domingo, 30 de abril de 2017

Azul ou Rosa: o que escolherias?


Não se trata de discutir se azul é para menino e rosa para menina.
Não se trata de decidir de que cor me visto hoje ou amanhã. 
Não se trata de argumentar qual das cores é mais bonita.
Infelizmente! Que todos os nossos males fossem estes... 

Nos últimos dias temos sido invadidos pela funesta notícia de um jogo que dá pelo nome de Baleia Azul e que nada tem de querido, como qualquer baleia de peluche vendida numa loja de brinquedos, nem dócil como um personagem da Disney. A Baleia Azul está a fazer vítimas - vítimas mortais! Adolescentes que sedentos de aceitação pelos seus pares, fragilizados pela baixa auto-estima ou querendo desafiar os que os rodeiam, enveredam por um caminho que pode não ter volta - aliás, não tem volta, pois mesmo que o "jogo" não seja levado ao limite, duvido que não deixe marcas profundas nos "jogadores". 

Mais do que saber que etapas têm de ser ultrapassadas e que "desafios" têm de ser conquistados, importa alertar os jovens - que como sabemos não são "só os filhos dos outros" - para os perigos desta baleia que não precisa de mar para espalhar o medo e o terror. 

Se às autoridades compete identificar e punir quem está por trás desta moda, cabe-nos a nós, sociedade, enfraquecer estes senhores de marés negras, porque uma baleia destas facilmente se transforma num polvo de mil tentáculos... Para que isto aconteça convém conhecer os meandros deste jogo suicida, como é que acontece, como chega às vítimas e quem são elas. Juntos somos mais fortes! Deixo-vos aqui um conjunto de links fruto da pesquisa que fiz sobre o assunto. Caso tenham outros de interesse geral, deixem-nos nos comentários e assim que possível edito o post e acrescento à lista.


Apesar de tudo, o mundo não está cego e um pouco por toda a parte surgem alertas, os pais conversam com os filhos, pede-se a colaboração de influenciadores... tudo na esperança que a baleia morra antes de fazer mais vítimas - pois ao contrário do Pinóquio que foi resgatado da barriga de uma, depois de ter sido engolido, aqui é a pópria vítima que se deixa engolir.

De todas as iníciativas de luta, a que gosto mais é a da baleia rosa, e esta sim, leva-me ao imaginário da Disney ou faz-me entrar no Hamleys para a comprar. A baleia rosa é o jogo do bem, onde a cada prova - num semelhante total de 50 - os jogadores são desafiados a superar-se a eles próprios, a aumentar a auto-estima, a crescer como seres humanos.

Créditos da imagem: Baleia Rosa

Embora a escolha seja tua, faz-te um favor: elege o rosa!

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips