domingo, 23 de abril de 2017

Review do livro Ser Blogger


Desde que comecei a falar no livro Ser Blogger, apenas há uns dias, têm-me chegado algumas perguntas pertinentes e que passo a enumerar:


"Se já és blogger há tanto tempo porque compraste um livro aparentemente básico?" - ao que eu respondo: Básico para quem? Bem, há passos descritos no livro que já passei há algum tempo, contudo eu sou daquelas pessoas que acha que há sempre algo a aprender e a blogosfera tem evoluido tanto... e sim, há assuntos abordados no Ser Blogger com os quais eu não estou familiarizada e quero estar. Doze anos de blog são muitos anos e a verdade é que criamos vícios sem que demos por isso e que podem minar e destruir o que foi construído - não acho que seja o meu caso, mas está a saber-me bem fazer um refresh de alguns assuntos e perceber outras abordagens. Além disso, e se já ando aqui há tanto tempo e "não ganho nada com o blog", talvez esteja na hora de take it to another level e de começar a ter o retorno de tanto investimento. Não parece justo? Não, não vou perder a voz nem a liberdade de escrever com as emoções - esta é uma decisão há muito tomada.

"Mas tens essas informações todas na internet, para que queres um livro?" - por um lado eu sou da velha guarda, daquela geração que passava horas na biblioteca a fazer pesquisas para trabalhos - uma verdadeira bookworm portanto gosto de livros; por outro lado não há nenhum link encontrado no Google e lido no iPad que supere o prazer de um livro: a textura, o cheiro, o sublinhar e anotar nas margens com um lápis, ...

At last but not the least:

"Achas que vale a pena?" - a verdade é que efectuei a compra completamente às cegas e sem grandes referências (apenas conhecia a Carolina Afonso, uma das autoras, da SHARE), mas sim! vale a pena. (quem não quiser fazer uma compra cega pode ler parte do primeiro capítulo aqui )

E agora vamos ao que interessa: o livro!

Em primeiro lugar tem o melhor cartão de visita, que é como quem diz, o prefácio que poderia ter, ou não tivesse ele sido escrito pela minha querida Sofia (aka às nove no meu blogue) por quem nutro um enorme carinho a admiração e quem leio há tantos anos que já lhes perdi a conta. E depois...


... está organizado de uma forma muito simples e tem uma dinâmica muito interessante, pois ao longo das páginas vão surgindo perguntas para o leitor responder, as quais o ajudarão no processo criativo do seu blog, bem como a definir algumas estratégias e caminhos a percorrer. Quem me dera ter tido algumas destas cábulas há 12 anos...

Os capítulos sucedem-se de modo a que quem esteja a ler, possa ir criando o seu blog de uma forma ordenada e com objectivos bem definidos, mantendo o foco naquilo que deseja alcançar. É óbvio que nem todos os blogs são criados com o intuito de tornar milionários os seus autores, mas e se isso se proporcionar? Why not? Da mesma forma que há 15 anos mal se conhecia a blogosfera, dentro de outros 15 se calhar já nem existe, por isso quem quiser e souber tirar partido deste meio, que o faça (de uma forma honesta, já agora!) - pode e deve ser encarado como um qualquer outro emprego. Na página 171 está escrito o seguinte: "Para começar a ganhar dinheiro com um blog, não é imprescindivel ter muito tráfego, mas ter visitantes de qualidade, ou seja, pessoas interessadas no que o seu blog está a oferecer. Afinal, para que serve ter milhares de visitas diárias, se nenhuma dessas pessoas tem interesse no que o seu blog está a dizer?" - nem imaginam o bem que esta frase me fez ao ego 😀, afinal ainda estou a tempo.

Ao longo das páginas fala-se sobre a escolha do nome para o blog, a definição de um público alvo, o assunto a ser tratado, a frequência dos posts, a interacção com os leitores (muito, muito importante!), a utilização das redes sociais como verdadeiras aliadas do blog e do blogger, quais as redes a utilizar (não é por termos conta em todas e mais alguma que isso nos traz benefícios), o tom da escrita, ...

Estou, neste momento a terminar o capítulo 4 e mal posso esperar pelo 5: Rentabilizar o Blog e 6: Analisar o Blog, pois são aqueles dois assuntos em que não estou à vontade nem estou satisfeita no que diz respeito ao PpM. Não quero ser escrava dos números nem me tornar obcecada com o número de visitas, visualizações, entre outros.


Apraz-me, também, a forma como o texto está escrito, de uma forma simples, directa, clara, sem vocabulário rebuscado e recorre com frequência a testemunhos de bloggers bem conhecidos entre todos nós - mais que não seja por já termos ouvido falar neles aqui ou ali. Curiosamente, nenhuma das autoras é blogger - quer dizer...não eram, pois um dos pontos fortes deste livro é a sua extensão online através do blog Influenciadores 

Parabéns Carolina e Sandra e obrigada por partilharem a vossa visão sobre este mundo que é a blogosfera e como estar lá.



Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

4 comentários:

  1. Ando pr'áqui a pensar se compro ou não é acho que me deste o empurrão final... cá para mim, ainda volto ao blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha Ana, eu acho um desperdício teres deixado o blog. És mesmo daquelas pessoas de quem tenho saudades de ler. Por isso... volta, que estás perdoada!
      Eheheh
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu cá já comprei esse livro e posso dizer que está a ser bastante interessante e útil, pois também tenho um blog e nunca é demais procurar estar atualizada, tudo de bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mónica, obrigada pelo comentário.
      Eu já o terminei e até já comecei a colocar em prática algumas das coisas que aprendi com ele.
      Um beijinho.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips