minha resposta é sempre a mesma: não sei! (até porque não tenho um número de visitas que seja significativo). 
Confesso que durante muito tempo sonhei que um dia poderia tirar do Pano p'ra Mangas uma parte do meu rendimento mensal. Hoje já não penso assim, no entanto continuo a acreditar que será o meio que me levará a algum lugar rentável :-)

Imagem daqui.

Pano p'ra Mangas
 

8 comentários:

  1. Tricky subject. :) Concordo contigo no facto de que a quantidade de "ofertas" aos bloggers é tal que se perde a autenticidade quando se escreve. Tenho uma opinião muito complicada sobre este assunto: se há dias em que acho que a publicidade num blog, desde que devidamente enquadrada no espirito do mesmo e de quem o escreve não faz mal nenhum, há dias em que acho que os blogues no geral parecem aqueles catálogos que nos metem na caixa do correio com as promoções do supermercado.
    Ainda hoje continuo a querer tirar algum rendimento do meu blog e tenho a perfeita noção que sem publicidade não vou lá, mas como também não tenho visualizações que se vejam, não me massacro por causa disso. Além disso, a publicidade a mais desvirtua o blog (não estou a falar no teu caso, porque foram duas oportunidades que surgiram muito perto uma da outra e que têm tudo a ver contigo). É ver posts e posts sobre bronzeadores - agora estamos na época deles - e bloggers que se carregam toda aquela tralha para a praia precisam de um mega cesto para meter tudo. Já para não falar nas guerrinhas todas que aparecem: "o meu é melhor que o teu", "se ela vai eu não vou" e coisas assim.
    Continuo a achar que para além de conta, peso e medida, devemos falar daquilo que realmente nos toca e nos diz alguma coisa - eu por exemplo, quando falo de alguma marca ou produto, faço-o porque acho que a minha opinião vai contar para quem me lê. Nunca recebi nada em troca de coisas que tenha escrito, se bem que recebo muitos pedidos para escrever sobre as mais variadas coisas. Se queres ver um blog que mantém uma linha editorial muito coesa e que enquadra lindamente os posts publicitários (neste caso pagos), vai ao Stylista da Maria Guedes. Quanto a blogs que de coeso não têm nada, acho que não é preciso dar-te, porque há para aí aos pontapés. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda há dias me pediram para escrever sobre um livro, ao que respondi que não o poderia fazer pois não conhecia o livro...
      E normalmente as marcas que menciono é porque gosto delas - aliás, tenho quase a certeza que nem se apercebem que falo delas aqui...
      Nos casos mais recentes, a Coats e a Instax eu não fingi que não se passou nada. Não tenho qualquer retorno financeiro, nem eles me obrigaram a escrever sobre as marcas...

      Eliminar
  2. Olá,

    Gostei muito do post e é bastante pertinente. Apesar dos blogs, no que diz respeito à interacção entre marcas e consumidores terem uma "rentabilidade" residual, porque a percentagem de pessoas que lêem e escrevem em blogs é pequena (comparativamente com o facebook ou outras redes sociais) o facto é que criam um elo mais emocional e duradouro entre as pessoas que por aqui andam. Há mais e maior confiança. E as marcas apostam nesse lado mais emocional que é aqui estabelecido para promoverem os seus produtos.
    É um marketing se quisermos mais humano, porque não é directo, mas que consegue chegar - quando bem feito - a muita gente e de uma forma mais duradoura exactamente porque não é apreendido como publicidade e, acredito que muitas vezes, sem a intenção directa de o ser.
    Mas como em tudo na vida, acho que não há mal nenhum ao mundo, desde que quem o use esteja ciente disso e o faça de forma aberta!

    Tudo de bom,
    Olga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela opinião, Olga.
      Este é realmente um assunto um pouco controverso, mas como em tudo na vida, desde que tenha enquadramento, peso e medida não fica nada mai.
      Aqui, no PpM, seria descabido fazer um post por exemplo de telemóveis, pneus ou qualquer coisa do género eheheh

      Eliminar
  3. Concordo contigo. Alguns blogues que gostava de seguir, de há uns tempos para cá não passam de meras agências publicitárias. Por vezes fico na dúvida se são as marcas que tentas os bloggers se são os bloggers que correm atrás...
    Obviamente que só acompanhamos se quisermos e um blog é de quem o faz, mas faz-me confusão a viragem que alguns fazem para receberem presentes e para os publicitarem.
    Tomara eu receber um presente desse tipo de vez em quando (dream on...), mas acho que o bom senso e a publicidade com conta, peso e medida é a melhor receita.
    Deixei de seguir alguns blogs precisamente porque perderam aquela faceta (que me parecia) genuína e que me fazia voltar diária ou semanalmente...
    Já este continua a ser visita assídua ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mesmo acontece comigo, Ana. Há blogs que, de cada vez que os abro já penso: o que é que estará hoje no menu!
      Na minha opinião, um blog que faz muito bem a gestão desta "coisa" é o da Holly Becker :-)

      Eliminar
  4. Concordo plenamente, partilho da mesma opinião...E consigo rever-me em tudo o que disseste.

    Beijinhos
    Lovemagentablog

    ResponderEliminar
  5. Pois, pois... podíamos falar horas sobre o assunto, mas nao temos tempo ;D
    Penso que toda a gente é livre de fazer a propaganda que quiser e que lhes paguem para tal, o que não percebo é porque é que não tornam isso explícito, aquele estilo "deixa cá falar daquilo que adorei e esquecer-me de dizer que só adorei porque me pagaram para o dizer" é que me deixa com urticária, depois quando finalmente se sabe que afinal todos aqueles posts "fofinhos" eram apenas publicidade encaputada... não cai bem ;)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips