segunda-feira, 17 de abril de 2017

Favourite places: Madalena

Créditos da imagem: Vânia Vargues

Quem mora em cidades pequenas, como eu, a abertura ou descoberta de espaços novos pode surtir três reacções:
a) mais do mesmo... e acreditem que mais do mesmo é o que não falta por aqui; 
b) o sitio até é giro, mas... quando começamos a olhar para a coisa como um todo, não bate a bota com a perdigota;
c) wow! até parece que estou em Lisboa - digo Lisboa, como podia dizer Porto, Barcelona ou Londres, mas Lisboa está mais perto, por isso vou tomá-la como referência.


E foi este último que me assolou quando há dias passei pelo Madalena. Já os seguia no Instagram e no Facebook, mas ao vivo é muito melhor. 

O Madalena fica no largo que lhe dá o nome, mesmo no centro de Faro e é daqueles lugares que sempre fez parte da minha vida, primeiro porque a minha avó materna morava ali perto e segundo porque aquele era o ponto de encontro de noitadas...na época em que eu tinha pedalada para noitadas!

E porque é que lá fui? Simplesmente porque sim. Porque já tinha curiosidade. Porque estava numa situação em que não me podia afastar muito daquela zona. E porque me cheirou a scones acabados de fazer - que afinal não eram scones, mas granola caseira saída do forno: um luxo!!!

Entrámos, Sentámo-nos e trouxeram-nos o menu. Apesar de não ser extenso é difícil escolher, pois só de ler a descrição as papilas gustativas entram em acção.

Pedi uma torrada, mas com muito pouca manteiga e, qual não foi a minha surpresa quando me foi dito que ali as torradas não tinham manteiga. Ainda pensei: "têm ghee...", mas não. As torradas no Madalena têm duas variantes: a) com manteiga de amendoim ou b) com abacate, mel e nozes ou quinoa. Dito isto, o efeito WOW ainda se tornou mais evidente.

Editado: afinal as torradas não são só as que mencionei acima, mas sim - e paço a citar a mensagem que recebi: "Todos os dias, mudamos a torrada (temos por exemplo, além da manteiga de amendoim e abacate mel e nozes, temos também queijo fresco mel e nozes, ou queijo camembert/brie e compota/uvas. , temos também por vezes queijo philadelphia e salmão fumado.
As torradas vão variando, por acaso no dia em que cá veio essas eram as duas opções do dia"
Que delícia! Não só as torradas, mas também os sumos e, acima de tudo a simpatia e disponibilidade de quem está atrás do balcão. Se vou voltar? É óbvio que sim, até porque quero experimentar uma das várias taças de frutas que têm disponíveis.

A decoração é simples, urbana, quase a roçar o industrial com o chão e o balcão de cimento e uma "ausência de cor" que lhe dá um colorido especial, aguçado pela luz natural que invade o espaço. Resumidamente: há a luz, a madeira, o cimento, o verde das plantas e o vermelho de uma poltrona que convida ao descanso e à leitura.

Créditos da imagem: Vânia Vargues


Este é mais um dos lugares que entra directamente para os meus favoritos.
Faro está, sem sombra de dúvida, a tornar-se uma cidade interessante!


Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

1 comentário:

  1. Já sei onde ir quando passar por Faro =) há uns espaços bem bons em Faro mas realmente são poucos para uma capital de distrito.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips