quinta-feira, 4 de julho de 2013

Self esteem

Esta semana tenho andado muito indisciplinada, tanto que nem preparei o Meet the Blogger de hoje, e não é que me faltem entrevistas para publicar, mas outros assuntos acabaram por tomar mais o meu tempo e atenção. Para a semana prometo que tal não acontecerá. Estou perdoada?



Hoje queria falar sobre outra coisa... A auto-estima do artesão - quer seja o artesão que faz do artesanato a sua vida, quer do artesão que o faz como hobby, quer faça renda ou malha à moda antiga ou use técnicas mais avançadas independentemente das que sejam.
Há pessoas que nascem, realmente com "mãos de fada" e "alma de génio" e em tudo o que tocam transformam em ouro. Há também quem com esforço, aprendizagem e muito trabalho também lá consiga chegar. E há também muitos outros, que com mais ou menos habilidade, maior ou menor perfeição produzem artigos feitos à mão que são ao gosto de alguns sem ser ao gosto de todos - até porque agradar a gregos e troianos é impossível. 
Muitas vezes não é a genialidade de uns e a pouca habilidade de outros que os torna mais ou menos bem sucedidos. Muito tem a ver a com a sua auto-estima e a maneira como se projectam ao público.
Quantas vezes não nos perguntamos "como é que é possível aquela pessoa ser tão bem sucedida com o que faz?" ou "porque é que ninguém conhece esta pessoa, se é genial?". O modo como se afirmam tem tudo a ver. A frase "ah, faço umas coisinhas!" revela falta de convicção, deixa-me com os nervos em franja e perco logo a vontade de ver "as coisinhas" - e até podem ser geniais! Agora se alguém me pede para ver algo muito específico, a minha curiosidade aguçada não hesita em ir espreitar - posso ou não gostar, mas isso é outra história.

A próxima vez que submeterem algum trabalho para um blog, revista ou simplesmente aos vossos amigos, façam-no com convicção, caso contrário não passarão da "pessoa que é jeitosinha e faz umas coisinhas para se entreter". O mundo agradece!

12 comentários:

  1. Margarida, tens tanta razão!
    Obrigada pela chamada de atenção :)

    ResponderEliminar
  2. Concordo completamente..... Eu sou das que faz umas coisinhas.... Já fiz uns organizadores e umas agendas (que continuo a fazer!!) mas sabes que por vezes não é assim tão simples.
    Eu explico: faz-se promove-se, tem-se sucesso e não me posso queixar considerando o tempo que posso dedicar à minha "causa". Mas desmoraliza ver que há quem faça, mal alinhavado, mal feito e com um sucesso tremendo... Aqui os lobbies também entram...Os compadrios... Já não vou pelas cópias que isso para mim é um assunto muito subjectivo. Mas que desmoraliza...Oh sim!

    ResponderEliminar
  3. rock on margarida! :) é isso mesmo!

    ResponderEliminar
  4. Concordo.
    Fizeste-me pensar.
    Tenho alturas que acho que faço umas coisinhas, tenho outras que sei que faço peças bonitas e perfeitas e que na maioria das vezes os outros gostam (muito).
    Mas tb é verdade que vejo alguns sucessos de outros e penso "como é possível" alguém vender tamanha imperfeição?!...

    ResponderEliminar
  5. Margarida, obrigada! às vezes precisamos de abanões destes!

    Beijinho!

    Catarina

    ResponderEliminar
  6. Concordo plenamente, eu tenho uma loja e desde que adoptei essa atitude que as coisas melhoraram, costumo dizer: A minha loja é a mais bonita e com os artigos mais bonitos das redondezas. Venha quem vier é esta a convicção que tenho e quando o digo a quem não conhece nasce logo a curiosidade de conhecer a "tal loja mais bonita das redondezas".

    ResponderEliminar
  7. Concordo sobretudo com a Milk Woman! Eu faço umas coisinhas, de facto para me entreter. Mas eu tenho geito e gosto de fazer bem feito. E o meu objectivo não é vender imenso até porque não tenho muito tempo para produzir. Mas de facto às vezes vejo artigos muito imperfeitos terem uma popularidade fora do normal. É a tal auto convicção, marketing, sorte...mas pode ser desmoralizante par quem é mais modesto. Vou seguir o teu conselho, obrigada pelo abanão! Bjo

    ResponderEliminar
  8. Eu cá por mim quero conhecer a loja da Elisa! ;)

    ResponderEliminar
  9. concordo mas nem sempre é fácil manter a autoestima em cima ....
    e como disse a Ana(Milky :))ás vezes desmoralizamos ao ver que há quem faça ás três pancadas e venda que nem ginjas.....
    depois as pessoas tb passam os olhos elas coisas, gostam muito mas.....
    outra coisa que a mim me irrita é os gostos..? e podes ver por ex o post sobre a rosa e chocolate aqui no teu blog, tem 62 pessoas que gostaram mas depois só 4 pessoas comentaram (e um dos quais é meu, não conta......)
    ás vezes não dá vontade de trabalhar para isto.....
    Mas não deixas de ter razão, o habito faz o monge :)))

    ResponderEliminar
  10. subscrevo plenamente! Temos de valorizar o que fazemos, cada vez mais:)
    Eu faço umas galinhas e uns peixinhos e nisto considero que os meus são sempre mais bonitos, pelo menos, de certo que são feitos com mais amor e entusiasmo!

    Vejo muita coisa e partilho, em parte, da opinião da Milk Woman às vezes é difícil mas qd entrego as peças vejo a cara de felicidade da outra parte e, isso, é revitalizante!

    beijinho*

    http://lu-tec.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Não posso estar mais de acordo. Muitas vezes os próprios potenciais clientes/compradores fazem com que sintamos o nosso trabalho como "coisinhas" já que acham caro e pedem para baixar o preço. Eu até acho que faço barato demais e sinceramente prefiro não vender do que rebaixar o valor do meu trabalho! É que faço umas coisas bem giras!!! E perfeitinhas, segundo dizem! ;-)

    ResponderEliminar
  12. E eu ainda conheço uma senhora que foi viver para África e, não sabendo coser um botão, vende montanhas de cosas a um preço sem concorrência cá pois paga 25 dolars por mês ar artesão que lhe faz tudo, desde vestidos de bebés a bolsinhas. E além disso, o lucro é imenso pois os tecidos lá são ao preço da chuva.
    Como competir com isto? :(

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips