quinta-feira, 27 de abril de 2017

Workshop de folares na Casa Modesta


Os doces da Páscoa são a minha desgraça, especialmente as amêndoas caseiras e o folar. E por folar, entenda-se o folar que é feito aqui na minha zona: ou enrolado ou de folhas. Este último ultrapassa a fronteira do aceitável no que diz respeito a açúcar e gordura, sendo por isso uma verdadeira bomba calórica, mas... é tão, tão, tão bom!  Além disso temos aquela desculpa esfarrapada do "ah, só se come uma vez por ano!" E como só se come uma vez por ano, também só se faz uma vez por ano. Perfeito!!! 

Aqui em casa faz-se folar enrolado, tal como as minhas avós faziam e nunca tínhamos feito folar de folha. O facto de a Casa Modesta ter organizado um workshop foi assim como "matar dois coelhos de uma cajadada só": ir visitar a tão almejada casa e aprender a fazer os ditos folares.

Mas o que é afinal o folar de folha além de uma bomba? É um bolo típico de Olhão que é feito na Páscoa e é "construído" por camadas: gordura, açúcar e canela e folhas de massa que vão sendo colocadas num tacho em camadas alternadas. Uma atutêntica obra de arquitectura, pois quer-se bonito, aliada à engenharia, pois a montagem, apesar de feita a "olhómetro" requer uma boa dose de bom senso.

Parece simples, não parece? E é! Mas até ficarem prontos...dão muito trabalho! A temperatura dos ingredientes tem de estar no ponto, o amassar à mão - é o exercício perfeito para quando se está arreliado e apetece bater em alguma coisa! - é demorado e cansativo - além de pegajoso! - e a espera é longa. Depois de muitas horas a levedar a massa está pronta a ser esticada e os folares montados. Dito isto percebe-se porque só se faz uma vez por ano!

Quando cheguei já estava tudo preparado. Apesar de a massa usada já estar à nossa espera, pois tinha sido feita de madrugada, foi-nos ensinado e dado a experimentar o processo inicial de misturar os ingredientes e amassar durante um bocado.


Não levou muito até que dessemos início à montagem dos folares. No final, e antes de serem cozidos, cada um teve de levar uma marca para que soubessemos qual era de quem. No meu coloquei um coração - oh que surpresa!😆


O forno a lenha também já estava morno. Foi "só" necessário aquecê-lo mais um pouco para que no final os folares fossem lá para dentro cozer durante aproximadamente uma hora.


Enquanto esperávamos houve tempo para chá frio feito com ervas da horta, estrelas de figo e figos cheios, pão com chouriço e até...aguardente de figo! Parecia que estava em casa...


Já o sol tinha começado a baixar quando demos por terminada esta tarde tão agradável. No ar ficou a ideia de um outro workshop que não vou querer perder: folhados de Olhão - outro doce levezinho e pouco doce, tal como os folares.

Obrigada à equipa da Casa Modesta por toda a paciência, trabalho e carinho que tiveram ao preparar este workshop.

A Casa Modesta tem sempre actividades interessantes e para participarem basta que estejam atentos à página no facebook onde os eventos são divulgados. Quem sabe um dia destes não encontro um de vós por lá?




Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

4 comentários:

  1. As fotos estão fabulosas.
    Fiquei a babar......

    ResponderEliminar
  2. Até já fiquei com fome só de olhar para estas imagens!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Deliciosos bolinhos, fiquei com fome.
    Esse folar de Olhão é uma delícia mesmo, costumo comprar.
    As fotos estão fantásticas, obrigada pela divulgação da Casa Modesta.
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Que experiência maravilhosa! Ando tão apaixonada por Portugal. Espero poder voltar muito em breve e conhecer tantos lugares sugeridos pelas "instamigas" portuguesas.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips